O isolamento social é importante e necessário para o bem-estar da população. De acordo com os órgãos de saúde do mundo inteiro, a quarentena é a medida mais eficaz para conter a atual pandemia do novo coronavírus (COVID-19) pela qual passam todos os países.
Por ora, a orientação é não sair de casa, nem para trabalhar (quem puder) e, menos ainda, para passear. A rotina de todos precisa ser reorganizada. Desta forma, claro que as atividades relacionadas à manutenção da beleza — seja dos cabelos, da pele, das unhas e do corpo em geral — também são afetadas por conta dos impedimentos de frequentar salões, clínicas de estética e academias.
É preciso, entretanto, ter calma e, sim, dar prioridade à saúde — tanto à sua quanto a das pessoas ao seu redor! Mas, também, apostar em novas formas de manter a autoestima em alta durante esse período em que o isolamento social é indispensável e tomar alguns cuidados relacionados à aparência.
A seguir, veja alguns deles!
Além da quarentena, algumas práticas de higiene são muito importantes na luta contra a COVID-19. É o caso, por exemplo, do uso frequente de álcool gel nas mãos — a medida é necessária e não pode, de jeito algum, ser deixada de lado. Todavia, infelizmente ela acaba causando um impacto negativo para a pele se não forem tomados os devidos caprichos.
Ao mesmo tempo em que o álcool atua como antisséptico, inibindo a proliferação de micro-organismos, o uso frequente desse produto ocasiona o ressecamento da pele. E o mesmo se dá com o uso do sabonete ou produtos de limpeza para higienizar a casa.
A solução, no entanto, é simples: hidratação. Após aplicar o álcool em gel, espere que ele se seque e, em seguida, aplique o creme para as mãos.
Lembrando que hidratação da pele deve ser uma prática rotineira não só durante a quarentena, mas sempre. E ainda: ela é importante não só para as mãos, mas para todo o corpo.
Pela manhã, após lavar o rosto com as mãos higienizadas com água e sabão, é indicado o uso de antioxidantes e hidratantes faciais. Esses produtos para o uso diurno são feitos com ativos que protegem a pele da exposição solar, da poluição e da luz artificial.
Já, de noite, depois de feita a limpeza, tonificação e hidratação do rosto, podem ser usados cosméticos com ativos mais fortes e em maior concentração, como ácidos que permitem uma renovação celular e melhoram manchas e viço da pele.
Outra maneira de cuidar da pele é usar máscaras antioxidantes, hidratantes, com ação anti-inflamatória e calmante. Para peles oleosas, máscaras com ácido salicílico ou ácido glicólico, extrato de carvão ou argila são uma boa pedida.
Se a ideia for hidratar, contudo, invista nas máscaras com ácido hialurônico, rosa mosqueta, pantenol e manteiga de karité. E para peles irritadas, que ficam vermelhas com facilidade, produtos que contenham aloe vera, camomila, calêndula e green tea são excelentes.
O isolamento social é uma boa oportunidade para dar um descanso a eles, você não acha?
Para os fios, é saudável dar um tempo no uso do secador e chapinha, por exemplo. Já as hidratações nos cabelos podem e devem ser feitas (em casa, e com produtos de confiança). Além, claro, de mantê-los sempre limpos, uma vez que couro cabeludo sujo pode ocasionar caspa, dermatite e seborreia. Mas, não precisa necessariamente, lavá-los todos os dias.
Uma desintoxicação para as unhas também é uma ótima pedida em tempos de isolamento social. É importante deixá-las respirar um pouco, e ficar sem esmalte é parte importante desse processo, evitando que a unha resseque ou fique quebradiça.
Outra dica importante é deixar as unhas mais curtas enquanto durar o surto de COVID-19 porque unhas compridas podem ser um facilitador da proliferação da Covid-19.
É fundamental tomar bastante água; ter uma alimentação balanceada e saudável, para manter a imunidade em alta; e, ainda, mesmo que em casa, tentar praticar algum tipo de atividade física — se você tiver um quintal grande, ótimo, dá para ser criativo; mas, se não tiver, uma alternativa é aproveitar aquelas videoaulas para queimar calorias em casa – elas são disponibilizadas na internet por profissionais da área.
Mesmo estando em casa, arrume-se como se estivesse indo para o trabalho, incluindo a maquiagem, se ela fizer com que você se sinta bem, ou bijuterias.
E, mais uma vez: o isolamento social é fundamental para que todos possamos passar da melhor forma possível por essa fase difícil que assola o mundo todo. Então, cuide-se e fique em casa o máximo que puder. E quando a necessidade de quarentena acabar, aí sim, venha fazer um visita à clínica Dra. Luciana Pepino, conhecer o nosso espaço e os procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos que oferecemos, para levantar ainda mais a sua autoestima!
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.