Para um transplante capilar bem-sucedido, quantos fios são necessários? Se você está pensando em recuperar os fios perdidos por meio desse procedimento que serve para homens e mulheres, talvez já tenha tido essa dúvida.
Na leitura de hoje, separamos algumas informações a respeito desta técnica, esclarecendo também a quantidade de fios utilizada para o transplante capilar bem-sucedido. Continue a leitura conosco para conferir!
O transplante capilar é um procedimento cirúrgico pouco invasivo, caracterizado pela implantação de folículos pilosos no couro cabeludo do paciente, nas áreas calvas ou com poucos fios.
Contudo, esses folículos (responsáveis pela produção e crescimento do cabelo) precisam ser extraídos do próprio paciente. Isto é, de outras regiões do couro cabeludo, aptas a funcionar como regiões doadoras.
A técnica é indicada para quem apresenta um grau avançado de queda de cabelo. Ou, ainda, quem foi acometido por problemas como doenças capilares ou queimaduras na região da cabeça, por exemplo.
Médicos que atuam na área de cirurgia plástica são capacitados para avaliar o quadro clínico, bem como examinar a saúde dos fios da área doadora do paciente, seja homem ou mulher.
Após essa análise, determinará o resultado que a cirurgia pode proporcionar a quem está pensando em se submeter ao procedimento.
Para ter um transplante capilar bem-sucedido, a quantidade de fios utilizada vai depender da técnica escolhida pelo especialista. Assim como a área doadora do paciente e a área receptora, ou seja o tamanho da área que o paciente precisa implantar o cabelo e as habilidades do cirurgião.
Vejamos a quantidades por tipo de técnica – confira também dicas importantes sobre o transplante capilar.
Mas, antes, é importante saber o que é a unidade folicular. Trata-se de grupos de fios que aparecem naturalmente no couro cabeludo e podem ter de 1 a 4 fios cada um.
O transplante capilar FUE (Follicular Unit Extraction) é uma técnica de transplante capilar minimamente invasiva e moderna que consiste na extração de unidades foliculares do couro cabeludo do paciente para posterior implantação nas áreas calvas ou com falhas. Na técnica FUE, cada unidade folicular é extraída individualmente, sem a necessidade de retirar uma faixa inteira de couro cabeludo, como na técnica FUT (Follicular Unit Transplantation).
Durante a técnica FUE, são utilizados microinstrumentos para realizar pequenas incisões no couro cabeludo e extrair as unidades foliculares de forma cuidadosa e precisa. Essas unidades são selecionadas e preparadas para posterior implantação na área receptora, resultando em um aspecto natural e estético. A técnica FUE é mais indicada para pacientes que apresentam áreas de calvície em estágio inicial e para aqueles que desejam evitar cicatrizes visíveis no couro cabeludo.
Na FUE (Extração de Unidades Foliculares), a unidade folicular é extraída da zona doadora uma a uma, promovendo uma rápida cicatrização – e grau mínimo de desconforto ao paciente.
Cada uma delas é extraída com um aparelho que possui uma agulha giratória em sua ponta, o que contribui para uma retirada mais suave e precisa,
Em média, na FUE são usados 9 mil fios por dia de cirurgia. Com essa técnica conhecida como mega sessão de implante, ela utiliza cerca de unidades foliculares.
Método mais tradicional de transplante capilar, voltada a solucionar o problema da queda de cabelos, é indicado quando o paciente apresenta uma boa área doadora. Realizada em apenas um dia, na cirurgia podem ser transplantados de 6 a 8 mil fios.
Consiste na retirada de uma faixa de couro cabeludo com cerca de 20/30 cm de comprimento por 1 ou 2 cm de largura. Essa técnica deixa uma cicatriz sutil.
Quem decide por fazer um transplante capilar precisa, ainda, ter um pouco de paciência após a realização do procedimento.
Isso acontece porque o resultado dessa técnica que eleva a autoestima é o cabelo natural do paciente.
Ou seja, é preciso aguardar o crescimento dos fios e isso começa a acontecer por volta de duas semanas após a cirurgia.
Mas, é bom saber: nos três primeiros meses eles crescem pouco e caem. Trata-se de um fenômeno normal, chamado de queda pós-traumática.
Porém, depois o cabelo retoma o crescimento normalmente. De 3 a 4 meses após o transplante capilar, os fios voltam a crescer e um resultado intermediário pode ser verificado após 6 meses da cirurgia.
Após um ano, porém, o resultado definitivo acontece e compensa o período de espera!
Como ficou evidente, a quantidade de fios para que o transplante capilar bem-sucedido aconteça vai depender de cada caso.
Por isso, é fundamental procurar um profissional qualificado para realizar a avaliação necessária. Ele vai definir o melhor método a ser utilizado e oferecer as informações que você precisa para tomar sua decisão de modo consciente.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.