Transplante e implante capilar são procedimentos diferentes e pode causar dúvidas em quem busca solucionar o problema da calvície.
Afinal, a queda de cabelo é um problema sério que atinge a autoestima não só de homens, mas também mulheres.
Se você sofre com a queda de fios e está em busca de uma alternativa para acabar com esse problema, continue a leitura conosco e entenda a diferença entre transplante e implante capilar!
Transplante e implante capilar: conheça as principais características de cada um
Melhorar a autoestima e confiança, contribuindo para que o indivíduo volte a se sentir mais feliz.
Eis dois motivos para que as pessoas que sofre com a perda de cabelos pense no transplante e implante capilar.
Porém, ainda que as duas técnicas sejam usadas para restabelecer os fios no couro cabeludo, existem diferenças entre elas. Veja as principais:
Implante Capilar
É um enxerto de fios sintéticos no couro cabeludo do paciente com calvície. Nesse processo, o fio é uma estrutura sem vida.
Portanto, não é necessário existir nutrição e irrigação sanguínea. O que pode ser uma vantagem nos casos de calvície decorrentes de alopecia areata – doença autoimune onde o corpo rejeita o próprio fio de cabelo e o derruba. E, também, de alopecia cicatricial, a fibrose dos tecidos prejudica a irrigação dos transplantes.
No entanto, o resultado como um todo é menos natural, o que constitui em uma das principais diferenças entre transplante e implante capilar.
Transplante Capilar
Técnica cirúrgica onde são retirados folículos de áreas doadoras (como nuca) para que sejam transplantados nas áreas calvas.
São muitas as vantagens desse método, começando pela possibilidade de obter vários fios, preenchendo calvícies maiores ou menores.
A técnica mais usada atualmente é o FUE (Folicular Unit Extraction ou extração de unidades foliculares).
Sem deixar cicatriz e com rápida recuperação, os fios transplantados caem logo depois da realização. Entretanto, assim que cicatrizados, os folículos passam a produzir fios fortes e resistentes.
Os resultados do transplante capilar ficam bem naturais, perceptíveis cerca de oito meses após a cirurgia.
Os perigos de realizar um transplante capilar com profissionais sem o preparo adequado
Como vimos, o transplante e implante capilar têm o mesmo objetivo, mas os resultados são diferentes, sendo que a primeira opção garante o aspecto natural.
Contudo, para isso é preciso acertar na escolha do profissional. Sem um médico especializado nesse procedimento, há riscos de perda de fios extraídos, cicatrizes, demora na recuperação e na obtenção dos resultados, etc.
E já que o transplante e implante capilar são técnicas diferentes, é fundamental escolher um profissional com experiência na realização do método FUE.
Por isso, verifique a especialização e a experiência do profissional antes de decidir pelo especialista que vai realizar seu transplante capilar. Confira.
Especialização
O transplante capilar não é realizado por todo cirurgião plástico porque a técnica não faz parte do currículo normal da área.
Assim, ao escolher o profissional, certifique-se de que ele seja especialista em tricologia, ramo da ciência que estuda os cabelos e pelos do corpo.
Esse estudo dará ao profissional conhecimento aprofundado sobre o assunto. E permitirá ao médico identificar doenças no couro cabeludo e indicar o transplante para a pessoa no momento correto.
Portanto, o especialista em transplante capilar que se dedica a área deve ter certificados em centros de referência, clínicas renomadas, congressos nacionais e internacionais.
Experiência
Visto que o cirurgião plástico também realiza outros procedimentos, não é prudente escolher um profissional que realiza transplante de cabelos esporadicamente. A cirurgia requer dedicação do especialista e de sua equipe.
Já que o transplante e implante capilar são diferentes, é preciso que o médico domine a técnica de transplantar fios, sabendo avaliar cada paciente.
Dessa forma, a prática deve ocupar boa parte do volume cirúrgico do médico. O aperfeiçoamento do método é proporcional ao talento do profissional, bem como sua dedicação e tempo empregado no procedimento.
Afinal, leva tempo para dominar a retirada da área doadora, o preparo das unidades foliculares sob microscopia e o transplante em si.
Agora que você sabe mais detalhes sobre o transplante e implante capilar, pôde perceber que o transplante de cabelos é a solução que oferece maiores benefícios.
Especialmente, no que diz respeito a um resultado natural e livre de cicatrizes. Algo que todos buscam em um procedimento destinado a elevar a autoestima e confiança.
Agora, só falta fazer uma avaliação com a equipe de especialistas qualificados e experientes da Clínica Luciana Pepino. Eles vão te acompanhar durante todo o processo, oferecendo a segurança necessária para alcançar os objetivos desejados.
Clique e agende agora mesmo seu horário:
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.