Que mulher é um ser eternamente insatisfeito com seu próprio corpo não é novidade. Mas desde que as próteses de mama chegaram ao mercado ficou muito mais fácil ter os seios dos sonhos. Apesar disso, vários aspectos do procedimento precisam ser analisados com responsabilidade.
Desde a escolha correta da prótese até os cuidados com o pós-operatório. Quem tem receio que os implantes de silicone possam aumentar o risco de câncer de mama. Doença autoimune ou distúrbios do tecido conjuntivo pode dormir sossegada: não há evidências significativas neste sentido.
Aprovados pelo Food and Drug Administration (FDA) desde 2006. Os implantes são conchas de elastômero preenchidas com gel de silicone e têm diversos modelos, que variam entre tamanho, formato e textura. A escolha do tipo ideal deve se basear em vários fatores. Como estilo de vida, silhueta corporal, a aparência desejada e ainda a quantidade de tecido mamário.
A colocação das próteses pode ser feita por incisão na auréola, nas axilas ou abaixo dos seios, e o procedimento costuma durar cerca de uma hora. As próteses de mama são colocadas na frente ou atrás do músculo, de acordo como biótipo da paciente.
As cicatrizes dependerão do local da incisão e tendem a desaparecer rapidinho desde que observadas as recomendações de pós-operatório. No primeiro mês após a cirurgia a cicatriz fica mais visível e os pontos podem dar algum tipo de reação.
Mas daí até o 12º mês a pele vai naturalmente ficando mais espessa e mudando da cor vermelha para a marrom – que clareará depois de um ano. Daí até o 18º mês a pele clareará e a cicatriz deve tomar seu aspecto definitivo. A mamoplastia de aumento é hoje a cirurgia plástica mais estética mais realizada em todo o Brasil, à frente mesmo da lipoaspiração.
Para que o resultado seja o esperado, no entanto, é precisos seguir as recomendações do pós-operatório. Usar sutiã cirúrgico de mobilização nos primeiros 30 dias. Período em que deve-se evitar pegar peso. Fazer movimentos bruscos com os braços e fazer drenagem linfática.
Quem engravidou ou pensa em engravidar pode ficar tranquila, o resultado não será comprometido a menos que haja muito ganho de peso durante a gestação – e a amamentação também não é prejudicada. Apesar de não haver ainda próteses de mama definitivas, elas duram bastante tempo e só precisarão ser trocadas se perderem a integridade ou houver comprometimento significante do contorno.
Você também pode gostar de: Descubra como a prótese mamária vai aumentar sua autoestima
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.