(11) 3285-6412Segunda a Sexta-Feira das 10h às 19h
retornar
Recuperação Saudável Cirurgia

Recuperação após a cirurgia plástica

Saiba como seguir as regras ditas pelo cirurgião sem comprometer os resultados da operação

A primeira coisa que os médicos avisam ao paciente é que ele precisa ficar distante da rotina para ter benefícios durante a recuperação após a cirurgia plástica. Isso começa no pós-operatório, onde o profissional lhe dirá algumas regrinhas que podem ser muito chatas de serem seguidas, mas que propiciarão o retorno mais rápido aos afazeres e, claro, garantirá que os resultados alcancem os objetivos desejados. Ficar de repouso em casa, visitar o consultório e sentir o corpo dolorido são alguns desafios que deverão ser enfrentados com paciência.

A alimentação saudável é a base para garantir a recuperação do paciente. O corpo dele ficará um tempinho inchado e dolorido, mas isso depende do tipo de cirurgia que foi realizada. Nos casos da abdominoplastia e da lipoaspiração, por exemplo, os médicos indicam no decorrer do pós-operatório sessões de drenagem linfática e o uso de cintas modeladoras (ou malhas de compressão) que mantêm a pele protegida e sem hematomas. Atrelado a esses itens, exige-se a dieta balanceada, tudo para que haja uma recuperação após a cirurgia plástica satisfatória.

Cheque o que se põe no prato e procure alimentos que eliminem a sensação de inchaço e que mantenham a atividade intestinal ativa, pois ela pode ficar desregulada por causa do período de repouso. Invista em sucos naturais a base de frutas diuréticas como melancia, melão e abacaxi. Iogurtes, ovos, abacate, cenoura, beterraba e cenoura são alguns exemplos que não podem faltar na geladeira. Fuja das frituras e dos doces! Claro que não é preciso vetá-los para sempre, mas diminua nesse período, pois eles são ricos em açúcar e gordura.

Os inchaços são um dilema e o recomendado é evitar alimentos ricos em sal, ainda mais se a cirurgia for realizada no verão. O calor pode não ser a época apropriada para um procedimento estético por conta dos desconfortos do pós-operatório e por comprometer a cicatrização se o paciente ficar muito exposto aos raios solares. Se não há outro período para fazer a operação, fique em lugares ventilados para evitar os incômodos e faça uma dieta regrada.

É importante que haja uma conversa com o médico para você ficar por dentro das restrições e das limitações da cirurgia plástica desejada. Acima de tudo, planeje-a bem, desde o pré até o pós-operatório para que não ocorram momentos de estresse. Se você costuma praticar exercícios físicos, tenha foco para não quebrar os dias de repouso. Voltar às atividades antes do tempo pode criar hematomas, prejudicar a cicatrização e fazer com que ocorram problemas que podem até requerer uma nova cirurgia.

Não se esqueça de consultar a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.



Deixe seu contato


Leia Também

Carregando...

Assine nossa newsletter

Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.

whatsapp