É muito raro encontrar uma mulher que não queira se sentir mais bonita e ter uma aparência sempre jovem. Por isso, os consultórios estão sempre cheios de pacientes em busca de alternativas e soluções para conservar a vitalidade da pele. Em especial a do rosto, onde as rugas e marcas de expressão incomodam mais.
Em virtude disso, a aplicação da toxina botulínica, um dos nomes comerciais da toxina botulínica. É o procedimento não cirúrgico mais realizado em todo mundo. Com tamanha popularidade, acabam circulando algumas informações sobre a técnica que não passam de boato. E por isso, preparamos esta lista de mitos e verdades sobre a toxina botulínica para que você possa esclarecer todas as suas dúvidas.
Mito! Embora os dois procedimentos tenham como finalidade o combate ao envelhecimento da pele. Eles são diferentes em sua natureza e finalidade. A toxina botulínica é o nome de uma das marcas comerciais mais conhecidas da toxina botulínica. Produzida pela bactéria Clostridium botulinum, e é utilizada para suavizar rugas e marcas de expressão por meio do relaxamento do músculo.
O preenchimento facial, por outro lado, consiste na injeção de substâncias, como o ácido hialurônico, para preencher rugas e sulcos e dar mais volume ao contorno do rosto.
Mito! Novamente, trata-se de uma confusão entre a toxina botulínica e o preenchimento. Quando injetada, a toxina botulínica atua nos terminais nervosos do músculo impedindo a liberação do neurotransmissor acetilcolina. Isso faz com que as mensagens elétricas do cérebro deixem de chegar ao músculo. O qual fica relaxado e não se contrai. Como resultado, as rugas ficam menos aparentes.
Dessa forma, embora a toxina botulínica possa ser utilizada para suavizar as rugas ao redor dos lábios. Ele não apresenta propriedades de aumento de volume – a sensação de aumento que às vezes surge depois da aplicação da toxina botulínica é resultado do relaxamento da musculatura. Para aumentar o volume dos lábios, o procedimento mais indicado é o preenchimento.
Verdade! Existem dois tipos de rugas: as dinâmicas e as estáticas. As rugas dinâmicas são aquelas que surgem como resultado da contração muscular, que acontece em qualquer expressão do rosto. Elas são mais comuns entre as sobrancelhas, testa e no canto externo dos olhos e não aparecem quando a face está relaxada.
As rugas estáticas, por sua vez, são marcas permanentes, que podem ser vistas mesmo com o músculo relaxado. A origem delas é a perda da elasticidade da pele e os vincos que se formam pela repetição da contração muscular.
Assim, a indicação da toxina botulínica é para a suavização das rugas dinâmicas. Pois ele age paralisando os músculos que dão origem a essas marcas. Para as rugas estáticas, o mais indicado é recorrer ao preenchimento facial.
Verdade! Não se preocupe se, logo ao sair da clínica, você não estiver vendo nenhuma diferença depois da aplicação da toxina botulínica. Os efeitos da toxina botulínica começam a aparecer em cerca de 48 a 72 horas depois da aplicação. Atingindo seu potencial máximo em aproximadamente duas semanas.
Mito! Nas mulheres, o efeito da toxina botulínica dura por cerca de 4 a 6 meses. Nos homens, que em geral apresentam a musculatura mais forte, pode-se considerar que o efeito dura até 4 meses. Depois desse período, será necessário reaplicar a toxina botulínica para manter os resultados.
Mito! Apesar de paralisar o músculo, a toxina botulínica é aplicada somente no músculo que está formando a ruga. O relaxamento vai acontecer dependendo da dosagem aplicada e dos desejos de cada paciente.
Porém, para garantir um resultado natural, é fundamental realizar o procedimento com um médico devidamente habilitado para isso, que vai respeitar a estrutura anatômica do conjunto muscular da face.
Mito! Os cremes anti-idade oferecem uma série de benefícios dependendo de sua composição, mas nenhum deles proporciona o relaxamento do músculo e a suavização das rugas. Os cremes à base dos ácidos retinoico e glicólico, por exemplo, são capazes de firmar a pele, fechar poros e clarear manchas. O filtro solar, por sua vez, é indispensável para evitar os danos causados pela radiação ultravioleta. Outros, ainda, são capazes de estimular a produção de colágeno e elastina.
Dessa forma, os cremes anti-idade e a aplicação de toxina botulínica são tratamentos complementares no combate ao envelhecimento da pele, mas não são substituíveis.
Verdade! Além de ser utilizada para suavizar as rugas dinâmicas. A toxina botulínica também é empregada nos casos de suor excessivo, conhecidos como hiperidrose, sendo aplicada em regiões como axilas e pés.
Depende! Se a aplicação for feita de forma correta, seguindo todos os procedimentos e respeitando a harmonia da face, isso não vai acontecer. Por outro lado, se houver a aplicação de uma quantidade maior de toxina botulínica em áreas que possam ter relação com os músculos da boca, ela realmente poderá ficar torta.
Para evitar que isso acontece, a toxina botulínica deve ser realizada apenas por médicos capacitados, como o cirurgião-plástico.
Você também pode gostar de: Passo a passo: saiba como ter a sobrancelha perfeita
Conheça: Lifting Facial
Quer saber mais sobre toxina botulínica? Fizemos um ótimo material sobre o assunto que você pode conferir acessando aqui!
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.