Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo e pronto.
Conhecer quais os sintomas da menopausa e climatério ajuda mulher a lidar com essa fase e buscar ajuda especializada se necessária. Saiba mais!
Entender quais os sintomas da menopausa e quando essa nova fase tem início é importante para que a mulher conheça o próprio corpo e busque ajuda profissional, se necessário.
A menopausa é um processo natural que não precisa e nem deve ser patologizado uma vez que vai acontecer com todas as mulheres. Entenda mais a seguir!
Antes de falarmos sobre quais os sintomas da menopausa é preciso entender melhor esse período.
A menopausa consiste na última menstruação da mulher, marcando, de forma definitiva, o encerramento da vida fértil e dos ciclos menstruais. No Brasil, ela costuma ocorrer entre 45 e 55 anos, em média.
O período que antecede a menopausa é chamado de climatério, consistindo na fase de declínio da função ovariana e transição entre a fase reprodutiva e não-reprodutiva da mulher.
Assim, quando falamos em sintomas iniciais da menopausa, na verdade, são os que antecedem essa fase e caracterizam o climatério.
A menopausa tende a acontecer anos após o início do climatério, mas as fases apresentam sintomas semelhantes decorrentes da redução dos hormônios femininos.
Quando a mulher fica 12 meses ou mais sem nenhum ciclo menstrual, é oficializada a menopausa e, muito provavelmente, não voltará a menstruar. Por isso, é importante saber sobre os mitos e verdades sobre menopausa.
Conhecer quais os sintomas da menopausa ajuda a mulher a identificar essa transição da fertilidade.
Acompanhar as mudanças do próprio corpo é importante à saúde, verificando os sintomas e quando há necessidade de intervenção médica, e também para garantir um melhor bem-estar nessa fase tão importante.
Reconhecendo quais os sintomas da menopausa, a recomendação é que a mulher faça acompanhamento ginecológico regular e mantenha seus exames médicos em dia, incluindo Papanicolau e mamografia.
Como afirmamos anteriormente, o climatério e a menopausa não são patologias, de forma que não precisa de tratamento, ainda que o acompanhamento ginecológico seja recomendado.
O que pode ocorrer, entretanto, é a indicação pela reposição hormonal com estrogênio e/ou progesterona em mulheres com menopausa precoce (antes dos 40 anos de idade) ou que apresentam sintomas intensos e que comprometem a qualidade de vida.
A reposição hormonal também pode ser indicada para mulheres com tendência a doenças ósseas, como a osteoporose.
Apesar disso, apenas o médico responsável poderá fazer a indicação desse tipo de tratamento, definindo duração, via de reposição, hormônio usado, etc. a partir das particularidades do caso.
Para manter a qualidade de vida no climatério e menopausa, a indicação é que a mulher mantenha uma alimentação saudável, busque fazer exercícios físicos regulares e adote uma rotina de higiene do sono para prevenir a insônia.
Além disso, com as alterações cutâneas é comum buscar por procedimentos estéticos faciais na menopausa, o que pode ser considerado por aquelas que observam a queda da qualidade da pele associada à menopausa.
Portanto, conhecer quais os sintomas da menopausa e climatério e como lidar com essa fase é fundamental para que a mulher mantenha sua qualidade de vida e bem-estar.
Anúncio – Clique no Banner abaixo
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.