Toxina botulínica proporciona resultados eficazes contra rugas dinâmicas, mas pode exigir outros tratamentos associados
O tratamento com toxina botulínica, na verdade, consiste na aplicação de toxina botulínica. O nome mais conhecido deve-se a primeira marca que comercializou a substância industrializada e purificada para fins estéticos no Brasil.
Apesar dos comprovados resultados obtidos com a aplicação de toxina botulínica que proporcionam uma pele com mais flexibilidade e elasticidade, os benefícios específicos fazem com que seja importante associar o tratamento a outros procedimentos estéticos para obter melhores resultados.
A seguir, conheça quais os resultados possíveis com a aplicação da toxina botulínica, quais tratamentos podem ser usados como aliados e dicas de cuidados para manter melhores resultados com a técnica.
A toxina botulínica é uma substância que age como bloqueador neuromuscular, impedindo que ocorra a transmissão dos estímulos dos neurônios ao músculo, evitando a contração.
E como esse processo contribui para evitar o envelhecimento facial? Diversos fatores impactam o envelhecimento da face como má alimentação, exposição solar, sedentarismo, estresse e outros.
No entanto, o aspecto mais determinante para que ocorra o envelhecimento é a contração natural da pele, como ao falar, comer, sorrir, forçar a vista etc. A repetição desses movimentos pelas rugas dinâmicas resulta, ao longo do tempo, em rugas e linhas de expressão estáticas.
A toxina botulínica age especificamente nas rugas dinâmicas ao evitar que haja a contração muscular. Como aplicação preventiva, a substância permite minimizar o surgimento das rugas e, consequentemente, os efeitos de envelhecimento facial, mas também pode ser usada para amenizar os sinais já aparentes.
Ao entender que os efeitos da toxina botulínica limitam-se a amenização das rugas dinâmicas é possível verificar que esse tratamento não é indicado para todas as demandas relacionadas com o envelhecimento facial, ainda que seja eficaz nos resultados propostos.
Dessa forma, para obter resultados mais completos e manter a pele jovial o cirurgião plástico pode recomendar tratamentos aliados. Conheça a seguir quatro práticas benéficas.
O preenchimento facial é um procedimento estético que utiliza ácido hialurônico para proporcionar rejuvenescimento por meio do aumento do volume, hidratação da pele e combate às rugas estáticas.
A principal recomendação do uso da substância é para combater a perda de volume facial, especialmente das bochechas, tratamento de sulcos, como o nasogeniano, conhecido popularmente como bigode chinês, perda do volume labial e melhora do contorno da face.
Portanto, os benefícios são distintos de quando realizado a toxina botulínica e preenchimento, fazendo com que os tratamentos sejam complementares, afetando diferentes resultados do envelhecimento.
O peeling consiste em um procedimento estético que promove a descamação de camadas da pele. Esse resultado é alcançado por meio do uso de ácidos, como acetil, salicílico, tricloroacético, retinóico e outros, e substâncias abrasivas.
O tratamento apresenta resultados satisfatórios para combate de rugas, flacidez, estrias, manchas e acne e suas cicatrizes.
Ao promover a descamação da pele as marcas mais superficiais são eliminadas e uma pele nova é formada com uma aparência renovada e menos efeitos do envelhecimento. O tratamento pode ser associado a outras técnicas para melhores resultados, como a aplicação de toxina botulínica.
O laser de CO2 fracionado é um tratamento recomendado para o rejuvenescimento da face, pescoço e mãos que são regiões mais afetadas pelos efeitos do tempo. O procedimento promove o aquecimento da água da pele, causando a destruição das células envelhecidas e formação de novas.
A técnica ajuda na melhora da flacidez e das rugas, uniformizando a cor da pele, minimizando as cicatrizes da acne e reduzindo os poros abertos. Além disso, o laser de CO2 contribui para a produção do colágeno, remodelando e tornando a pele mais firme.
Mesmo conhecendo e realizando tratamentos complementares a aplicação de toxina botulínica, apenas com os cuidados diários adequados é possível melhorar e manter os resultados com a toxina botulínica, retardando os efeitos do envelhecimento. Confira a seguir as principais práticas!
A aplicação da toxina botulínica deve ser realizada por um cirurgião plástico apto e de confiança, sendo que a realização de procedimentos estéticos associados também deve ser indicada por um profissional capacitado, melhorando os resultados alcançados.
Quer saber mais sobre toxina botulínica? Fizemos um ótimo material sobre o assunto que você pode conferir acessando aqui!
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.