Fios de sustentação, Sculptra, radiofrequência: saiba mais sobre esses e outros tratamentos para combater a flacidez, dar mais sustentação à pele e rejuvenescer.
Quando a pele começa a perder sua firmeza, ela fica mais sujeita a apresentar estrias, celulite e rugas, além de ter um aspecto “caído”. Se você está incomodada com isso, saiba que é possível recuperar a saúde e a beleza da pele com um tratamento para flacidez.
Os incômodos são conhecidos por nós mulheres, mas as causas muitas vezes passam despercebidas. Por isso, antes de focarmos na solução, convém entender exatamente o que é flacidez e o que origina seu surgimento.
Em primeiro lugar é preciso deixar claro que a flacidez decorre do processo natural de envelhecimento a que todos estamos submetidos com o passar dos anos e consiste na diminuição do colágeno e da elastina da pele, que são justamente os agentes de sustentação da estrutura dérmica.
Depois dos 25 anos, a cada ano há uma queda natural na produção dessas substâncias pelo nosso organismo.
Dito isso, vale frisar que o estilo de vida de cada um pode ser um fator acelerador ou não desse processo, uma vez que o cigarro, o consumo exagerado de bebida alcoólica e a obesidade podem contribuir ainda mais para o surgimento da flacidez.
Por outro lado, uma alimentação balanceada, a prática frequente de exercícios físicos e o controle do peso, por exemplo, são elementos que podem frear os sinais do tempo e da idade.
Por sorte, os avanços na área de estética e saúde não param! Fios de sustentação, Sculptra, radiofrequência são alguns dos tratamentos para combater a flacidez, dar mais firmeza à pele e rejuvenescer.
Além destes, existem muitas outras opções, tanto para o rosto, quanto para o corpo, de modo a promover o rejuvenescimento e melhorar os contornos e a aparência da pele. Portanto, nada de ficar triste, pois esse problema tem solução! Leia o post e descubra qual o tratamento estético para flacidez mais adequado para o seu caso!
O combate à flacidez reúne uma série de procedimentos pouco ou não invasivos para tratar a face e o corpo. Com a maior firmeza da pele, vários deles oferecem benefícios adicionais, como a suavização das rugas e a quebra da gordura. Conheça os principais:
Essa técnica consiste na inserção de 4 a 8 fios logo abaixo da pele, de modo a promover o lifting do rosto e do pescoço ao tracionar os tecidos para cima. Os fios de sustentação são produzidos com ácido polilático, que é uma substância bem aceita pelo organismo e que estimula a produção de colágeno.
Ao longo dos fios, existem pequenos cones que fazem a fixação da pele ao tecido subcutâneo, permitindo que esse tratamento para flacidez confira uma aparência mais jovem às regiões trabalhadas.
Os resultados dos fios de sustentação para o rosto duram cerca de 18 meses, período no qual o ácido polilático é absorvido pelo corpo. Assim, depois desse intervalo, é necessário repetir o tratamento para manter seus efeitos.
Esse tratamento tem um mecanismo parecido com o dos fios de sustentação. Porém, neste caso, o efeito de lifting é conferido por fios produzidos com polidoxanona (PDO), que também estimulam a atividade dos fibroblastos e a produção de colágeno.
Em vez de fios com cones, esse tratamento para flacidez para rosto e pescoço utiliza uma série de fios de vários formatos, que podem ser lisos, espirais, com pequenos ganchinhos etc. Cada formato se adapta melhor a diferentes necessidades.
Essa técnica funciona como uma espécie mais completa do preenchimento facial: ela também é feita com a aplicação de ácido hialurônico, mas seguindo um mapeamento específico da face de cada paciente. Assim, os resultados são mais individualizados e precisos.
Nesse mapeamento, são identificados os pontos da face que estão sofrendo com a flacidez pela perda de sustentação e que precisam de um “reforço” em sua estrutura. Saiba mais sobre como funciona o MD Codes.
Assim, aplica-se o ácido hialurônico para dar mais firmeza aos tecidos, repor o volume perdido com a passagem do tempo e redefinir os contornos faciais. Além disso, essa substância estimula a produção de colágeno, promovendo um rejuvenescimento natural.
O Sculptra é um tratamento para flacidez e perda de volume facial que consiste na injeção de uma substância de origem não animal (ácido polilático) para promover a atividade dos fibroblastos, células responsáveis pela produção do colágeno.
As aplicações são feitas em 2 a 4 sessões com intervalos de 30 a 60 dias entre cada uma, conforme a necessidade do paciente. Os efeitos de combate à flacidez facial podem ser observados em cerca de dois meses depois da segunda sessão.
Esse tempo é necessário porque o colágeno leva cerca de 60 dias para ser produzido e amadurecer, mas oferece a vantagem de promover um rejuvenescimento natural e mais duradouro do que outros procedimentos uma vez que os resultados alcançados duram dois anos em média.
A carboxiterapia é um tratamento estético para flacidez, mas também para outras queixas tais como olheiras, celulite e gordura localizada. O tratamento consiste na aplicação de CO₂ na pele, por meio de uma agulha própria para a técnica.
O gás carbônico provoca então uma reação que desencadeia a produção de colágeno e elastina na região, bem como a quebra de células adiposas, isto é, de gordura.
Dessa maneira, a flacidez é combatida ativamente e o resultado é uma pele mais tonificada e bonita.
A carboxiterapia não é totalmente indolor, mas a maioria das pessoas suporta bem o procedimento. Se você for um pouco mais sensível, vale a pena conversar antes e tirar todas as dúvidas no que se refere a esse aspecto.
Existe uma contraindicação para pessoas alérgicas, ou com algum tipo de lesão na área que será tratada. Nesses casos é melhor cuidar da pele primeiro e depois se submeter ao tratamento.
O microagulhamento caiu nas graças das mulheres por ser um procedimento adotado com frequência pelas celebridades. O motivo desse alvoroço é que se trata de um tratamento estético cujos resultados são bastante animadores e visíveis.
O procedimento é feito com um rolo que tem em sua extremidade, agulhas extremamente finas que são roladas na superfície da pele e que atingem camadas um pouco mais profundas, gerando o aumento da circulação local, e a necessidade de regeneração. Em função dessa regeneração ocorre a produção de colágeno e o surgimento de uma nova pele mais viçosa e bonita.
A escolha pelo melhor tratamento para flacidez depende do grau do problema e das condições individuais de cada paciente, devendo ser feita em conjunto com o médico. Continue a se informar sobre esse assunto e descubra como o ultrassom microfocado pode ser um excelente auxiliar no tratamento para combater a flacidez.
Se interessou pelos procedimentos? Agende agora a sua consulta!
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.