Você é uma das pessoas que tem medo da prótese de silicone rompida? Para que você entenda melhor sobre essa possibilidade, separamos algumas informações essenciais a seguir
Pensar na hipótese de prótese de silicone rompida é um medo tanto das mulheres que já fizeram a cirurgia quanto daquelas que pretendem fazer.
Como essa informação não costumada ser muito divulgada e não há tantos estudos científicos a respeito, é comum que existam muitas dúvidas.
Para te ajudar a entender melhor a situação, a clínica da Dra. Luciana Pepino preparou um guia bem completo. Continue a leitura e confira!
Embora a prótese de silicone rompida ocorra normalmente em 10% dos casos nos primeiros meses, e o percentual cai para 1% após os seis meses, existem algumas situações que têm maior potencial de causar este rompimento da prótese.
Para que você identifique melhor quais são essas situações, preparamos a lista abaixo:
Como já destacamos acima, os riscos de rompimento da prótese são mais elevados nos primeiros meses depois da cirurgia. A principal razão é o descumprimento das recomendações do cirurgião plástico, como, por exemplo, se expor a situações de impacto.
Assim, o cuidado redobrado no período inicial de seis meses é essencial, não negligencie!
Infelizmente, acidentes acontecem, por mais cauteloso que seja o motorista. Quando o impacto é muito grande e o choque com o airbag ou a pressão causada pelo cinto de segurança forem muito grandes, pode ocorrer o rompimento.
De mesmo modo que nos acidentes de carro, as quedas decorrentes de prática de esportes, por exemplo, podem romper sua prótese.
Devido a grande pressão nas mamas durante esse exame, a prótese pode vir a romper, apesar de ser extremamente raro.
Como identifico que a prótese rompeu?
A prótese de silicone rompida pode ser identificada através de alguns sinais das mamas, como por exemplo:
Quando há a suspeita de prótese de silicone rompida, o cirurgião plástico responsável pela colocação do silicone deve ser imediatamente acionado.
A partir de então, o médico deverá confirmar se houve realmente o rompimento. Em casos positivos, indica-se a troca da prótese.
Contudo, essa não é uma cirurgia emergencial, uma vez que o gel existente internamente na prótese é altamente coeso e a solução salina que contém não aprese risco à saúde da paciente. Dessa forma, a cirurgia de prótese de silicone é puramente estética.
Diferentemente dos casos em que além do rompimento, o médico também verifica o sangramento interno na mama, que tende a acontecer em casos em que o trauma é mais intenso, o sangue precisa ser drenado com urgência.
Em caso de maiores dúvidas, procure a clínica da Dra. Luciana Pepino para informações adicionais!
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.