Você sabia que reduzir a quantidade de sal nas refeições pode trazer uma série de benefícios para sua saúde? Listamos neste artigo os principais benefícios!
Já sabemos desde a época de escola que o sódio faz parte dos minerais importantes para nossa saúde, pois auxilia no equilíbrio do corpo, além de conseguir realçar os pratos e deixá-los muito mais deliciosos, mas você sabia que o excesso de sódio pode ser perigoso? O consumo em excesso do sal pode trazer doenças cardiovasculares como infarto, derrame e pressão alta, por exemplo. O sódio anda na mira das organizações de saúde e já preocupa muitos profissionais da área. Uma pesquisa realizada na Inglaterra entre 2004 e 2011 mostrou que a redução de 15% do sal no consumo diário pode diminuir em até 40% as chances de desenvolver doenças cardíacas ou sofrer derrames.
O brasileiro consome cerca de 14 gramas de sal diariamente, um valor muito além do considerado aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que declara que o limite saudável de sódio por dia deve ser de apenas 6 gramas, ou seja, em torno de 2 gramas de sódio. Mas, calma! O sal é extremamente saudável se consumido moderadamente, por isso não vai querer parar de comer sal, hein? O melhor mesmo é comer de forma moderada ou consultar um(a) nutricionista para saber qual é a quantidade ideal para seu organismo. Consumindo com moderação, o sal só trará benefícios. Separamos abaixo os principais benefícios obtidos através da redução da ingestão de sal.
1. Desincha o corpo
O consumo excessivo de sal pode deixar o corpo mais inchado. Quando o consumo é muito alto, quem se encarrega de eliminar esse excesso são os rins. Porém, quando isso ultrapassa os limites e nem eles conseguem dar conta, a situação fica descontrolada. O sódio acaba roubando o líquido de nossas células e o aumento do fluido circulante pelo corpo causa a retenção de líquidos.
2. Baixa a pressão alta
Esse problema é um dos mais comuns detectados na população e, em geral, é exatamente o que faz a pessoa procurar por ajuda médica. O sódio é um estimulante para o sistema nervoso e causa vasoconstrição, elevando a pressão arterial. Como soubemos acima, o sódio em excesso aumenta o líquido do corpo – incluindo no sangue – e o volume sanguíneo é consequentemente elevado, pressionando a parede de nossas artérias à medida que é distribuído ao longo de nosso corpo.
3. Diminui os riscos de osteoporose
O consumo desmoderado de sal reduz a densidade dos ossos, contribuindo para que eles percam sua força e resistência. Este mineral também pode acabar restringindo nosso organismo de absorver o cálcio presente nos alimentos, que é importantíssimo para a manutenção da saúde dos ossos.
4. Diminui os riscos de insuficiência renal e pedra nos rins
Para quem não sabe, a função de nossos rins é servir como um filtro para o sangue, removendo todas as substâncias tóxicas e excesso de líquidos do nosso organismo, que mais tarde se transformarão em urina. Quando o consumo de sal é muito alto, os rins não dão conta e começam a ficar sobrecarregados, ficando enfraquecidos e vulneráveis à retenção de cálcio, uma vez que não conseguem mais absorve-lo. Apesar de não ser o único causador, o sódio tem a maior parte da responsabilidade pela formação de pedra nos rins, com mais de 55% de contribuição.
5. Reduz a frequência das dores de cabeça
A dor de cabeça também é causada pelo alto consumo de sódio, mas ela aparece basicamente como resultado da retenção de líquidos ou da hipertensão arterial. Sendo assim, diminuindo o consumo de sal, você não só previne uma série de doenças, mas também evita os variados reflexos delas.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.