Você já sabe que é necessário se proteger do sol diariamente, mas isso só será possível se você conhecer o melhor protetor solar para o rosto. Para isso, é preciso avaliar seu tipo de pele (sensível, oleosa, com melasma) e a tonalidade (para escolher o FPS mais adequado).
Confira algumas excelentes opções de filtros solares que oferecem proteção contra os raios ultravioleta além de conter ativos e propriedades muito interessantes para nossa pele:
Quem tem a pele oleosa geralmente sofre para encontrar um bom protetor solar. Com o excesso de oleosidade, passar qualquer produto no rosto pode parecer uma péssima ideia, mas felizmente o Idéal Soleil Antiacne® é uma excelente opção nesses casos.
Sua fórmula contém substâncias como ácido salicílico e niacinamida, que ajudam a regular a produção de óleo e diminuem os processos inflamatórios que dão origem a acne. Por ter FPS 30, ele é mais indicado para peles que não sejam muito claras.
Além disso, o Idéal Soleil Antiacne® promete manter a oleosidade e o brilho excessivo sobre controle por até 9 horas. Entretanto, como todo protetor solar, é necessário reaplicá-lo a cada 3 horas, depois de transpirar ou de mergulhar para garantir sua eficácia.
Destinado a peles sensíveis, o Sun Creme Facial Tinted CC Cream® da Eurecin tem FPS 60, garantindo uma proteção extra contra os raios UVA e UVB. De textura leve e livre de óleo, esse produto deixa um toque seco na pele e não entope os poros.
Além disso, por conter pigmentos em sua fórmula, esse protetor ajuda a uniformizar o tom da pele, deixando um efeito matte. Ele está disponível na versão clara e na versão média, que ajudam a deixar a pele com uma aparência levemente bronzeada.
Entre seus ingredientes-chave, estão o Licochalcona A, que protege as células das camadas mais profundas da pele, e o ácido glicirretínico, que contribui com os mecanismos de defesa naturais do DNA.
Recomenda-se aplicar este protetor solar 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplicá-lo depois de suar intensamente, nadar ou se secar com a toalha.
Além de proteger a pele contra os raios UVA e UVB e a luz visível (luz do computador e do celular, por exemplo), a linha Episol Color® oferece um efeito base, deixando a pele com uma tonalidade mais uniforme.
E a boa notícia é que essa linha de protetor solar se adapta a muitas variedades de tons de pele, pois ele é vendido em várias versões: pele clara (FPS 30 e FPS 70), pele morena (FPS 0 e FPS 70) e pele morena mais (apenas FPS 30).
Por ter textura foundant com efeito base, esse protetor solar facial é fácil de aplicar, pois se espalha facilmente na pele. A textura é leve e deixa um toque seco no rosto. Além disso, ele deixa um efeito matte com acabamento antibrilho, sendo uma boa opção para peles oleosas.
Por ser hipoalergênico, este pode ser o melhor protetor solar para o rosto para quem tem a pele sensível, muito fina ou que fica vermelha por qualquer motivo.
Ele também é recomendado para pessoas que fizeram procedimentos estéticos e estão com a pele mais sensibilizada.
Além de proteger contra UVA, UVB e luz visíveil, este protetor solar de FPS 60 contém ativos clareadores e é o melhor protetor solar para o rosto para peles com melasmas (manchas causadas pelo sol, comuns no processo de envelhecimento).
Esse efeito acontece porque a fórmula contém feniletil resorcinol, que reduz a produção de pigmento pela pele (melanina), e niacinamida, que impede que a melanina seja transportada das camadas mais profundas da pele para as mais superficiais.
Dessa forma, o protetor da Roc atua em duas frentes para combater a formação de manchas, funcionando como um coadjuvante no tratamento de melasmas ao mesmo tempo em que protege a pele contra os malefícios do sol.
Este protetor solar está disponível em duas tonalidades (Light e Medium), adaptando-se a diferentes tons de pele. Sua textura é leve e não comedogênica, deixando um toque seco.
Você já sabe que, para manter a eficácia do protetor solar, é preciso reaplicá-lo depois de transpirar muito ou entrar na água. Isso pode ser bastante desvantajoso para pessoas que adoram mergulhar e precisam reaplicar o protetor o tempo todo.
Se este é o seu caso, você vai gostar deste protetor solar da Shiseido, que fica ainda mais eficaz quando você transpira ou entra nada água. Assim, este produto é especialmente recomendado para quem pratica atividades externas na água, como natação, surfe ou stand-up paddle.
Esse efeito se deve à tecnologia Wet Force, que usa os minerais da transpiração e da água para deixar o protetor ainda mais potente contra os raios ultravioleta. Segundo a Shiseido, este efeito é ativado após 15 minutos na água ou 30 minutos de transpiração.
A escolha do filtro solar mais adequado depende das características de cada pessoa, incluindo tipo e tom de pele, presença de melasmas, fatores de risco para o câncer de pele e até mesmo o gosto pessoal referente à textura dos produtos. Muito importante também para quem tem a pele ressecada.
Se você ainda não encontrou o melhor protetor solar para o rosto específico para você, a dica é sempre consultar um médico dermatologista ou cirurgião plástico para avaliar a sua pele e indicar as melhores opções.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.