Saber o que comer antes da cirurgia plástica é importante para fortalecer o sistema imunológico e ficar menos vulnerável a infecções e inflamações.
Durante o pré-operatório de uma intervenção estética as pacientes devem tomar vários cuidados, como fazer os exames médicos necessários e rever a lista de medicamentos ingeridos, levantando também a dúvida sobre o que comer antes da cirurgia plástica.
A ideia de que a alimentação só faz diferença no longo prazo não se sustenta e especialistas podem recomendar algumas mudanças alimentares para priorizar opções mais saudáveis.
A mudança na alimentação pode ser especialmente indicada para pacientes com quadros específicos, como pessoas diabéticas, com hipertensão ou mesmo aquelas que têm constipação intestinal recorrente. Saiba mais!
A alimentação influencia no depósito nutricional do organismo, o que é importante para que o corpo tenha energia e nutrientes o suficiente para enfrentar o trauma cirúrgico e ficar menos vulnerável a infecções e inflamações após a cirurgia.
A seguir confira uma lista com o que comer antes da cirurgia plástica visando um funcionamento adequado do organismo e reserva energética.
A ingestão da proteína presente nas carnes magras e peixes é importante para que haja a recuperação dos tecidos e melhora da cicatrização devido à influencia na produção de colágeno.
Nem toda gordura é ruim, pelo contrário, uma alimentação saudável é aquela que tem uma quantidade adequada de boas gorduras, incluindo ácidos graxos, ômega 3 e óleos vegetais. Elas estão presentes em peixes, oleaginosas e azeite, por exemplo.
Entre as funções das gorduras saudáveis destaca-se melhorar a cicatrização e evitar reações inflamatórias.
O ferro é fundamental na prevenção da anemia e para evitar problemas no processo de cicatrização. Os alimentos ricos em ferro devem ser ingeridos antes e depois da cirurgia plástica e incluem aves, peixes, feijão, lentilha e ervilha.
Os principais benefícios da vitamina C no organismo incluem aumentar a imunidade, melhorar a absorção do ferro e estimular a produção de colágeno.
Assim, o que comer antes da cirurgia plástica deve incluir opções como frutas cítricas, vegetais verde-escuro, tomate e pimentão que são ricos nesse nutriente.
Essa opção é especialmente recomendada para pessoas que sofrem de constipação intestinal, pois as fibras ajudam no funcionamento do intestino e melhoram a circulação sanguínea.
Ente as opções de alimentos ricos em fibras destacam-se o pão integral, legumes, vegetais e frutas.
O iogurte e leite são alimentos ricos em probióticos, que são micro-organismos que contribuem na regulação da flora intestinal e contribuem na eliminar líquidos e toxinas.
Antes e depois da cirurgia a ingestão de líquidos é fundamental para que o corpo fique hidratado, elimine as toxinas e reduza o inchaço.
O mais adequado é beber água mesmo, cerca de 8 copos ao dia, mas também é possível variar com opções de chás e água de coco.
Além de saber o que comer antes da cirurgia plástica é importante considerar quais alimentos devem ser evitados no pré-operatório para não prejudicar a recuperação.
A dica aqui é reduzir ou cortar os alimentos ricos em gordura saturada, açúcar refinado, embutidos, enlatados e processados em geral, incluindo fast food, frituras, presunto, salame, biscoito, refrigerantes e outros.
Esse tipo de alimento prejudica a cicatrização e compromete o sistema imunológico, deixando o corpo mais vulnerável a infecções ou inflamações no pós-operatório.
Além disso, controle o consumo de sódio, pois além de influenciar negativamente na pressão arterial para uma paciente com predisposição a problemas do tipo, o sal aumenta a retenção de líquidos que pode influenciar no inchaço.
Em geral, a equipe médica responsável fará indicações sobre o que comer antes da cirurgia plástica, sendo importante seguir as recomendações especializadas e particulares para o seu caso.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.