A onfaloplastia refere-se à cirurgia plástica do umbigo. Conheça em quais situações ela é indicada e também como o procedimento é feito!
A onfaloplastia consiste na cirurgia plástica para correção da estética do umbigo, sendo indicada para melhorar a forma e/ou contorno do umbigo em pacientes que sentem incômodo com essa característica.
Entender quais as indicações da onfaloplastia, como essa cirurgia plástica é realizada e os cuidados pré e pós-operatórios é fundamental antes de decidir pelo procedimento. Confira a seguir!
A onfaloplastia é recomendada para casos de umbigo inestético, o que pode ter causas congênitas ou adquiridas ao longo da vida, além de depender diretamente de um incômodo pessoal da paciente. Entre as situações mais comuns incluem-se:
Além disso, outro elemento que pode gerar implicações estéticas com o umbigo é o uso ou retirada de piercing, sendo que após a remoção algumas pacientes sentem-se incomodadas com a aparência do local.
A insatisfação com a estética do umbigo é muito particular, sendo que a onfaloplastia é uma alternativa para pessoas que sentem constrangimento associado à condição.
Apesar de não ser uma cirurgia plástica de grande complexidade, a onfaloplastia deve ser conduzida por um cirurgião plástico de confiança, pois como todo procedimento cirúrgico envolve riscos à saúde e aos resultados estéticos alcançados.
Por essa razão, o processo para realização da onfaloplastia inicia-se com uma consulta com o cirurgião plástico e a avaliação do estado de saúde da paciente por meio de exames específicos.
O primeiro passo da cirurgia é a incisão cirúrgica, que pode ter diferentes formatos de acordo com as demandas do caso, como: circular, semicircular, elíptica, quadrangular, linear na vertical ou horizontal, em formato de +, U, T, V ou Y.
A partir das pequenas incisões realizadas na cavidade do umbigo, o especialista remove o excesso de gordura e tecidos sobressalentes, remodelando o umbigo para que ele adquira um formato e contorno mais harmônico e natural.
A técnica cirúrgica selecionada pelo especialista vai depender do problema identificado na avaliação médica, como correção de hérnias, flacidez, ausência do umbigo, umbigo saltado, estenose (umbigo fechado) e outros.
A duração média da cirurgia varia entre uma e duas horas, a depender da complexidade do caso, e o procedimento é feito com anestesia local e sedação.
No pós-operatório a paciente pode identificar incômodos como dor e edemas, mas eles são passageiros. Os cuidados incluem repouso, evitar exposição solar, usar cinta ou faixa modeladora e não fazer atividades físicas.
A onfaloplastia apresenta resultados estéticos satisfatórios, mas é fundamental que o procedimento seja conduzido por um cirurgião plástico e os cuidados pós-operatórios sejam seguidos corretamente. Agende sua consulta aqui!
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.