Mastopexia em L é uma técnica cirúrgica que permite a correção da ptose mamária severa. Conheça benefícios da opção!
A mastopexia é a cirurgia plástica para correção da ptose mamária, ou queda das mamas devido à flacidez. Uma das principais decisões sobre o procedimento é quanto à incisão. Pensando nisso, a mastopexia em L tem se destacado por conta dos benefícios.
Mais do que uma escolha unicamente estética, a incisão cirúrgica depende de uma série de fatores como tecido a ser removido, estrutura das mamas, preferência do cirurgião plástico etc.
A seguir conheça mais sobre as opções de incisões da mastopexia.
Cada paciente é avaliada individualmente para que o cirurgião plástico compreenda as necessidades do caso.
Por conta disso, não é possível pré-selecionar um tipo de incisão, ainda que a paciente possa, sim, esboçar quais são duas preferências no pré-operatório.
A decisão final quanto à incisão para essa cirurgia plástica sempre vai depender do conjunto de variáveis associadas ao caso. Conheça algumas das técnicas a seguir.
A incisão periareolar para realização da mastopexia consiste no contorno completo da aréola e o tecido excedente é todo removido por essa região.
Apesar de a cicatriz ser mais discreta, o cirurgião plástico tem pouca margem para trabalhar nos tecidos internos, de forma que essa opção só é viável para casos nos quais serão realizadas poucas alterações.
Devido à menor retirada de pele, essa técnica é frequentemente associada à colocação de prótese.
A incisão periareolar associada à vertical consiste em um corte que contorna a aréola e desce verticalmente em direção ao sulco mamário.
Essa técnica permite a correção da flacidez leve e moderada, com remoção do excesso de tecidos – glândulas, gordura e pele. Também pode ser associada à colocação de prótese mamária.
Consiste na incisão mais ampla, na qual é feito o contorno da aréola – que normalmente precisa ser reposicionada – corte vertical até o sulco mamário e corte horizontal na linha do sulco.
Essa opção é feita para casos de ptose severa, na qual é necessária a remoção de um volume mais significativo de pele para entregar a estética desejada.
Também pode ser associada à colocação de prótese e, geralmente, envolve o reposicionamento da aréola.
Além dessas três opções, um tipo de incisão que tem ganhado mais adesão é a mastopexia em L.
Essa técnica inclui o corte periareolar, vertical e horizontal em direção à axila, diferenciando-se do T invertido por poupar o sulco mamário interno e não deixar cicatriz aparente em caso de uso do decote cavado.
Como benefício, a mastopexia em L também permite a correção de ptose severa com um espaço suficiente para alterações estéticas mais significativas, como remoção do excesso de glândulas mamárias, tecido adiposo e pele.
Além disso, caso seja a escolha da paciente, também é viável utilizar essa incisão para colocação de prótese mamária.
Assim, a mastopexia em L tem como vantagem possibilitar todas as alterações estéticas da periareolar com T invertido, mas ser mais discreta e, consequentemente, apresentar uma recuperação mais rápida.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.