A Ninfoplastia é uma das cirurgias mais populares no Brasil. Por isso, muitas mulheres estão buscando mais informações sobre o momento certo para fazê-la. O motivo é que, como em toda cirurgia, há sempre a preocupação com o período de recuperação, o pós-operatório e quanto ao resultado.
A princípio, podemos responder que não existe um momento certo padrão para toda mulher. É preciso que você considere uma série de questões para definir sua data certa. Por isso, preparamos este artigo, que te ajudará a refletir sobre a sua rotina, seus planos futuros e sonhos. Assim, podemos encontrar o momento certo para a sua Ninfoplastia.
Por mais simples que seja, a Ninfoplastia pede um momento para que você possa se concentrar em sua saúde. Por isso, procure por períodos menos agitados de sua rotina. O verão, por exemplo, costuma ser cheio de atividades, viagens, mar e piscina –que você deverá evitar por um período.
O mesmo acontece com as viagens, onde sempre temos uma programação intensa, carregamos o peso das malas e caminhamos muito. Veja também se há uma mudança – de casa ou de escritório – e grandes eventos: shows, festas de casamento e aniversário. Você vai querer aproveitar tudo, não é mesmo?
Por isso, o momento certo em seu calendário seria um período de pelo menos 30 dias onde você possa manter uma rotina mais leve. Sem carregar peso, sem longas caminhadas, sem exercícios físicos. Seu corpo, sua recuperação e, principalmente, sua autoestima vão agradecer.
Muitas mulheres têm receio em submeter-se a certos procedimentos por causa do tempo que leva para se recuperar. A Ninfoplastia, por exemplo, limita sua mobilidade de dois a cinco dias. É um período bem curto.
Mas, já que você ficará em repouso por alguns dias, o friozinho dos meses de inverno pode tornar a tarefa mais fácil. Algumas mulheres podem ainda combinar o inverno com as férias, garantindo ainda dias extras de descanso.
Não há nenhuma implicação clínica em fazer sua Ninfoplastia durante seus ciclos. O único problema real é a higienização e o uso de absorventes internos. No geral, os cirurgiões colocam como observação no pós-operatório não introduzir nada em sua vagina durante um mês após a cirurgia. Isso vale tanto para relações sexuais como para tampões.
Você pode conversar com seu ginecologista sobre a possibilidade (e a conveniência, conforme seu quadro clínico) de interromper o fluxo nesse breve período. Isso pode ajudar também na higienização da área, que precisa estar o mais livre possível de umidade.
Muitos pacientes têm com meta eventos específicos para mostrar seu “novo eu”. Não é diferente para mulheres que fazem a Ninfoplastia. Uma nova lua de mel, uma data especial com seu grande amor, uma viagem para uma praia paradisíaca.
Se este é o seu plano, é importante conversar com seu médico para encontrar o seu momento certo – para que ele indique o ciclo completo de recuperação. No geral, em seis meses já é possível ver o resultado final do procedimento. Mas, em alguns casos, na metade desse tempo já se observa 80% de melhora do quadro.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.