A escolha do profissional para realizar procedimentos estéticos influencia diretamente na sua segurança e nos resultados alcançados
A cada ano cresce a busca por procedimentos que melhorem a aparência corporal e facial de homens e mulheres, que desejam rejuvenescer o rosto e ter um corpo escultural, principalmente no verão.
Da mesma forma, o mercado tem crescido cada vez mais, com ofertas de todos os tipos, prometendo resultados rápidos a preços atraentes, que agradam os olhos e bolso dos consumidores.
No entanto, por trás dessas promessas, há o risco eminente de encontrar um profissional não qualificado para realizar tais procedimentos.
Como resultado, o cliente é exposto aos riscos de cirurgia plástica mal realizada, procedimentos feitos em locais e condições de higiene não adequadas e que podem levá-los à graves consequências.
A falta de preparo e qualificação profissional oferece diversos riscos para os pacientes que deixam-se levar pelas tentadoras promessas de resolução rápida para insatisfações estéticas.
O uso de substâncias como o PMMA, hidrogel e até mesmo o botox, quando administrados de maneira incorreta e imprudente, podem acarretar em complicações graves e, em alguns casos, levar a vítima ao óbito.
Diariamente, profissionais recebem em seus consultórios casos de pessoas que foram lesadas ao realizar procedimentos com falsos médicos ou médicos não capacitados, buscando ajuda para a situação.
Dentre os riscos mais comuns, podemos destacar as seguintes ocorrências:
Além desses riscos, há muitos outros problemas associados à realização de um procedimento com um profissional não qualificado.
Resultados artificiais ou incompatíveis com o esperado pelo paciente, cicatrizes hipertróficas – com aspecto alargado, espesso e em alguns casos, dolorida – e até mesmo uma piora na aparência do paciente.
Para evitar cair nas mãos de profissionais incapacitados, é necessário tomar alguns cuidados antes de realizar qualquer procedimento, sendo ele cirúrgico ou não. Confira as dicas.
Cirurgias plásticas e procedimentos estéticos seguros requerem bons profissionais e a utilização de produtos de qualidade, em um ambiente completamente higienizado e infraestrutura completa e tudo isso tem um custo.
A dica aqui é lembrar que não existe milagre. Todo bom profissional precisa estar sempre em atualização e todos estes fatores influenciam diretamente no preço final cobrado ao cliente.
Portanto, sempre que houver um preço praticado muito abaixo do mercado ou que ofereça condições no mínimo suspeitas, desconfie.
A recomendação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica é que toda e qualquer realização de procedimentos estéticos (cirúrgicos ou não) ou dermatológicos sejam conduzidas apenas por um médico, de preferência com título de especialista reconhecido.
Utilize a internet e pesquise sobre a formação do profissional em questão e a reputação da clínica, bem como avaliação de outros clientes sobre os procedimentos realizados no local.
Tire todas as suas dúvidas antes de submeter-se a qualquer intervenção estética. Saiba quais substâncias serão utilizadas, qual a técnica escolhida, marca dos produtos e outras informações importantes, como efeitos colaterais e complicações.
Vale lembrar que, embora existam riscos de cirurgia plástica e outros procedimentos, a escolha do profissional é um fator determinante para alcançar bons resultados e minimizar os perigos.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.