O transplante de barba se tornou uma técnica popular e seus resultados naturais contribuem para o aumento da procura. Transplante de barba e de sobrancelha valorizam o visual.
Nos últimos anos, cresceu o número de procedimentos desse tipo porque a barba é utilizada como a composição de um estilo, levando muitos homens a aderirem seu uso. Além disso, muitos optam pelo transplante para cobrir cicatriz.
Não tão diferente está a procura pelo transplante de sobrancelha. A seguir, conheça um pouco mais sobre cada um deles!
O transplante de barba é semelhante ao transplante capilar, com os folículos pilosos sendo extraídos da região doadora do corpo, como a nuca por exemplo, e transplantados no rosto.
Antes da cirurgia, o cirurgião especializado em transplante de barba, analisa as condições do paciente para determinar a melhor solução para o seu caso.
Na consulta também são avaliadas questões como: textura, cor e espessura dos fios da região doadora, comparando essas características com a região que receberá o transplante.
Já os resultados pedem um pouco de paciência, afinal, os pelos que crescerem nos primeiros 10 dias cairão. Contudo, após 3 a 6 meses, o resultado será permanente e a barba estará bonita como o paciente sempre desejou.
No final da análise criteriosa, o profissional indicará a técnica mais adequada para a situação do paciente.
Sempre considerando os métodos mais modernos que existem, bem como o que o paciente deseja com o transplante de barba – ter mais ou menos volume é um dos pontos considerados.
Confira na sequência as três técnicas mais usuais. Elas são seguras, minimamente invasivas e oferecem excelentes resultados.
O transplante de barba feito por meio dessa técnica remove, um a um, o folículo piloso do couro cabeludo – ou de outra região escolhida como doadora pelo cirurgião.
Costuma ser a escolhida quando o objetivo é corrigir barbas que apresentam falhas, precisando cobrir as regiões sem ou com poucos pelos.
Um benefício extra desta técnica de transplante de barba é que a cicatriz é ainda mais discreta, praticamente imperceptível.
Nesse método, indicado para quem deseja maior volume dos fios, o cirurgião remove uma faixa de 25 cm de comprimento e 1 cm de largura do couro cabeludo.
Para deixar a cicatriz mais discreta, o profissional escolhe como região doadora a lateral ou parte de trás da nuca.
Depois, em um procedimento que leva cerca de seis horas, essa faixa com folículos é transplantada para a região da barba.
Como o próprio nome já entrega, trata-se de um método ultra moderno, onde um equipamento (espécie de robô) escaneia o couro cabeludo e seleciona os folículos com mais potencial para o transplante de barba.
O transplante de sobrancelha é indicado para pessoas que possuem falhas na região devido a cicatrizes, piercings e excesso de retirada de fios.
O procedimento exige uma técnica avançada para garantir um resultado mais natural possível. Por isso, deve ser feito em uma clínica idônea, que tenha uma equipe especializada.
Assim como ocorre no de barba, no transplante de sobrancelhas são retirados fios do couro cabeludo, escolhendo aqueles mais parecidos com os pelos originais da região para tornar o resultado harmonioso.
O transplante de sobrancelha é feito com anestesia local, podendo durar entre 2 a 3 horas. Durante esse período, o especialista deverá:
O cirurgião plástico deve ter o cuidado de implantar cada um dos fios nas regiões mais problemáticas da sobrancelha, inserindo os folículos no sentido do crescimento dos pelos.
Após 2 a 4 semanas do procedimento, é natural que os fios caiam. Contudo, as raízes permanecem no local do implante, levando ao crescimento dos novos pelos em alguns meses.
Por isso, muitas vezes os resultados finais do transplante de sobrancelha só podem ser observados após aproximadamente 3 meses.
Assim como o transplante de sobrancelha, o transplante de barba é uma técnica segura e que apresenta os resultados naturais.Transplante de barba e de sobrancelha valorizam o visual.
No entanto, ambos exigem uma avaliação específica do cirurgião plástico, além de experiência na realização do procedimento.
Fora isso, o paciente precisa realizar exames anteriores ao ato cirúrgico, seguir as indicações do profissional para o período após a cirurgia e aguardar o tempo necessário para que o processo se complete.
Isto é, aguardar a natural queda dos cabelos transplantados após o ato cirúrgico, antes de ter o visual desejado.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.