Protetor solar deve ser usado todos os dias e não apenas em dias ensolarados ou no verão
Com o verão chegando, as pessoas pensam mais na proteção solar, principalmente na praia. No entanto, a importância do protetor solar justifica o uso diário do produto mesmo durante as outras estações.
Dessa forma, você garante benefícios de saúde e estéticos e conhecê-los é fundamental para adicionar este cuidado à rotina. Saiba mais a seguir!
A exposição solar é uma das principais responsáveis pelo envelhecimento cutâneo e surgimento de rugas, melasmas e marcas de expressão acentuadas.
Esse processo de envelhecimento deve-se à radiação solar, que devido à exposição constante da pele ao sol, modifica a estrutura das células, comprometendo a renovação celular.
O rosto, juntamente com o pescoço, colo e mãos são as áreas que mais recebem a incidência de luz solar no dia a dia, o que provoca o envelhecimento precoce dessas áreas quando o indivíduo não se atenta à importância do protetor solar.
A incidência dos raios UV na face é o que faz com que ela tenha maior propensão ao envelhecimento, que também é intensificado pela exposição à poluição.
Um mito comum é que o protetor solar só é necessário em dias ensolarados, principalmente na praia, onde os efeitos do sol são mais aparentes com o bronzeado (ou até mesmo queimaduras).
No entanto, a radiação solar está presente todos os dias no ambiente, aumentando a importância do protetor solar no inverno. O produto também deve ser usado em espaços internos, pois a luz artificial de telas e lâmpadas favorece o envelhecimento cutâneo.
Portanto, o protetor solar deve ser aplicado diariamente, em uma quantidade próxima de uma colher de chá meia hora antes de sair de casa. A reaplicação deve ser feita a cada 3 horas.
Atualmente, alguns produtos utilizam componentes extras, como vitamina C e antioxidantes, o que garante ainda mais benefícios, além da proteção solar.
O uso diário do protetor solar – e não apenas no verão ou nos dias ensolarados – garante uma série de benefícios estéticos e à saúde. Conheça os principais deles a seguir!
O câncer da pele é o tipo mais comum da doença no Brasil, sendo que anualmente o Instituto Nacional do Câncer (INCA) calcula a confirmação de 180 mil novos casos.
Uma das principais estratégias para prevenção da doença é o uso do filtro solar todos os dias no rosto e também no corpo, em caso de regiões que ficam mais expostas, como colo, mãos, braços e ombros.
A importância do filtro solar também se estende aos benefícios estéticos do produto, como ajudando no controle da oleosidade.
Se você tem a pele oleosa, a recomendação é optar por um filtro com textura matte, toque seco ou fórmula oil free. Eles ajudam no controle da produção de sebo das glândulas sebáceas, principal da zona T (testa, nariz e queixo).
Mesmo os protetores que não tem agentes específicos para ação clareadora ajudam a clarear as manchas da pele e evitar o surgimento de novas.
Quando usado diariamente e sendo reaplicado nos períodos recomendados, o produto promove, aos poucos, o clareamento natural das manchas conforme haja a renovação celular da pele.
Manchas na pele, como o melasma ou as marcas de acne, ficam mais intensas conforme haja à exposição inadequada à radiação solar.
O protetor solar reduz o impacto dos raios UV na pele, o que reduz as chances de surgir esses incômodos sinais.
Os raios solares reduzem a imunidade da pele, facilitando a proliferação da bactéria Propionibacterium acnes, que resulta no desenvolvimento de cravos e espinhas.
Além de favorecer o surgimento dessas marcas, o sol agrava a quantidade e intensidade das lesões, formando a acne solar. Portanto, o uso do filtro é recomendado para prevenir esses sinais indesejados e as cicatrizes acneicas.
A exposição solar é uma das principais responsáveis pelo surgimento e intensificação de rugas e linhas de expressão. Esses sinais do envelhecimento são mais severos devido ao efeito acumulado da radiação solar na pele.
Dessa forma, o protetor solar é importante para evitar esses sinais não será percebida de um dia para o outro, mas terá efeito preventivo que garantirá uma pele mais jovem mesmo com o processo natural de envelhecimento.
A hidratação da pele é fundamental para que haja o controle da produção sebácea e evitar o ressecamento que gera uma aparência esbranquiçada e quebradiça à pele.
Para mulheres com a pele mais ressecada, a recomendação é escolher um produto com textura mais cremosa, o que garante a hidratação da pele para que ela fique mais macia e viçosa.
Atualmente, existem diversos tipos de protetores solar que reduzem os danos do sol à pele e também garantem um efeito de maquiagem, com é o caso dos protetores com tonalidade ou do protetor em pó.
Esses produtos podem ser usados para aliar proteção e disfarçar imperfeições da pele, como manchas, acnes, poros e olheiras.
A importância do protetor solar também se justifica pelos riscos de não utilizá-lo. Esses problemas ficam mais evidentes com o tempo, conforme haja uma exposição continuada ao sol. Os principais riscos de não usar o filtro incluem:
Devida à importância do protetor solar ele deve ser usado diariamente e não apenas no verão, ainda que durante os dias mais ensolarados ou quando está na praia o uso deva ser intensificado para evitar esses danos.
O uso do protetor solar pode ser somado a uma rotina de cuidados com a pele, como limpeza, tonificação, hidratação e procedimentos estéticos.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.