A cirurgia para aumentar os seios com próteses de silicone é bastante comum, ficando entre as mais realizadas pelos cirurgiões plásticos brasileiros. Da mesma forma que acontece com as mamas, também é possível colocar próteses de glúteo para aumentar o bumbum.
A gluteoplastia, como é chamada a cirurgia para a colocação dos implantes nos glúteos, é indicada para homens e mulheres que desejem aumentar ou modificar o contorno dessa parte do corpo.
Em geral, ela é recomendada para pessoas que têm o bumbum naturalmente pequeno, desproporcional ao restante do corpo, com perfil achatado ou que apresenta flacidez.
Se você está pensando em fazer essa cirurgia, aproveite para tirar suas dúvidas e conhecer mais sobre esse procedimento:
O tamanho das próteses de glúteo depende principalmente da vontade do paciente, mas também devem ser considerar as orientações médicas sobre qual volume terá um melhor resultado estético.
O formato e as proporções do corpo do paciente são fatores que precisam ser levados em consideração na hora de escolher o tamanho da prótese, pois o mesmo volume pode ficar pequeno para um paciente e grande demais para outro.
Sim. Da mesma forma que os implantes que são colocados nas mamas, as próteses de glúteo também apresentam perfis diferentes, como os redondos e os ovais.
Em geral, pacientes que têm o quadril mais largo preferem próteses com o perfil redondo, enquanto aqueles com quadril mais estreito preferem o perfil oval.
As próteses de glúteo podem ser inseridas com anestesia raqui, peridural ou geral, dependendo das características do paciente e do que o cirurgião plástico considerar mais seguro.
O procedimento cirúrgico em si dura de 90 a 120 minutos, mas o paciente permanecerá pelo menos 24 horas internado.
Logo depois do procedimento, o paciente será encaminhado ao quarto, onde ficará internado até o dia seguinte. Nas primeiras 48 horas, ele deverá ficar de barriga para baixo, sem se virar de lado.
O pós-operatório pode apresentar algum nível de dor, que será controlado com o uso de medicamentos prescritos pelo médico. Será necessário utilizar a cinta modeladora por 30 dias.
O dreno costuma ser retirado depois de 2 ou 3 dias, e é depois desse período que o paciente poderá tomar banho completo.
É permitido se sentar uma semana depois da cirurgia, de preferência em superfícies rígidas para manter a coluna ereta e nãosobrecarregar a cicatriz. Recomenda-se que o paciente durma de barriga para baixo por pelo menos 20 dias.
Em geral, recomenda-se um período de repouso de 20 dias, durante o qual o paciente deverá caminhar com passos curtos e lentos. Os exercícios físicos podem ser retomados somente depois da liberação médica, em geral depois de 60 dias.
Sim, toda cirurgia deixa cicatrizes, mas felizmente ela é bastante discreta. A cicatriz costuma ser discreta e ter em torno de 7 cm, ficando localizada no sulco interglúteo, que é a prega natural entre as nádegas.
Existem casos de pacientes com tendência a formar queloide ou cicatrizes hipertróficas, que são impossíveis de prever com 100% de certeza. Se você tem histórico desses problemas, é importante avisar ao médico na consulta inicial.
Se isso acontecer, existem alguns recursos para fazer a correção dessa cicatriz. Porém, é necessário aguardar a época adequada, para que a vermelhidão normal dos primeiros estágios da cicatrização não seja confundida com uma cicatriz inestética.
O paciente já vai sair da sala de cirurgia com um aumento visível no bumbum. Apesar disso, devido ao edema causado pelo acúmulo de líquido, é possível observar melhor o formato cerca de dois meses depois da cirurgia. O resultado definitivo aparece depois de 6 meses.
As próteses de glúteo são feitas de um material bastante resistente e são planejadas para aguentar a pressão de quando o paciente se senta, deita, corre etc.
Esses implantes são mais resistentes do que as próteses de mama e o paciente teria que sofrer um grande trauma para que eles estourassem. Nesse caso, as próteses podem até mesmo atuar como um amortecedor de impacto para os ossos da bacia.
De forma alguma! Embora sejam bastante resistentes, as próteses de mama são projetadas para aguentar as pressões sofridas pelos seios. As próteses de glúteo, por sua vez, são feitas especialmente para suportar os impactos sofridos por essa região.
Não. Pessoas com implantes nos glúteos não podem receber injeções ou vacinas nessa região. Embora a prótese não vá estourar, a agulha vai causar microcortes que podem comprometer a integridade do implante.
Além disso, o medicamento acabaria sendo injetado dentro da prótese, sem fazer o efeito desejado no organismo. Dessa forma, os braços passam a ser a região de preferência para receber injeções ou vacinas.
Sim. A evolução esperada é que o organismo forme uma membra fibrosa fina ao redor do implante, chamada de cápsula. Em alguns casos, porém, pode haver uma rejeição do corpo à prótese, provocando a contratura capsular.
Esse efeito causa dor ao paciente e também muda o formato do bumbum, deixando-o mais enrijecido.
Para colocar próteses de glúteo, você sempre deve buscar um cirurgião plástico de confiança e que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Esse é o profissional que está habilitado a fazer essa cirurgia com as melhores técnicas e tomando os devidos cuidados.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.