Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo e pronto.
A evolução do mundo da estética trouxe tratamentos inovadores que promovem a beleza e a autoestima sem necessidade de cirurgias invasivas. Entre esses avanços, os preenchimentos estéticos se destacam.
Eles servem para restaurar o volume facial, suavizar rugas e linhas de expressão, e aprimorar contornos específicos, como os lábios. Frequentemente associados ao ácido hialurônico, esses preenchimentos oferecem resultados imediatos com um mínimo desconforto e tempo de recuperação.
A grande questão é que existem diversas técnicas disponíveis e diferentes substâncias que podem ser usadas. Entender o que são preenchimentos estéticos é fundamental antes de optar por esse procedimento.
Pensando nisso, a seguir apresentamos melhor quais os tipos de preenchimentos estéticos. Confira!
Os benefícios dos preenchimentos estéticos são variados. Primeiramente, eles são minimamente invasivos, o que significa menos riscos quando comparados a cirurgias. São ideais para quem deseja resultados rápidos, como o preenchimento labial ou nasolabial. Além disso, os resultados são temporários e reversíveis, o que pode ser considerado uma vantagem para quem tem receio de mudanças permanentes.
É realizada uma assepsia da pele. Após isso é aplicada uma anestesia local nas regiões onde serão realizados os preenchimentos estéticos. Iniciam-se então os preenchimentos com micro agulhas bem finas. Depois da aplicação, que dura cerca de 15 minutos, o paciente está liberado para voltar às suas atividades normais.
A Clínica Luciana Pepino busca acompanhar sempre as novas tendências com o aparecimento de novos produtos para oferecer ao nosso paciente o que há de melhor. Assim como nossos profissionais são altamente qualificados visando oferecer um tratamento totalmente satisfatório.
Venha nos visitar. Iremos auxiliá-lo a escolher o melhor serviço baseado nas suas necessidades.
Os diferentes tipos de preenchimentos estéticos podem atender demandas diversas das pacientes, desde uma insatisfação com rugas e flacidez facial até um desejo de um contorno facial mais harmônico e jovial ou aumento labial.
Uma das técnicas mais conhecidas e clássicas é o preenchimento facial com ácido hialurônico, no qual o cirurgião plástico pode atender demandas específicas da paciente, como uma insatisfação com o volume dos lábios (preenchimento labial) ou com sulcos faciais, como o nasogeniano (bigode chinês).
O MD Codes é outro tipo de preenchimento facial que utiliza o ácido hialurônico. Ela consiste em uma versão mais moderna da técnica, pois inclui um mapeamento da face para identificar os pontos de envelhecimento que demandam maior sustentação.
Com a aplicação da substância nos pontos avaliados, a paciente obtém uma face mais jovial, harmônica e natural. Os resultados do tratamento permanecem entre 12 e 18 meses.
Esse tipo de preenchimento estético é realizado com ácido polilático. No Sculptra®, essa substância é usada para estimular a ação dos fibroblastos que intensificam a produção de colágeno.
O preenchimento, na verdade, se faz lentamente pelo próprio colágeno da paciente, ao longo das sessões de aplicação. E o resultado vai depender desta produção individual de cada um.
As principais indicações do Sculptra são para amenizar a flacidez cutânea e melhorar o contorno facial.
O tratamento mantém os resultados por, aproximadamente, 2 anos, sendo que depois é necessário realizar um novo procedimento para manter os efeitos.
Uma das opções para preenchimento facial é o Radiesse®, tratamento baseado na aplicação de um gel com microesferas de hidroxiapatita de cálcio.
Os principais resultados alcançados com a técnica incluem a melhora do volume facial e também a correção de sulcos faciais, como o bigode chinês.
O tratamento além de preencher ainda melhora a produção natural de colágeno e os resultados alcançados podem ser observados por 18 a 24 meses.
Um das opções mais modernas entre os preenchimentos estéticos, o Ellansé® consiste na aplicação de um gel com microesferas feitas a partir de polímero bioabsorvível (Policaprolactona).
Esse procedimento ajuda a amenizar e preencher rugas e sulcos, além de estimular a produção de colágeno que ajuda na firmeza da pele.
