A lobuloplastia, cirurgia plástica para correção do lóbulo rasgado ou características inestéticas, tem uma recuperação tranquila, mas demanda acompanhamento médico
A lobuloplastia é uma cirurgia plástica indicada para correção das insatisfações estéticas relacionadas ao lóbulo da orelha. Especialmente para casos de lóbulo rasgado, que comprometem o bem-estar e a autoestima das pacientes.
As alterações estéticas no lóbulo podem ocorrer devido ao uso de alargadores e brincos pesados. Pode-se formar um orifício excessivamente grande e inestético ou mesmo ter o lóbulo rasgado pelo uso de brincos ou mesmo de acidentes, como o brinco enroscar na roupa.
Independente da motivação, a lobuloplastia é indicada para todos esses casos e viabiliza a reconstrução estética do lóbulo para que ele fique de um tamanho harmonioso com as características da paciente.
O pós-operatório da lobuloplastia depende diretamente da qualidade do pré-operatório incluindo consultas com um cirurgião plástico de confiança e exames pré-cirúrgicos que assegurem que o paciente está em bom estado de saúde.
No procedimento cirúrgico, o especialista faz a remoção do excesso de pele, se necessário, e sutura o orifício para que ele fique totalmente fechado e estéticamente mais agradável.
A lobuloplastia é um procedimento simples que pode ser realizado em ambiente ambulatorial utilizando apenas anestesia local. A paciente recebe alta algumas horas após a cirurgia e pode retomar as atividades diárias normalmente.
Apesar de o pós-operatório da lobuloplastia ser relativamente tranquilo, algumas recomendações são importantes, incluindo:
Portanto, o pós-operatório da lobuloplastia não é muito restritivo, de forma que a paciente possa seguir com suas tarefas normalmente, apenas com um cuidado adicional com a orelha no primeiro mês.
Uma dúvida comum das pacientes é se elas poderão voltar a ter furos na orelha e usar brincos. Em geral, é sim possível que novos furos sejam feitos, mas deve-se aguardar a recuperação do quadro, o que pode levar cerca de 30 dias.
É importante que haja o acompanhamento do cirurgião plástico que poderá indicar quando é o melhor momento para fazer novos furos na orelha. Além disso, ele irá indicar um local fora da parte operada do lóbulo.
Com essas recomendações, a paciente tem a segurança de um pós-operatório mais satisfatório e resultados estéticos mais adequados, minimizando as chances de abertura dos pontos ou complicações.
Apesar de ser um procedimento simples e com pós-operatório tranquilo, a lobuloplastia deve ser realizada por um cirurgião plástico de confiança que terá melhores condições de avaliar o quadro e executar o procedimento cirúrgico. Agende sua consulta aqui!
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.