(11) 3285-6412Segunda a Sexta-Feira das 10h às 19h
retornar
Entenda tudo sobre a cirurgia da rinoplastia

Rinoplastia: curiosidades e etapas do procedimento

Conheça mais a fundo a técnica utilizada na rinoplastia e as curiosidades do procedimento

A rinoplastia é considerada uma cirurgia plástica de pequeno porte e com baixo risco de consequências negativas à saúde do paciente. 

Indicada para homens e mulheres, esta cirurgia procura remodelar o nariz a partir de modificações pontuais tanto na estrutura óssea da região, quanto na cartilagem nasal. 

As motivações podem ser diversas, focando na aparência estética, em deformidades naturais ou, até mesmo, por indicação médica para quem possui dificuldade respiratória ou desvio de septo, por exemplo.

A partir desse procedimento, é possível diminuir a largura do osso nasal, modificar o posicionamento da ponta do nariz, alterar o contorno do perfil nasal, reduzir o tamanho e inserir pequenos enxertos específicos para a harmonização facial. 

Você sabia que a rinoplastia é uma prática que vem sendo desenvolvida desde o início do século 20? As evoluções ocorridas durante este período conseguiram ampliar ainda mais os seus objetivos, resultados e segurança. 

Principais curiosidades do procedimento

A rinoplastia é considerada uma das intervenções cirúrgicas com objetivos estéticos mais procuradas no Brasil, estando em 7º lugar! 

Como dito anteriormente, o desenvolvimento desta técnica vem acontecendo desde o início do século 20. Mas os registros de modificações estéticas no nariz são muito anteriores a esta data.

No Egito Antigo, 2.500 a.C, já havia médicos que faziam reparos no contorno nasal da população mais influente da sociedade.

Na última década ocorreu um aumento expressivo na procura pela cirurgia, principalmente entre 13 e 18 anos. Com 141% de crescimento na realização deste tipo de intervenção, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). 

As cicatrizes deixadas são imperceptíveis, sendo considerado o procedimento estético com benefícios e menor interferência na aparência da pele após a sua total cicatrização. 

Em casos de complicação, cremes com corticóide já são suficientes para a melhora estética da região.

Como é realizada a rinoplastia?

Como funciona o procedimento da rinoplastia

A anestesia aplicada para este procedimento é a anestesia geral. Normalmente feita através de bombas de infusão, já que facilita o retorno e a recuperação do paciente. 

Feito isso, a cirurgiã plástica escolhida para a realização da rinoplastia irá iniciar a cirurgia fazendo incisões no nariz de acordo com o objetivo principal de cada paciente. Cada profissional irá identificar a melhor técnica de acordo com as vontades e objetivos do paciente.

Técnica aberta e técnica fechada

No primeiro caso, as incisões e modificações estruturais acontecem a partir da columela nasal (região cartilaginosa localizada entre as duas fossas nasais). 

Já na rinoplastia fechada, as incisões são feitas na parte interior do nariz, sem a necessidade de haver um deslocamento da pele da região durante a cirurgia. 

Feitas as alterações, os cortes são suturados e a tala nasal é colocada para auxiliar na fixação da nova estrutura do nariz.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.



Deixe seu contato


Leia Também

Carregando...

Assine nossa newsletter

Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.

whatsapp