Entenda as mudanças na beleza no pós pandemia
A pandemia modificou muitos aspectos da vida cotidiana. Desde os hábitos de alimentação e exercícios físicos à percepção da qualidade de vida e os planos para o futuro. Quando pensamos no macro, inúmeros mercados se adaptaram e mudaram suas ações comerciais, seu enfoque de produtos e suas estratégias de marketing, por exemplo. A noção de que as pessoas precisam olhar para si e rever seus hábitos de consumo interferiu até mesmo na ideia de beleza no pós pandemia.
A indústria da beleza é uma das maiores mundialmente e interfere em muitos aspectos da vida de mulheres e homens no Brasil e no mundo. A crescente procura por cursos online de automaquiagem, por skincare caseiros e novas práticas de cuidados com a pele fez com que um novo mundo de possibilidades de negócios e hábitos de beleza surgissem. O que esperar da beleza no pós pandemia? Quais serão as mudanças no autocuidado e nas rotinas estéticas daqui para frente?
A procura por cursos de automaquiagem, por produtos específicos de skincare e por dicas de autocuidado cresceram exponencialmente durante a pandemia. Muitas marcas de maquiagem, por exemplo, criaram novas linhas de produtos pensados para as pessoas que estão mais interessadas em cuidar da sua pele e desenvolver hábitos sustentáveis do que propriamente se maquiar.
A automaquiagem também foi um ramo que obteve grande crescimento. Vídeos de maquiadoras e maquiadores ensinando às pessoas truques e técnicas de maquiagem estão em alta, aumentando a relevância do tema. Cada vez mais plataformas online e cursos de automaquiagem presenciais se afirmam como uma possibilidade não só de conhecimento, mas como oportunidades de carreira e especialização.
Projeções e estudos feitos pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) mostrou um aumento de 92,8% na venda de máscaras faciais, 14,7% em cosméticos antirrugas/sinais de idade e 8,3% de hidratantes faciais. Estas pesquisas comprovam a mudança de hábitos de beleza no pós pandemia e a grande procura das pessoas por conhecimentos e produtos que vão além do embelezamento estético.
Outra onda a ser considerada é a de ingredientes naturais, veganos e cruelty free. A pandemia faz com que as pessoas considerem levar uma vida mais sustentável, prestando a devida atenção à interferência humana no meio ambiente. Os novos hábitos de beleza no pós pandemia serão relacionados à esta linha de raciocínio cada vez mais presente na sociedade. Existe, também, uma procura por ebooks e cursos que ensinam a fazer seus próprios cosméticos, levando seu tom de pele em consideração. Aspectos como a oleosidade da pele, se o resultado será matte ou glossy, por exemplo, podem ser desenvolvidos em casa! Demais, não é?
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
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Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
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