(11) 3285-6412Segunda a Sexta-Feira das 10h às 19h
retornar
Barriga chapada de mulher tirando as medidas nas fitas métricas

Como funciona a queima de gordura localizada com enzimas? É seguro?

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo e pronto.

Tratamento para reduzir a gordura localizada é eficiente, mas deve ser feito por um cirurgião plástico de confiança.

Quando nem a prática de atividades físicas e nem dietas funcionam, muitas pessoas buscam por medidas alternativas para queimar a gordura localizada. Um dessas opções é o uso de injeções de enzimas, mas a dúvida sobre a segurança do método ainda é grande.

Assim como qualquer procedimento estético, a queima de gordura localizada usando enzimas depende de alguns fatores para ser considerado seguro. A seguir saiba como funciona a técnica, se ela é segura ou não e como obter melhores resultados. Continue conosco!

Como funciona o procedimento para queimar gordura localizada?

As aplicações de injeção com enzimas podem ser realizadas em diferentes partes do corpo, como abdômen, flancos, glúteos, culote ou pernas, de acordo com a área na qual o paciente tem mais gorduras localizadas que o incomodem.

Após a injeção, a substância promove a redução dessas gorduras por ter um efeito lipolítico, que faz com que haja uma aceleração das reações químicas, aumentando o metabolismo na região e ocasionando a quebra das células de gordura, o que facilita a eliminação pelo organismo. Entre as composições mais frequentes de enzimas estão:

    A opção pelo tipo de enzima depende do cirurgião plástico responsável pelo procedimento. Com uma média de duas aplicações por semana durante um mês o paciente pode reduzir em até cinco centímetros as gorduras localizadas.

    Como é feita a queima de gordura localizada usando injeções de enzimas?

    Para realizar o tratamento para gordura localizada usando aplicações de enzimas inicialmente será necessário que o paciente faça uma consulta avaliativa com cirurgião plástico para identificar as características físicas e determinar as necessidades e expectativas com a técnica.

    Caso o profissional verifique que o tratamento é o mais adequado ao caso ele fará testes com combinações de três enzimas. Durante 2 a 7 dias essa aplicação servirá de teste para determinar a eficácia no metabolismo do paciente.

    Se essa primeira fase for bem-sucedida, o médico iniciará o tratamento em si determinando a quantidade e intervalo das aplicações. Existem duas opções de aplicação de enzimas, dependendo dos objetivos do paciente. São elas:

      Antes de realizar a aplicação é feita a limpeza da região com álcool 70% minimizando riscos de infecções e posteriormente são feitas punções intradérmicas. Em geral, o procedimento não é dolorido, mas pessoas com sensibilidade a dor podem apresentar desconforto.

      A aplicação também pode provocar um pequeno ardor na região, sendo indicado que as mulheres submetidas ao tratamento não estejam em período menstrual, pois pode haver uma sensibilidade aumentada nessa fase.

      Barriga com gordura localizada

      O procedimento é seguro?

      Uma dúvida comum de pacientes que desejam realizar o tratamento de queima de gordura localizada usando enzimas refere-se a segurança do procedimento.

      Como outros tratamentos estéticos a aplicação de enzimas pode apresentar efeitos colaterais e ser insegura quando a técnica não é realizada da maneira correta, utilizando produtos inadequados ou não indicados.

      Alguns coquetéis proibidos para esse uso podem causar sérias lesões e resultar em ocorrências como necrose, que é a morte das células do tecido.

      Outro risco do procedimento refere-se a inadequação do profissional, sendo indicado sempre fazer o procedimento com um cirurgião plástico. Ao escolher um médico confiável para realizar o tratamento, ele torna-se mais seguro e com baixos riscos de efeitos colaterais.

      Quais os resultados alcançados?

      Apesar dos bons resultados do tratamento para a queima de gordura localizada, a aparência final depende de uma série de fatores como idade do paciente, características físicas, associação a dieta e atividades físicas. No entanto, os primeiros resultados podem ser vistos já na semana após a primeira sessão.

      Destaca-se que o tratamento não faz com que a barriga fique definida, uma vez que um abdômen malhado é resultado de exercícios físicos localizados. O método age apenas sobre a gordura da região.

      Um resultado que pode ser esperado com o tratamento é a melhora da aparência de estrias e celulites, além da redução da flacidez na região da aplicação, pois as substâncias utilizadas também contribuem para aumentar a circulação sanguínea na área.

      Não é possível afirmar, entretanto, que os resultados da aplicação de enzimas são definitivos. Caso o paciente volte a ganhar peso ou não associe o tratamento a uma alimentação saudável e exercícios físicos é provável que ao engordar, as mesmas regiões sejam afetadas.

      O surgimento da gordura localizada está relacionado a diversos fatores como hormonais, genéticos e de hábitos de vida (como alimentação e sedentarismo). Portanto, ainda que as enzimas contribuam para alcançar os objetivos estéticos, um acompanhamento mais amplo deve ser feito para garantir a permanência dos resultados.

      A queima de gordura utilizando enzimas é indicada para homens e mulheres de diferentes idades que tenham o problema. A contraindicação é para pessoas nas quais as expectativas não são realistas ou que tenham alergia a alguma das substâncias utilizadas no tratamento.

      É essencial procurar uma clínica de cirurgia plástica de confiança para realizar o tratamento de gordura localizada usando enzimas, o que garante a procedência das substâncias e conhecimento da técnica.

      Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.


      Dra. Luciana L. Pepino.

      Diretora Técnica Médica

      CRM-SP: 106.491

      RQE: 25827

      Especialista em abdominoplastia e ninfoplastia

      Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

      Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

      Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

      Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

      Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

      Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

      Dra. Luciana L. Pepino.

      Diretora Técnica Médica

      CRM-SP: 106.491

      RQE: 25827

      Especialista em abdominoplastia e ninfoplastia

      Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

      Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

      Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

      Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

      Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

      Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG


      Deixe seu contato


      Leia Também

      Carregando...

      Assine nossa newsletter

      Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.

      whatsapp