(11) 3285-6412Segunda a Sexta-Feira das 10h às 19h
retornar

Tudo o que a Reflexologia pode trazer de benefícios

Por meio da massagem nos pés, a reflexologia consegue melhorar as funções de todo o nosso organismo

A medicina chinesa contém uma grande variedade de técnicas milenares com efeitos benéficos para o nosso organismo e a nossa mente. Uma dessas terapias é a reflexologia, uma técnica de massagem que busca reequilibrar nossos órgãos e sistemas.

Essa técnica pode ser feita por fisioterapeutas e acupunturistas, que promovem um estímulo em pontos específicos do corpo, conhecidos como plexos nervosos. Esses pontos podem se localizar nas mãos, nariz, crânio e orelhas, mas os mais utilizados estão nos pés e nas pernas.

Dessa forma, a reflexologia podal é a técnica mais utilizada. Ela consiste na massagem e compressão de diversos pontos localizados nos pés, os quais estão relacionados a outros órgãos, como fígado, rins, ovários, estômago etc.

Com a estimulação dos pontos reflexos, é possível corrigir os desequilíbrios que podem originar dores, tensões e disfunções, além de problemas emocionais. Vamos conhecer mais sobre essa técnica.

Como é a sessão de reflexologia

A sessão se inicia com uma avaliação que considera as queixas trazidas pelo paciente. Em seguida, o fisioterapeuta vai examinar os pontos reflexos nos pés do paciente para identificar quais precisam ser estimulados e reequilibrados.

Com base nessas informações, será elaborado um plano de tratamento com sessões geralmente semanais, que podem durar de 30 a 60 minutos.

O paciente será direcionado para uma cadeira e ficará com as pernas elevadas, ou então ele poderá ficar deitado em uma maca. Em geral, o paciente fica totalmente vestido, com exceção dos calçados e das meias.

O reflexologista poderá aplicar algum produto que facilite a massagem, como um óleo ou creme, que também costuma ter aromas que propiciam o relaxamento. Será feita uma massagem leve e, depois, o terapeuta começará a estimular os pontos reflexos.

Cada um dos nossos pés contém pontos correspondentes a órgãos diferentes, por isso a massagem não é simétrica nos dois lados.

Benefícios da reflexologia

Como nossos pés apresentam pontos reflexos relacionados a diversos órgãos, as disfunções que podem ser tratadas por meio da reflexologia são inúmeras. Conheça seus principais benefícios:

Relaxamento

O primeiro efeito da reflexologia é o relaxamento local, aliviando dores e tensões nas pernas e pés que podem ser causadas por exercícios físicos, uso de salto alto ou outros fatores.

Esse relaxamento costuma se estender para o restante do corpo, promovendo uma sensação de calma e bem estar para o paciente.

Reforço do sistema imunológico

A reflexologia ajuda a reequilibrar as nossas defesas, fortalecendo o organismo contra as doenças infecciosas. Além disso, essa técnica também é capaz de revelar doenças em seus estágios iniciais.

Isso permite que sejam tomadas as medidas necessárias para tratá-las de forma precoce, evitando que elas se instalem por completo.

Benefícios para a circulação sanguínea

Ao estimular a circulação sanguínea, essa terapia promove um aumento da oxigenação dos tecidos, favorecendo também o aporte de nutrientes para vários órgãos. Em consequência, também ocorre uma melhora na eliminação das toxinas.

Tratamento da ansiedade e outros problemas emocionais

A reflexologia trabalha com o reequilíbrio de todo o organismo, incluindo a mente. Ao promover uma abertura dos canais de energia, ela favorece a revitalização do paciente. Dessa forma, ocorre uma melhora das funções mentais e diminuição da ansiedade.

Com isso, ao termos nossos pensamentos organizados de forma mais clara, recebemos uma ajuda para lidar com problemas emocionais, tensões e emoções indesejadas. Isso tudo ajuda a reequilibrar a saúde mental.

Alívio das dores

Os pontos reflexos localizados nos pés se relacionam com órgãos como ouvido, pescoço, ombros, coluna e nervo ciático. Por isso, a reflexologia é indicada para o alívio de dores  e desconfortos dos mais diversos tipos.

Dessa forma, é possível obter alívio para dores na coluna, dor ciática, dores musculares, torcicolo, dor de garganta, dor de cabeça e dor de estômago.

Funcionamento do sistema gastrointestinal

Além de aliviar dores no estômago, a reflexologia pode atuar sobre todo o sistema gastrointestinal, oferecendo alívio para outras condições, como azia, gastrite, má digestão e prisão de ventre.

Ao melhorar o funcionamento desse sistema como um todo, essa técnica terapêutica favorece a eliminação de resíduos e toxinas, ajudando o corpo a se livrar de substâncias indesejadas.

Alívio dos sintomas e prevenção de doenças inflamatórias

Doenças de origem inflamatória, como a rinite, sinusite, cistite e amidalite, também podem ter seus sintomas aliviados por meio da estimulação dos pontos reflexos nos pés. Além disso, para pacientes que apresentam condições crônicas, é possível prevenir novos episódios da doença.

Benefícios para o sistema reprodutivo

A reflexologia pode estimular pontos reflexos relacionados aos órgãos e glândulas do sistema reprodutivo.

Em consequência, ela oferece benefícios a disfunções como cólicas menstruais, tensão pré-menstrual, síndrome do ovário policístico e sintomas da menopausa, como ondas de calor. Para os homens, essa terapia pode tratar problemas de impotência sexual.

Existe alguma contraindicação para a reflexologia?

Mesmo sendo uma terapia alternativa originada na medicina chinesa, a reflexologia necessita de alguns cuidados, devendo-se observar as suas contraindicações.

Dessa forma, ela não pode ser feita em mulheres grávidas até o 3º mês de gestação e em pacientes que apresentem feridas ou inflamações nos pés, trombose, tromboflebite, diabetes descompensada e inflamação aguda.

Por fim, é importante sempre conversar com o seu médico antes de iniciar qualquer tratamento, e jamais fazer substituições por conta própria. A reflexologia pode ser uma excelente terapia complementar, mas sempre seguindo as orientações médicas.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.


Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Especialista em abdominoplastia e ninfoplastia

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Especialista em abdominoplastia e ninfoplastia

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG


Deixe seu contato


Leia Também

Carregando...

Assine nossa newsletter

Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.

whatsapp