Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo e pronto.
Os lipomas são nódulos benignos compostos por células de gordura, mas eles podem trazer alguns incômodos e causar dor. Se este é o seu caso, talvez você já tenha se perguntado quanto custa uma cirurgia de lipoma e como ela é realizada.
Esses nódulos podem formar uma protuberância visível e palpável na pele, sendo semelhantes aos cistos sebáceos – com a diferença de que estes últimos são formados por uma substância chamada sebum.
Lipoma é um tumor benigno cutâneo que se forma pelo acúmulo de células de gordura maduras. Esse tipo de nódulo costuma surgir nos tecidos subdérmicos e subcutâneos e pode aparecer na pele, nas vísceras e nas cavidades por todo o corpo.
Apesar disso, eles são mais comuns nos antebraços, no tronco e no pescoço. Estima-se que 10% da população apresente lipomas, sendo mais frequentes nas mulheres entre 40 a 60 anos – a incidência em crianças é muito baixa.
Esses nódulos têm uma taxa de crescimento bastante lenta e não costumam ultrapassar 2 ou 3 cm de diâmetro – embora alguns possam chegar a 10 cm. A maior parte das pessoas afetadas tem apenas um lipoma, mas 5% dos casos são de lipomas múltiplos.
Suas causas parecem ter origem genética, embora algumas linhas de pesquisa defendam que eles podem se formar a partir de um trauma. Além disso, o ganho de peso rápido parece favorecer seu surgimento.
Os lipomas são nódulos geralmente únicos, pequenos e de consistência firme que se movimentam por baixo da pele quando são tocados e pressionados, dando a impressão de que estão soltos.
Na maior parte dos casos, os lipomas são assintomáticos. Porém, conforme sua localização no corpo, eles podem trazer desconfortos estéticos – principalmente aqueles que são maiores e estão em regiões mais visíveis do corpo.
Além disso, alguns lipomas podem causar dor quando crescem e passam a pressionar estruturas vizinhas, como um nervo.
As pessoas costumam perceber a formação de pequenos caroços sob a pele, mas é muito difícil saber se eles se tratam de lipomas ou cistos sebáceos, pois ambos são estruturas móveis e com bordas regulares.
Essas características os diferem de tumores malignos, que são massas bem mais endurecidas, praticamente fixas e com limites pouco definidos – porém, dificilmente a população leiga conseguiria dizer se o nódulo se trata de uma massa benigna ou maligna.
Dessa forma, somente o médico poderá confirmar que se trata de um lipoma. Em geral, o diagnóstico do lipoma subcutâneo típico é feito pelo exame clínico, que consiste na apalpação da massa de gordura subcutânea.
Contudo, quando se trata de um nódulo com mais de 5 cm, formato irregular e sinais de estar afetando um músculo e/ou a película que o recobre (fáscia), o médico poderá solicitar exames como ultrassom, tomografia computadorizada ou ressonância magnética para a confirmação.
Embora seja um tumor benigno, existem registros de casos raríssimos em que um lipoma evoluiu para um lipossarcoma, um tumor maligno do tecido adiposo. Por isso, a biópsia também poderá ser solicitada em algumas ocasiões.
O principal tratamento é cirúrgico. Porém, antes de falarmos sobre quanto custa uma cirurgia de lipoma e como ela é feita, é preciso entender em quais situações esse procedimento é indicado.
Na maior parte dos casos, os lipomas não precisam de tratamento, bastando fazer o acompanhamento clínico para garantir que não há nenhum tipo de alteração. Contudo, existem alguns casos em que o tratamento é recomendado, por exemplo:
Havendo indicação para a cirurgia, ela costuma ser feita em caráter ambulatorial e utilizar apenas a anestesia local, constituindo um procedimento relativamente simples.
Porém, quando o lipoma é muito grande ou está em um local de acesso mais difícil, pode ser necessário utilizar outro tipo de anestesia ou associar a anestesia local com sedação intravenosa para que o paciente durma – assim, o procedimento deverá ser feito no hospital.
Existem duas técnicas para a remoção do lipoma: a lipoaspiração e a extração. No caso da lipoaspiração, o nódulo é sugado com o auxílio de cânulas. Essa técnica deixa uma cicatriz menor, mas a lesão pode voltar se ela não for totalmente removida.
Por isso, a técnica mais utilizada é a extração, quando o cirurgião faz uma incisão para remover o nódulo. Embora a cicatriz seja um pouco maior, a reincidência do lipoma no mesmo local é menor (desde que haja a remoção completa da cápsula que o envolve).
Não deixe de ver – Correção do lóbulo: entenda como funciona essa cirurgia na orelha!
Conforme uma resolução do Conselho Federal de Medicina e o regimento interno da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a divulgação do preço de cirurgias pela internet é proibida.
Isso acontece porque os valores só podem ser determinados com precisão depois que o paciente passar por uma avaliação presencial com o médico, de forma a verificar a necessidade da cirurgia e os recursos necessários para se obter os resultados desejados.
Dessa forma, não é possível dizer quanto custa uma cirurgia de lipoma por meio de um site ou rede social – tanto por determinação das entidades médicas quanto pela preservação da segurança dos pacientes.
Essa é uma informação que só pode ser obtida depois da consulta. Por isso, se você tem um nódulo sob a pele, nossa dica é agendar uma avaliação com a Dra. Luciana Pepino para confirmar o diagnóstico e saber mais sobre a necessidade de tratamento.
O que achou das informações desse artigo? Deixe nos comentários a sua opinião e aproveite para conhecer as demais opções de cirurgia plástica e procedimentos estéticos oferecidos pela clínica!
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.