(11) 3285-6412Segunda a Sexta-Feira das 10h às 19h
retornar

Os mitos e verdades por trás das estrias

As estrias surgem quando não há fibras elásticas e colágeno suficientes para a pele esticar. Isso ocasiona o rompimento dos elementos que dão firmeza à pele e abrem espaço para elas aparecerem. Muitas são as causas, como o período da puberdade, o efeito sanfona e a gravidez. Mas, antes de desvendarmos o que é verdade e o que é mito com relação às estrias, é preciso que você saiba que existem dois tipos: as estrias claras e as vermelhas ou rosadas.

As estrias vermelhas ou rosadas aparecem devido ao rompimento sanguíneo e, depois de um tempo, elas atingem uma coloração esbranquiçada. Os tratamentos destas vilãs nesta fase rendem melhores resultados, pois há maior capacidade regenerativa. No caso das estrias brancas, o tom branco-acinzentado se dá por conta da falta de melanina que não é mais produzida onde as fibras se rompem e, quando você se olha no espelho, parece que a estria é uma cicatriz.

A lista de vilões que afligem o sexo feminino e até mesmo o masculino é imensa. Como se não bastasse a celulite, a mulherada ainda enfrenta as estrias e tenta a todo custo evitá-las ou amenizá-las, por meio do abandono do refrigerante e do uso de roupas apertadas. Tem até aquele aviso de mãe que insiste em dizer para não coçar as regiões onde há tendência a aparecer estrias, como pernas e quadris. Mas será mesmo que estes fatores são os principais causadores delas?

Da mesma forma que o refrigerante não causa celulite, ele também não causa estria. Ao tomá-lo em excesso e não fazer nenhuma atividade física, a tendência é ganhar peso e gerar acúmulo de gordura. Dessa forma, as estrias se alojam sem pedir licença. Se você gosta de calça apertada e ainda tem receio de usá-la, por imaginar que as estrias surgirão de repente, fique tranquila, pois nenhuma vestimenta rompe as fibras da pele para ocasioná-las.

O mito de coçar a pele também é inválido, pois as fibras que a mantêm firme não estão na epiderme. Outro fato curioso é a questão do banho de sol. O ato não ameniza as estrias. Na verdade, acontece o oposto, pois no caso das estrias brancas, elas ficam mais evidentes devido a falta de melanócitos (responsáveis pela formação da pigmentação da pele). Por mais que você fique horas se bronzeando, as estrias ficarão mais expostas devido às diferenças de tonalidade.

A melhor solução para controlar as estrias é prevenir. Aumente a hidratação da pele com um creme hidratante à base de amêndoas, tenha uma alimentação balanceada para evitar o efeito sanfona e beba muita água.

Recorrer a um processo estético também é válido e, o recomendado, é o peeling, cujo tratamento causa uma leve esfoliação na pele. A ação contribui para a microcirculação da região afetada, além de possibilitar a formação de novas fibras de colágeno. Isto ajuda a suavizar as cicatrizes existentes.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.



Deixe seu contato


Leia Também

Carregando...

Assine nossa newsletter

Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.

whatsapp