Conheça quais são as indicações da lipoescultura e como esse tratamento é realizado para entregar o contorno corporal desejado
A lipoescultura é uma cirurgia plástica que reúne a lipoaspiração com a redistribuição de gordura autógena para entregar uma estética corporal mais satisfatória.
O principal objetivo da lipoescultura é a modelação do contorno corporal, mas a indicação deve ser realizada por um cirurgião plástico após avaliação personalizada da paciente. Veja a seguir!
O tratamento permite remover depósitos de gordura localizada de pontos indesejados e reaplicar parte das células adiposas em locais do corpo que precisam de mais volume.
Assim, a lipoescultura é recomendada para pacientes que almejam uma remodelação do contorno corporal, uma vez que permite redefinir a silhueta.
Opções comuns no tratamento incluem a remoção de depósitos de gordura localizada de locais como flancos, culotes, costas, abdômen e coxas e reaplicação da gordura nos glúteos, seios ou lábios, por exemplo, para aumentar o volume.
A técnica não é indicada para pacientes que não estejam em bom estado de saúde, fumantes, pessoas com doenças crônicas sem controle ou doenças autoimunes.
Apesar dessas recomendações gerais, apenas o cirurgião plástico pode avaliar se a paciente é uma boa candidata à cirurgia e se está apta ao tratamento ou deve mudar algo em sua rotina, ou condição física antes de se submeter ao procedimento.
A primeira etapa da lipoescultura consiste na lipoaspiração, técnica por meio da qual se utilizam cânulas para sucção dos depósitos de gordura.
Pode ser utilizada a anestesia geral ou local com sedação, a depender da técnica cirúrgica empregada e da extensão do tratamento. Normalmente, quando o procedimento inclui duas ou mais áreas, opta-se pela anestesia geral.
Após a sucção das células adiposas é feita a purificação do material no próprio centro cirúrgico, separando as células inteiras daquelas danificadas, do sangue, anestésico e soro.
Em seguida é a etapa de aplicação da gordura autógena, devidamente purificada, nas regiões nas quais a paciente deseja ganhar mais volume, o que é feito por meio do uso de agulhas específicas para esse fim.
O pós-operatório da lipoescultura não é muito difícil, mas a paciente deve se manter em repouso entre 5 e 7 dias e evitar ficar sobre os locais operados.
As sessões de drenagem linfática ajudam na recuperação, mas devem ser direcionadas apenas aos locais lipoaspirados e não nas áreas que receberam gordura.
As atividades cotidianas podem ser retomadas, evitando entre 30 e 60 aquelas que demandam maior esforço físico, como academia e levantar peso.
Os resultados da lipoescultura ficam visíveis conforme há uma melhora do edema pós-cirúrgico, que regride espontaneamente. A estética desejada fica visível em alguns meses, mas o resultado é mais aparente após 6 meses da cirurgia plástica.
Um aspecto importante é que os resultados da lipoescultura são definitivos, desde que não haja mudança significativa de peso. As células adiposas podem aumentar no local lipoaspirado, formando novos depósitos, caso haja ganho de peso.Dessa forma, mesmo após a recuperação da cirurgia plástica, é apropriado que a paciente adote bons hábitos, como de alimentação e exercícios físicos, o que garante mais saúde e manutenção da estética desejada no longo prazo.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.