Formas de se acalmar antes de cirurgia incluem desde ioga até ouvir música. Confira!
No período que antecede a cirurgia plástica é normal que o paciente sinta-se ansioso e nervoso, ficando mais tenso e preocupado. Por essa razão é importante conhecer algumas técnicas de relaxamento para ansiedade que podem ser adotadas antes do procedimento.
Destaca-se que ficar relaxado antes da cirurgia plástica ajuda até mesmo na recuperação após o procedimento, fortalecendo o sistema imunológico, o que contribui para evitar inflamações e infecções.
A seguir conheça 8 técnicas de relaxamento para acabar com a ansiedade e saiba como desenvolvê-las para ficar mais calmo nesse período.
Existem diferentes técnicas de relaxamento que ajudam a controlar o estresse e a ansiedade sendo que algumas envolvem auxílio profissional e outras não.
Caso você já mantenha algum hábito que te ajude a relaxar no dia a dia invista nele para manter-se mais calmo no período que antecede a cirurgia plástica. Conheça outras opções a seguir!
A bolinha anti-stress é realmente uma alternativa eficaz para quem deseja relaxar antes de se submeter a uma cirurgia.
Ela ter um uso prático e eficaz para aliviar o estresse e como benefício pode ser usada em diversos locais, como em casa, no trabalho e até mesmo no transporte.
Ao apertar a bolinha é possível diminuir a tensão emocional e muscular. Intercalar o movimento de tensão muscular aguda e relaxamento ajuda a administrar a ansiedade e estresse.
Destaca-se ainda que um estudo publicado no European Journal of Pain demonstrou que o uso da bolinha anti-stress durante cirurgia de varizes reduziu em 22% a dor dos pacientes e em 18% a ansiedade em comparação ao grupo de controle.
Já um estudo da Universidade do Texas publicado na revista Psychosomatic Medicine revelou que homens que passaram por aulas de controle de estresse e relaxamento antes de uma cirurgia tiveram uma recuperação mais rápida e maior taxa de sobrevivência no longo prazo.
O estresse seria responsável por reduzir as atividades do sistema imunológico, prejudicando a recuperação.
Por sua vez, os pacientes que receberam aconselhamento profissional tiveram um aumento da atividade do sistema imunológico após a cirurgia, melhorando a recuperação pós-cirúrgica.
Destaca-se que uma forma de aconselhamento é um diálogo honesto com o cirurgião plástico. A ansiedade está relacionada ao receio do desconhecido, sendo que se informar sobre os detalhes do procedimento aumenta a segurança.
Uma técnica mais conhecida e também com benefícios comprovados à saúde é a massagem corporal. Ela ajuda a reduzir o estresse, diminuir a pressão arterial, controlar os batimentos cardíacos e melhorar o sistema linfático.
Entre os resultados também destacam-se o estímulo ao sistema imunológico, combate à insônia e aceleração de tratamentos.
Por essas razões, a massagem está entre as técnicas de relaxamento que mais ajudam na ansiedade mais procuradas antes de uma cirurgia plástica.
A acupuntura é uma técnica chinesa que utiliza a aplicação de agulhas em pontos específicos para tratar doenças e promover o bem-estar, sendo uma opção para reduzir a ansiedade antes da cirurgia. Entre os benefícios destacam-se:
Devido esses resultados, o paciente que está ansioso e tenso com a realização de uma cirurgia pode obter ganhos significativos ao submeter-se à técnica.
Você já deve ter ouvido essa dica e pode até ter subestimado os benefícios da respiração. O que ocorre é que nem todas as pessoas respiram corretamente, o que poderia ajudar na redução do estresse, hipertensão e até depressão.
A tensão ou nervosismo provoca uma respiração mais rápida e superficial que leva ao cérebro uma mensagem de alerta e não oxigena suficientemente os órgãos.
A respiração profunda, por sua vez, transmite tranquilidade ao organismo. Respirando corretamente o cérebro recebe 30% a mais de oxigênio o que promove uma sensação de bem-estar.
Para melhorar a respiração inicialmente é preciso focar nela, controlando-a por minuto. Quando tornar-se um hábito ficará mais fácil manter a respiração estabilizada e obter os benefícios decorrentes desse processo.
A meditação é uma prática que envolve o relaxamento físico e mental para reduzir a ansiedade, depressão e tensão.
Ao meditar, a pessoa promove a diminuição da atividade de músculos e órgãos, por meio do controle do metabolismo, da taxa de respiração, da frequência cardíaca e da atividade cerebral.
Para iniciantes pode parecer difícil, mas a frequência da atividade vai torná-la mais fácil. Busque um lugar tranquilo, corrija a postura e concentre-se na respiração.
A ioga é uma prática milenar indiana que combina posturas e posições que, com a prática constante, permitem o aumento da mobilidade, força, flexibilidade e controle da respiração.
Para iniciar a prática de ioga é possível buscar alguns tutoriais específicos ou começar a frequentar aulas. Ela baseia-se na definição de posturas, exercícios respiratórios, relaxamento, concentração e meditação.
Devido essas características a ioga contribui para reduzir o estresse e tensão podendo ser uma aliada entre as técnicas de relaxamento para ansiedade antes de uma cirurgia.
Pode parecer muito simples, mas praticar atividades que te distraiam também ajuda a diminuir o estresse que antecede um procedimento cirúrgico.
Por exemplo, se você se distrai facilmente lendo, ouvindo música ou assistindo filmes essas são opções válidas para você ocupar o tempo antes da cirurgia plástica e não alimentar tanta ansiedade em relação ao procedimento.
O nervosismo e tensão são comuns nessa fase, mas como visto o controle da ansiedade é importante inclusive para melhorar a recuperação posterior.
Portanto, converse com o cirurgião plástico caso sinta-se mais ansioso do que o normal e confira essas outras técnicas de relaxamento para ansiedade antes da cirurgia.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.