Ninfoplastia pode ser indicada para questões estéticas ou de saúde. Conheça as recomendações!
A ninfoplastia consiste na cirurgia plástica para diminuição dos pequenos lábios vaginais quando ocorre incômodo estético ou dor nas relações sexuais devido ao tamanho deles.
O procedimento deve ser realizado por um cirurgião plástico de confiança, visto que os pequenos lábios protegem a entrada e a vagina em si, função que não deve ser perdida após a cirurgia.
A seguir tire as principais dúvidas sobre o procedimento, como indicações, como é feito, cuidados pré e pós-operatórios.
A realização da ninfoplastia é indicada quando o tamanho dos pequenos lábios causa incômodo estético e psicológico, fazendo com que a mulher fique constrangida ao ter relações com o parceiro.
Além disso, existem situações nas quais o excesso de tamanho dificulta a higienização da região, provocando acúmulo de secreções e urina, que pode ocasionar infecções frequentes, como a candidíase.
Outra situação na qual a cirurgia é indicada é quando o tamanho dos pequenos lábios causa dores durante as relações sexuais ao dobrarem-se para dentro durante a penetração, podendo ocasionar até mesmo pequenas lesões.
Em geral, essas condições ocorrem quando os pequenos lábios ficam expostos, sendo maiores do que os grandes lábios.
Em geral, utiliza-se a anestesia raqui ou peridural com sedação simples para realização da cirurgia íntima ou anestesia local com sedação, garantindo mais conforto à paciente e alta hospitalar no mesmo dia.
Durante o procedimento, o cirurgião plástico retira a parte excedente dos pequenos lábios e reconstrói as estruturas para que fiquem no tamanho e na estética adequados.
Os pontos para fechar a incisão são, normalmente, absorvíveis, de forma que a paciente não precise retornar ao médico para retirá-los.
A cirurgia também pode ser realizada com o objetivo de melhorar o aspecto dos grandes lábios, podendo ser utilizadas duas abordagens:
A duração do procedimento pode variar entre 40 minutos e uma hora e meia. Devido ser uma cirurgia de baixa complexidade, em geral, a alta hospitalar ocorre no mesmo dia.
Apesar de ser um procedimento simples, a ninfoplastia motiva diversas dúvidas entre as pacientes que têm receios quanto à realização e recuperação desse procedimento. A seguir esclareça as principais incertezas sobre a técnica!
A decisão de quanto retirar deve ser do cirurgião plástico com o objetivo de garantir as funções fisiológicas dos pequenos lábios após a cirurgia.
Em geral, a recomendação é que se retire a parte sobressalente dos pequenos lábios que fica evidente quando a mulher está em posição normal.
Um dos principais receios das pacientes refere-se à sensibilidade na região íntima após a cirurgia. É comum que haja mais sensibilidade no primeiro mês, no entanto, ela reduz conforme haja a cicatrização.
Destaca-se que a sensibilidade durante a relação sexual não é alterada, de forma que o procedimento não oferece riscos à libido feminina.
A cirurgia íntima não é indicada para mulheres que tenham doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e insuficiência cardíaca sem controle. A presença dessas patologias contraindica a maior parte dos procedimentos cirúrgicos.
O procedimento também deve ser avaliado no caso de mulheres fumantes, sendo recomendada a interrupção do tabaco três meses antes do procedimento para não comprometer a cicatrização e recuperação.
Por fim, mulheres com infecções ou corrimentos na região a ser operada devem tratar essas ocorrências antes de serem submetidas à cirurgia.
Um dos fatores mais complexos da ninfoplastia são os cuidados no pós-operatório e retorno à rotina. Entretanto, apesar de exigir cuidados especiais como qualquer procedimento cirúrgico, não há dificuldades anormais nessa fase. Ela inclui:
Com esses cuidados a expectativa é que os resultados parciais possam ser observados em até 30 dias e os finais em cerca de 90 dias que é quando o inchaço reduz.
Normalmente, as relações sexuais podem ser retomadas entre 30 e 45 dias após a realização da ninfoplastia, desde que os pontos da cirurgia estejam resistentes, sem afrouxamento para não abrirem devido ao atrito.
A ninfoplastia é um procedimento seguro e de baixa complexidade, mas é essencial que seja conduzido por um cirurgião plástico em uma clínica de cirurgia plástica de confiança e as recomendações pré e pós-operatórias seguidas corretamente para um melhor resultado.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.