Problema de queda de cabelo pode acometer tanto a população masculina, quanto a feminina – ainda que os homens sejam os mais afetados. Queda de cabelo: 7 fatores que contribuem para esse problema.
E é muito importante falarmos sobre o assunto, uma vez que o cabelo possui uma função essencial no organismo. Trata-se de proteger o couro cabeludo e outras estruturas da região de fatores como, por exemplo, a radiação ultravioleta, o frio, o calor e a poluição.
Contudo, além dessa função de proteção, os fios também têm uma forte relação com a autoestima. Em outras palavras, para muitas pessoas a queda de cabelo pode se tornar um problema que afeta o bem-estar e, até mesmo, qualidade de vida.
Se você sofre com a queda de cabelo e sente incômodo com isso, precisa conhecer os fatores que influenciam para a ocorrência dessa situação. Elencamos alguns deles a seguir, acompanhe!
A queda dos fios não acontece por acaso — dentre as razões para o problema, estão:
Você já deve ter ouvido falar que os hábitos alimentares interferem na saúde e na aparência da pele, das unhas e dos cabelos. E isso acontece, justamente, porque a falta de algumas vitaminas, como as vitaminas do complexo B, e as vitaminas C e E, influenciam nesse sentido.
No caso dos cabelos, esse tipo de deficiência alimentar pode gerar o enfraquecimento e a queda acentuada dos fios.
No entanto, o consumo excessivo de alguns nutrientes também leva à perda dos fios de cabelo. Aqui entram, por exemplo, o consumo exagerado de alimentos ricos em selênio e vitamina A.
Os pesquisadores acreditam que a nicotina e outras substâncias tóxicas do cigarro, acumuladas ao longo do anos, são capazes de degenerar os folículos capilares presentes no couro cabeludo (que são responsáveis pela produção e crescimento do cabelo) e enfraquecer os fios.
As bebidas alcoólicas, por sua vez, exercem uma ação indireta em termos de queda de cabelo. Já que podem causar efeitos no corpo, como desidratação e déficits nutricionais.
A prática excessiva de procedimentos químicos (como progressivas, tinturas, dentre outras) e o uso de produtos de má qualidade (até mesmo fórmulas tonalizantes e shampoos) podem danificar gravemente os fios (causar corte químico, por exemplo), bem com o crescimento deles.
Além disso, quando são feitos procedimentos químicos nos cabelos, a atenção e os cuidados com eles no pós procedimento precisam ser redobrados.
Outros exemplos de fatores externos que interferem na saúde dos fios são o uso excessivo do secador e da chapinha, lavar a cabeça com água muito quente e dormir com o cabelo molhado.
Embora remédios sejam usados para tratar problemas de saúde, alguns deles podem causar efeitos colaterais, dentre eles, a queda de cabelo. Inclusive, muitos podem interromper o funcionamento normal dos folículos capilares.
Anticoagulantes, anticonvulsivantes, anti-hipertensivos e antidepressivos são alguns exemplos nesse sentido.
A queda de cabelo também pode estar ligada a diversas doenças ou problemas de saúde, como anemia, dermatite, problemas intestinais, tireoide, doenças renais crônicas, etc. Isso só ratifica a importância de que, caso a queda dos fios seja acentuada e recorrente, seja realizada uma investigação profunda para descobrir a verdadeira raiz do problema.
Fatores emocionais, como o estresse, a ansiedade e a depressão, por exemplo, também estão entre aqueles que podem ser os responsáveis pela perda dos fios.
O cansaço físico e emocional pode desencadear problemas como a inflamação do bulbo capilar (raiz do cabelo); a liberação excessiva de sebo (seborreia); o mau desenvolvimento dos folículos capilares; dentre outros.
Por isso, é muito importante os cuidados com a saúde mental e a prática de exercícios que aliviam o estresse.
Há, ainda, quem tenha predisposição genética para a queda de cabelos ou para a calvície. O fato de algumas pessoas da família sofrerem com a calvície não garante que ela se manifestará em todos os integrantes, mas acende um alerta.
Como vimos, além do fator genético, existem outros fatores que podem levar à queda de cabelo acentuada. E para resolver ou minimizar esse problema, é preciso mudar os hábitos e tomar todas as providências necessárias para cuidar bem da saúde.
Além disso, para manter os fios fortes, saudáveis e bonitos, é preciso dedicar uma atenção diária a eles, com cuidados básicos. Tais como:
No entanto, no caso da genética ou se mesmo com todos os cuidados, alguma outra causa ainda levar à queda acentuada dos cabelos, existem soluções estéticas para o problema. Dentre elas, está o chamado transplante capilar! Queda de cabelo: 7 fatores que contribuem para esse problema.
A técnica é um procedimento cirúrgico pouco invasivo que promove o crescimento natural dos cabelos. Isso porque é feita a implantação de folículos no couro cabeludo do paciente (extraídos de outras regiões do próprio couro cabeludo do paciente), nas áreas calvas ou com poucos fios.
Gostou deste conteúdo? Quer ficar por dentro de mais assuntos envolvendo autoestima, saúde e bem-estar? Então, acompanhe sobre Transplante Capilar, onde você encontra diversas leituras desse tipo. Aproveite!
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.