O rosto carrega as principais marcas da passagem do tempo, principalmente na região dos olhos. Por ter uma pele mais fina, essa região é mais sujeita à flacidez, sofrendo um efeito de queda da sobrancelha. Uma solução para isso é o preenchimento no arco do supercílio.
Com o passar dos anos, nossa pele começa a diminuir a produção de colágeno e elastina, resultando em uma diminuição na firmeza desse tecido. Como consequência, ocorre a “queda” de algumas regiões, como as sobrancelhas.
Somada às rugas que surgem ao redor dos olhos (os famosos pés de galinha), essa queda gera um aspecto envelhecido que nem sempre corresponde à realidade ou a como o paciente se sente. Nesse caso, um tratamento para levantar as sobrancelhas ajuda a amenizar esse efeito.
Além do aspecto de envelhecimento e cansaço, a queda das sobrancelhas provocada pela flacidez da pele causa um prejuízo para as expressões faciais. Isso significa que, com as sobrancelhas caídas, o olhar perde uma porção de seu poder e expressividade.
Especialmente para as mulheres, isso representa uma perda na confiança e na autoestima – embora também possa acontecer com os homens. Nesses casos, acentuar o arqueamento da sobrancelha pode devolver um aspecto mais jovial, disposto e até mesmo mais sedutor. Se você deseja conhecer outros procedimentos que realmente funcionam, conheça o Botox para arquear sobrancelhas.
Geralmente, o efeito da flacidez se manifesta primeiro na cauda da sobrancelha, de forma que o arco do supercílio perde sua definição. Por isso, é possível recorrer ao preenchimento no arco do supercílio para recuperar os contornos e o arqueamento dessa região.
Geralmente, os preenchimentos faciais são feitos com a injeção de uma substância chamada ácido hialurônico. Embora os preenchimentos utilizem a versão sintética, produzida em laboratório, o ácido hialurônico existe naturalmente no nosso corpo.
Essa substância tem uma textura viscosa e pode ser encontrada no líquido sinovial (que fica dentro das articulações), no humor vítreo (que forma o globo ocular) e no tecido conjuntivo, responsável pela união e suporte dos demais tecidos.
A pele, por sua vez, é onde se localiza mais da metade do ácido hialurônico presente em nosso corpo. Porém, conforme a idade avança, o organismo diminuir a produção dessa substância, de forma que a pele perde uma boa parte do seu suporte e apresenta flacidez.
Partindo desse princípio, a medicina estética passou a usar o ácido hialurônico para devolver o volume e a firmeza perdidos, resultando em um aspecto rejuvenescido. No caso das sobrancelhas caídas, ele é usado para fazer o preenchimento no arco do supercílio.
Quando falamos em flacidez no rosto, logo pensamos em tratamentos como a ritidoplastia ou lifting facial, uma cirurgia de porte considerável que “levanta” e reposiciona os tecidos que “caíram” com o passar do tempo.
Embora seus resultados sejam muito bons, nem todos os pacientes têm necessidade de passar por essa cirurgia – e nem todos estão dispostos a se submeter a um procedimento que demanda algumas semanas de repouso para se recuperar plenamente. Mas se você preferir, entenda melhor sobre a cirurgia para levantar a sobrancelha.
Nesses casos em que a flacidez está apenas na cauda da sobrancelha, é possível recorrer ao preenchimento no arco do supercílio com ácido hialurônico, uma solução mais rápida e mais simples para o problema das sobrancelhas caídas.
O procedimento pode ser feito no próprio consultório médico, com duração de menos de 60 minutos. A primeira etapa consiste em uma assepsia da região e, em seguida, a aplicação de um anestésico tópico para que o paciente sinta menos desconfortos.
Com a pele adormecida, o cirurgião plástico injetará a substância preenchedora com uma agulha bem fina na região do arco do supercílio, fazendo com que ele fique mais projetado e se eleve alguns milímetros – o suficiente para dar um ar rejuvenescido ao rosto.
Nos primeiros dias depois do procedimento, a área pode ficar inchada, vermelha e dolorida, além de apresentar alguns hematomas. Esses efeitos regridem em cerca de uma semana. Nesse período, é recomendável evitar esforço físico, atividades de impacto e exposição ao sol.
Diferente de uma cirurgia plástica propriamente dita, o preenchimento com ácido hialurônico é um procedimento que pode ser feito em clínicas e consultórios, dispensando a internação no hospital – pois não é necessário fazer anestesia geral nem sedação venosa.
Outra vantagem é que essa substância atrai moléculas de água, mantendo a região bem hidratada, e estimula a produção de colágeno. Em consequência, ela tem um efeito de combate às rugas que perdura por vários meses.
Além disso, por ser uma substância que existe naturalmente no organismo, o ácido hialurônico costuma ser bem aceito pelo corpo, sem provocar reações indesejadas como alergias e rejeições, apresentando-se como uma alterativa segura.
Por ser uma substância que ocorre naturalmente no organismo, o ácido hialurônico acaba sendo reabsorvido dentro de 12 a 18 meses depois do tratamento. Por isso, será necessário repetir o procedimento para conservar os resultados.
O preenchimento no arco do supercílio é uma alternativa segura, rápida e eficaz para levantar a sobrancelha e rejuvenescer o olhar, devolvendo um aspecto jovial e sedutor principalmente para as mulheres. Vale a pena consultar seu cirurgião plástico sobre esse procedimento.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.