Por que fazer transplante capilar? A resposta para essa pergunta está relacionada a diversos motivos.
Primeiramente, o procedimento é cada vez mais utilizado para pessoas com problemas de falta de fios. Além disso, ele ajuda a melhorar a autoestima e superar condições como a calvície.
Contudo, é natural que surjam dúvidas. Por isso, conheça a seguir os motivos que fazem desse procedimento um investimento positivo que tem atraído homens e mulheres!
Para começar, quais as técnicas de transplante capilar?
O transplante capilar é o procedimento indicado quando outras abordagens já não entregam os resultados almejados para diminuir ou reverter a queda de cabelo. Vale ressaltar que essa cirurgia deixa uma cicatriz sutil coberta pelo próprio cabelo ao crescer.
Atualmente, as técnicas mais usadas são conhecidas como FUT e FUE. A técnica FUT é aquela em que se retira uma faixa de cabelo da área doadora na região occipital, proporcionando que uma grande quantidade de fios seja transplantada em apenas uma sessão.
Já no método FUE é retirada uma unidade folicular de cada vez da área doadora. Aqui a incisão é menor, com pouco mais de 1 milímetro, favorecendo a recuperação.
Ambos os procedimentos são excelentes. No entanto, podemos afirmar que a técnica FUE é mais moderna e oferece uma recuperação ainda mais rápida.
Apesar das particularidades, se você pensa em fazer transplante capilar, é importante saber que as duas técnicas entregam resultados altamente satisfatórios. Desde que realizadas por profissional qualificado.
O que determina a escolha da técnica são o grau de calvície, tipo de cabelo, resultados desejados, etc. Após avaliar o caso, o cirurgião define o procedimento mais indicado – seja para o cabelo, barba ou sobrancelha.
Os dois métodos de transplante capilar têm incisões pequenas, ainda que no FUT ela tenha maior profundidade. Porém, enquant na técnica FUE são feitas várias incisões circulares minúsculas, na técnica FUT há uma incisão que deixa uma cicatriz linear discreta.
Principais motivos para você fazer transplante capilar
O transplante capilar é um procedimento rápido, eficaz e discreto que ajuda a melhorar a autoestima de homens e mulheres e se tornou um importante aliado para pessoas que sofrem com problemas nos fios.
A seguir, confira 5 motivos para você ter segurança e tranquilidade ao decidir fazer transplante capilar.
1. É o tratamento mais eficaz
Um dos principais motivos para fazer transplante capilar é que esse é o tratamento mais eficaz para reverter a alopecia androgenética, doença que é a principal causa da calvície masculina.
O problema tem como causa o enfraquecimento do folículo capilar ao entrar em contato com o DHT, uma forma potente da testosterona.
Assim, o folículo enfraquece e começa a produzir fios cada vez mais finos e ralos, até que se fecha – e não há medicamento que resolva quando o folículo morre por causa da falta de vascularização.
A boa notícia é que nem todos os folículos da cabeça tem receptores para hormônio. Por esse motivo, boa parte das pessoas calvas costuma ter fios nas laterais e na parte inferior do couro cabeludo, local que pode ser usado como área de doação para fazer o transplante capilar.
2. Fazer transplante capilar significa não ter rejeição
Os fios usados no transplante capilar são naturais e retirados do próprio paciente, sendo ele mesmo o doador das unidades capilares.
Por esse motivo, não existe chance de rejeição. Afinal, não há organismo intruso sendo implantado.
3. As cicatrizes são discretas
Vimos anteriormente que existem duas técnicas utilizadas para fazer o transplante capilar: FUT e FUE. Ambas deixam cicatrizes bem discretas.
Enquanto a do FUT fica visível, podendo ser coberta assim que os fios crescem, a FUE forma cicatrizes puntiformes e praticamente imperceptíveis. Assim, podem ser disfarçadas com o penteado mesmo que a pessoa tenha cabelo curto.
4. Eleva a autoestima
Para quem decide fazer transplante capilar, realizar o preenchimento das partes que ficam sem fios, é uma forma eficiente de promover maior confiança. Principalmente em mulheres e homens que têm algum tipo de calvície precoce.
Por isso, elevar a autoestima é o principal motivo que leva cada vez mais pessoas a buscar o implante, renovando sua aparência e contribuindo para melhorar também sua qualidade de vida.
5. Ao fazer transplante capilar você conquista uma aparência natural
Por fim, a possibilidade de conseguir a aparência natural mesmo após a realização da técnica é outro importante motivo que leva homens e mulheres a fazer o transplante capilar.
Ao utilizar os fios do próprio couro cabeludo, o processo preenche os locais calvos e dá um ar de naturalidade a quem se submeteu a técnica.
Você agora conhece os motivos para fazer transplante capilar e solucionar de uma vez por todas os problemas de calvície.
Contudo, para garantir que o procedimento seja feito com segurança e apresente um resultado de qualidade, é fundamental escolher profissionais especializados e com experiência na área.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.