É só bater o primeiro friozinho do ano que você já sente que fica com a pele ressecada e os lábios rachando? Essas alterações são causadas tanto pelas condições do tempo quanto pelos nossos hábitos no inverno, mas é possível evitá-las e manter sua pele mais saudável.
Além das baixas temperaturas, essa estação do ano costuma ser mais seca, diferente do que acontece no verão. Com isso, a umidade do ar diminui, o que se reflete em uma redução da transpiração corporal e leva ao ressecamento da pele.
Por isso, é comum ela fique mais sensível e avermelhada, além de apresentar regiões de aspecto esbranquiçado e textura áspera, indicando que houve um dano às proteínas que constituem o tecido cutâneo.
Como ainda estamos no outono, temos algumas semanas para colocar em prática alguns cuidados que vão preparar nossa pele para o inverno, deixando-a mais resistente às agressões dessa estação do ano. Confira nossas dicas:
O primeiro passo para evitar a pele ressecada é o uso de um hidratante, um produto que ajuda a recuperar a camada hidrolipídica que impede a perda de água. É importante utilizar hidratantes específicos para o rosto e o corpo.
Para quem tem pele seca, recomendam-se hidratantes com ureia, aloe vera e óleo de amêndoas. Para a pele normal, o hidratante pode conter ativos como vitamina A e E.
Lembre-se de que mesmo quem tem pele mista ou oleosa deve usar hidratante. A diferença é que ele deve ter textura de gel e ser oil free para evitar o surgimento de cravos e espinhas.
Tomar um banho bem quentinho e demorado é uma verdadeira tentação nos dias frios, mas esse hábito tende a remover a barreira de proteção da pele, deixando-a ressecada.
Por isso, a dica para preservar a saúde da sua pele no inverno é tomar banhos rápidos com água em temperatura morna.
O sabonete tem a função de remover as impurezas e o excesso de oleosidade da pele. Porém, no inverno, o uso exagerado desse produto pode deixar a pele ressecada por prejudicar a barreira hidrolipídica.
Dessa forma, além de escolher um sabonete neutro ou adequado para o seu tipo de pele, é importante evitar o uso de buchas ou esponjas muito duras, que podem causar lesões.
A radiação solar que danifica o DNA celular e favorece o envelhecimento precoce e o câncer de pele continua agindo no inverno, inclusive nos dias nublados. Por isso, continua sendo necessário utilizar o protetor solar todos os dias.
Assim como acontece com os hidratantes, escolha um produto que seja compatível com o seu tipo de pele. Para o rosto, o ideal é utilizar um filtro com FPS 30 ou superior.
A pele fininha dos lábios sofre muito com o frio e a baixa umidade do ar, ficando muito suscetível ao ressecamento e às rachaduras. Dessa forma, é preciso adotar alguns cuidados especiais para essa região.
Utilize um hidratante específico para os lábios várias vezes ao dia, como os lip balms que contêm manteiga de cacau e óleo de menta em sua fórmula. Você também pode esfoliá-los levemente para remover as células mortas.
Além disso, evite ao máximo umedecer os lábios com saliva, pois ela pode ressecá-los ainda mais. E para evitar ferimentos mais profundos e sangramentos, jamais arranque as “pelezinhas” que se soltam com os dentes!
Ter uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras e legumes, é fundamental para manter a saúde da pele, pois eles oferecem vitaminas e minerais que ajudam a combater os efeitos dos radicais livres e previnem o envelhecimento.
Porém, para evitar a pele ressecada, você pode incluir mais alguns itens no seu cardápio. A soja, por exemplo, é rica em isoflavonas, substâncias que preservam o conteúdo de água e conferem mais elasticidade ao tecido cutâneo.
Além disso, as oleaginosas como amêndoas, castanhas e nozes são fontes de vitamina E, selênio e outros antioxidantes, que contribuem para a manutenção da qualidade da pele.
No frio, muitas vezes nos esquecemos de beber água. Porém, nosso organismo continua precisando de cerca de 2,5 litros por dia para manter o seu funcionamento, inclusive para preservar a integridade da pele e evitar seu ressecamento.
Se você acha difícil tomar água pura nos dias de inverno, aproveite a estação para beber chás naturais à base de frutas e ervas para complementar sua hidratação diária. Apenas evite abusar do chá preto, pois ele pode desidratar o organismo.
Uma pele ressecada fica mais sujeita a apresentar algumas doenças. Mesmo que elas também possam ocorrer durante o verão, o tempo frio e seco acaba favorecendo o surgimento de algumas condições. Fique atenta a estas doenças e procure o médico se necessário:
Além de adotar esses cuidados, você pode aproveitar o inverno para realizar procedimentos estéticos que requerem que você evite a exposição ao sol. Entre em contato com a clínica da Dra. Luciana Pepino!
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.