Com a queda da temperatura, nosso corpo tende a sofrer com a redução da temperatura internamente também. Por isso, nosso organismo alerta o cérebro para a necessidade de consumir alimentos que, em teoria, dão ao corpo mais energia e calor.
O problema com esses alimentos que o corpo precisa e o cérebro “pede” é que, em geral, além do calor e da energia necessária para manter a temperatura corpórea, eles também trazem aquelas gordurinhas indesejadas. Então, como evitar ganhar peso no outono?
Existem algumas maneiras de “enganar” nosso cérebro e dar ao nosso corpo a energia e calor necessários para nos manter aquecidos durante as estações frias do ano. E isso adotando somente algumas dicas bem simples, como estas 5 a seguir:
Nós sabemos que durante os dias mais frios é mais difícil acordar pela manhã. Este é o famoso “chamado do cobertor”, que nos faz ficar na cama até mais tarde e protelar o início da nossa rotina diária o máximo possível. Porém, é importante que sejamos fortes do que ele.
Manter a rotina de exercícios durante o outono nos trará bons resultados no verão, quando o corpo está mais exposto.
Então, acorde pela manhã no horário de costume, comece seu dia e mantenha sua rotina de exercícios físicos. Se você é fã de práticas ao ar livre, tenha em mente que esse será mais um desafio a superar, mas não o use como desculpa. Procure alternativas!
Para aqueles dias em que estiver mais frio ou chovendo, separamos uma série de exercícios de ioga para fazer em casa.
Por causa do calor do verão tendemos a achar que só nessa época devemos nos manter hidratados, mas isso não é verdade. Afinal, sem a água, nosso corpo não consegue processar os alimentos corretamente, prejudicando a eliminação dos resíduos.
Nosso corpo consome muita água tentando nos manter aquecidos durante os dias frios, então é importante que ele esteja sempre bem hidratado. Suamos menos, mas continuamos perdendo água de outras maneiras.
Você já notou quantas vezes vamos ao banheiro nesta época? Se não fizermos a reposição dessa água, podemos sofrer com a desidratação, aquela mesma que nos assombra no verão.
A água ajuda a eliminar as toxinas, a regular nossa temperatura, a não ganhar peso e em inúmeras outras tarefas durante os meses frios, inclusive manter a integridade da pele, que tende a ficar mais seca nesta época do ano. Por isso, mantenha-se hidratada!
Há muitos estudos que comprovam os benefícios dos alimentos integrais na nossa alimentação. Eles são mais nutritivos e nos dão uma sensação maior de saciedade devido ao seu alto conteúdo de fibras, o que também ajuda no melhor funcionamento do intestino.
Então, o que podemos fazer é optar por versões mais saudáveis desses pratos mais comuns no frio, inserindo a farinha integral através de algumas adaptações na nossa alimentação diária. Não é tão complicado, basta estar atenta e não deixar seus instintos falarem mais alto.
Aquele tentador risoto de gorgonzola, por exemplo, pode se transformar em um risoto integral com molho funghi. Esta é uma opção mais magra da comida típica dos dias frios que vai te dar a mesma sensação de uma refeição quente e encorpada que o cérebro “diz” que você precisa.
Um penne aos quatro queijos pode ser substituído por um penne integral com molho de tomate ou pesto. Se for muito importante que o molho seja branco, faça uma versão “falsa” utilizando creme de couve-flor, por exemplo – mais um jeito de enganar seu cérebro.
Saladas são a cara do verão e muitas vezes não nos apetecem justamente por sua característica refrescante. Porém, é preciso continuar consumindo muitos vegetais para evitar ganhar peso no outono.
Uma das formas de fazer isso é investindo nas verduras e nos legume refogados ou cozidos. Faça uma mistura bem colorida e escolha algumas folhas como a couve ou o espinafre, que podem ser refogados. Essa será a sua salada quente de outono!
Escolha também alguns legumes que você possa cozinhar e comer ainda quentinhos junto das verduras refogadas. O importante é não abdicar desses alimentos. Você também pode adicionar brotos vegetais na sua dieta.
Consuma sopas de legumes com proteínas magras ou creme de legumes. Essas opções são nutritivas e podem ser pouco calóricas se você substituir ingredientes como batata e carne gordurosa por cenoura e frango, por exemplo.
É importante não abusar de acompanhamentos como torradas e pães, mas se pra você eles são essenciais, recorra às versões integrais desses alimentos.
Se assim como a maioria das pessoas você não consegue ter aquela vontade de comer frutas frescas no outono e acaba por ceder às sobremesas mais calóricas, a dica é tornar os alimentos naturais mais atrativos para os dias frios.
Para isso, consuma frutas que possam ser aquecidas ou assadas, como abacaxi, banana, maçã e pera. Você ainda pode dar um toque especial com um pouco de canela em pó, que é termogênica e ajuda a ativar o metabolismo.
Lembre-se de que a fome aumentada é apenas um “truque” do seu cérebro para compensar a queda na temperatura. Para não ganhar peso, é preciso ser mais “esperta” do que ele e encontrar alternativas para manter uma dieta saudável e a prática de exercícios físicos.
Você também tem alguma dica para driblar o frio e manter a forma? Conte para nós nos comentários!
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.