Um dos benefícios do Ellansé® é que o tratamento está disponível em diferentes versões de acordo com a durabilidade dos resultados, sendo de 1, 2, 3 ou 4 anos.
Dessa forma, a paciente que vai realizar o tratamento pela primeira vez pode optar por uma duração menor dos resultados e, caso fique satisfeita, aumentar a durabilidade da técnica em aplicações futuras.
A duração dos preenchimentos estéticos varia conforme o tipo e a área tratada. Em média, os efeitos podem durar de 6 a 18 meses. Áreas de maior movimentação, como os lábios, podem requerer retoques mais frequentes. A manutenção depende do objetivo individual e do tipo de preenchimento utilizado.
Também existem opções de preenchimentos estéticos definidos que devem ser conhecidos pela paciente antes de escolher a técnica que será utilizada.
A lipoenxertia é um tratamento que utiliza a gordura autóloga (da própria paciente) para o preenchimento estético.
Dessa forma, a gordura é aspirada de locais nos quais está em excesso, purificada e injetada no local do tratamento. Pode ser usada para melhorar o contorno facial, dar volume às maçãs do rosto ou mesmo para preenchimento labial.
Destaca-se que por se tratar tecido adiposo autólogo, entre 40% e 50% da substância aplicada é reabsorvida pelo organismo. Apresentar resultados definitivos e naturais está entre os principais benefícios da técnica.
Outra opção de preenchimento estético permanente é a bioplastia. Essa técnica faz uso do PMMA (polimetilacrilato), um gel composto por micropartículas de acrílico.
O procedimento pode ser usado para preencher sulcos, aumentar o lábio ou modelar estruturas da face, mas deve ser realizado por um cirurgião plástico de confiança devido aos riscos do PMMA quando usado sem profissionalismo.
Enquanto as cirurgias plásticas envolvem alterações mais profundas e duradouras, os preenchimentos são ideais para ajustes sutis e temporários. Eles são uma opção excelente para quem não está pronto para um compromisso cirúrgico ou deseja uma solução de curto a médio prazo.
Todo procedimento tem seus riscos. Com os preenchimentos estéticos, os efeitos colaterais comuns incluem vermelhidão, inchaço e hematomas no local da aplicação. Em raros casos, pode haver reações alérgicas. É fundamental escolher profissionais qualificados para minimizar potenciais complicações.
NOTA: A única recomendação é evitar ginásticas pesadas no dia da aplicação.
A recuperação é geralmente rápida. Muitos pacientes retomam suas atividades normais no mesmo dia. Contudo, é recomendado evitar exposição solar intensa e exercícios pesados nas primeiras 24 horas.
O custo de preenchimentos estéticos varia de acordo com a região, a clínica, o profissional e a quantidade de produto utilizado. Geralmente, clínicas especializadas oferecem pacotes que podem tornar o tratamento mais acessível.
O procedimento para realizar os preenchimentos estéticos é bem simples, realizado no próprio consultório sob anestesia local.
A escolha do profissional é crucial para garantir resultados satisfatórios e seguros. Busque por cirurgiões estéticos renomados, verifique suas credenciais e antes e depois de procedimentos anteriores.
Antes do procedimento, evite medicamentos que afinam o sangue para minimizar o risco de hematomas. Além disso, é fundamental discutir suas expectativas com o profissional escolhido.
A escolha da clínica para tratamento estético é um aspecto central na segurança e qualidade do tratamento realizado.
Destaca-se que todos os preenchimentos estéticos apresentados devem ser conduzidos por um cirurgião plástico, de forma que a escolha desse profissional é determinante para bons resultados.
Um dos fatores a avaliar na clínica para tratamento estético é a qualificação e experiência do profissional, mas também autorizações de funcionamento, como da ANVISA e infraestrutura.
Escolher um profissional que explica cada procedimento possível, esclarecendo dúvidas e apresentando benefícios, riscos e resultados de cada técnica é fundamental para ter mais segurança no processo.
Para saber mais sobre as opções de preenchimentos estéticos e conhecer uma clínica para tratamento estético com experiência, entre em contato conosco na clínica Luciana Pepino e agende uma consulta!
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Receba informações sobre Cirurgias Plásticas e Procedimentos Estéticos Avançados.