Conheça as indicações e riscos da rinomodelação com fios de PDO, além da importância de um cirurgião plástico qualificado para segurança do tratamento
A rinomodelação com fios de PDO é uma nova opção de tratamento estético facial indicado principalmente para correção da ponta nasal, deixando-a mais empinada.
Apesar dessa recomendação, antes de optar pela técnica é preciso informar-se sobre os riscos da rinomodelação com fios de PDO e conversar com um cirurgião plástico de confiança sobre os prós e contras da opção. Saiba mais a seguir!
A rinomodelação com fios de PDO é uma técnica recente que une duas abordagens que já vinham se consolidando entre os tratamentos estéticos: a rinomodelação e o lifting facial não cirúrgico.
A rinomodelação é majoritariamente realizada com ácido hialurônico e, em alguns casos, com PMMA. No tratamento, a substância é aplicada com um micro cânula e permite fazer alterações sutis na estética nasal.
O procedimento com ácido hialurônico promove a retenção de moléculas de água no local da aplicação, sendo indicado para corrigir pequenas assimetrias, aumentar o volume nasal ou alterar a proeminência da ponta.
Já o PDO é usado no lifting facial com fios de PDO (polidioxanona). Nesse tratamento de rejuvenescimento facial, a substância em fios é aplicada no tecido subcutâneo com auxílio de uma agulha, criando uma rede abaixo da pele.
A tração dos fios de PDO promove o efeito lifting e enquanto a substância é absorvida pelo organismo ela estimula a produção de colágeno, deixando a pele mais elástica.
Já nesta técnica de rinomodelação, o composto é usado para promover uma tração da ponta do nariz para alterar a angulação, deixando-a mais empinada.
A técnica também pode ser usada para amenizar as narinas dilatadas, reduzindo as asas nasais.
A rinomodelação com fios de PDO é uma técnica nova, com poucos estudos que comprovem a segurança e eficácia do método, o que demanda maior atenção da paciente interessada.
Devido à novidade, é fundamental que a técnica seja executada por um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o que reduz as chances de erros e problemas na execução do procedimento.
Apesar disso, é importante que a paciente esteja consciente que existem riscos relacionados à técnica, como:
A duração da rinomodelação com fios de PDO é de cerca de um ano, sendo necessário refazer o tratamento após esse período.
Dessa forma, a paciente deve avaliar se os riscos da rinomodelação com fios de PDO compensam a realização do tratamento.
Para pacientes incomodados com a projeção da ponta nasal, a rinoplastia, que é a cirurgia plástica do nariz, pode ser a opção mais adequada, garantindo um resultado definitivo.
Além disso, apenas um cirurgião plástico de confiança poderá verificar se o tratamento com esta técnica é apropriado para o caso. Agende sua consulta e saiba mais!
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.