Quando falamos em procedimentos estéticos, logo imaginamos uma mulher pronta para experimentar as últimas novidades do mercado, certo? Porém, a verdade é que os homens também se preocupam com a aparência e querem se sentir jovens e bonitos.
Por esse motivo, a estética masculina conta com tratamentos especiais para esse público, permitindo que os homens também tenham opções para resolver suas queixas relacionadas ao aspecto do rosto e do corpo.
Conheça agora 5 procedimentos estéticos que todo homem deve fazer para conservar a beleza e a saúde da pele, valorizar seus traços e conquistar uma silhueta harmônica e atraente:
A pele dos homens se diferencia da pele das mulheres por ser mais espessa, ter poros mais dilatados e apresentar uma maior concentração de glândulas sebáceas e sudoríparas.
Com isso, a pele masculina tende a produzir mais óleo e suor, o que aumenta a tendência ao surgimento de cravos e espinhas.
Dessa forma, mesmo que a limpeza de pele seja mais difundida entre as mulheres, esse procedimento também deve fazer parte de uma rotina de estética masculina. Assim, é possível ter um controle maior sobre a oleosidade, evitando a acne.
A limpeza de pele profissional para os homens é bastante parecida com o procedimento feito para as mulheres, se diferenciando principalmente pela escolha de produtos que se adaptam melhor à pele e às preferências masculinas em relação a fragrância e textura.
Já faz tempo que a depilação não é apenas exclusividade feminina! Mesmo que muitos homens adorem ostentar uma bela barba, vários deles se incomodam com a presença de pelos em regiões como peitoral, costas, barriga e axilas.
Por isso, a estética masculina também inclui a depilação a laser. Nesse tratamento, é utilizado um aparelho que emite luz, a qual é absorvida pela melanina (pigmento que dá cor à pele e aos pelos).
Esse processo promove um aquecimento que danifica o pelo e atinge sua raiz. Em consequência, o pelo cai e a função de crescimento é interrompida.
Por ter seu mecanismo de ação baseado na melanina, os melhores resultados são alcançados em regiões de pelos escuros em contraste com a pele clara. É possível fazer a depilação a laser em peles escuras, mas a potência do aparelho será menor.
O procedimento pode ser feito no rosto também, principalmente no caso de homens que sofrem com foliculite (inflamação nos folículos pilosos). Essa condição é agravada pelo ato de fazer a barba, por isso a depilação a laser pode ser uma boa solução.
Os homens costumam sofrer mais do que as mulheres com as cicatrizes de acne, pois eles têm uma tendência maior a apresentar espinhas devido às características biológicas que fazem com que sua pele produza mais óleo.
Dessa maneira, um procedimento que o público masculino procura bastante é o peeling de cristal, que promove uma microdermoabrasão capaz de remover células mortas e regenerar a região tratada, ajudando a remover as manchas e cicatrizes de acne.
O procedimento é feito com um aparelho que pulveriza microcristais de óxido de alumínio sobre a pele, os quais têm um efeito abrasivo e conseguem remover a primeira barreira de proteção.
Dessa forma, é possível aplicar medicamentos tópicos que serão mais bem absorvidos e terão resultados potencializados.
A técnica não é muito dolorida – algo essencial para a maior parte dos homens –, mas pode deixar a pele um pouco avermelhada em inchada logo depois do tratamento. Essas reações regridem em pouco tempo e não é necessário se afastar do trabalho.
Os preenchimentos com ácido hialurônico são famosos entre as mulheres principalmente para aumentar o tamanho dos lábios. Porém, eles também podem fazer parte da estética masculina.
Com o passar do tempo, os homens perdem volume labial, e o preenchimento é uma excelente solução para recuperar o formato mais jovem de antes. Para eles, porém, o aumento costuma ser mais discreto, de forma que os traços não fiquem femininos.
O preenchimento também é utilizado para corrigir sulcos profundos (o famoso bigode chinês) e para repor o volume do rosto, dando mais destaque para o queixo, as maçãs e as mandíbulas – regiões que costumam ser mais projetadas nos homens.
Ainda, o ácido hialurônico pode ser utilizado para corrigir pequenas imperfeições do nariz por meio da rinomodelação – principalmente porque muitos homens buscam os consultórios de cirurgia plástica relatando queixas sobre essa parte do rosto.
Enquanto as mulheres costumam se incomodar com gordurinhas localizadas nas coxas, quadris e flancos, a maior reclamação dos homens é sobre o depósito de gordura abdominal, formando a famosa “barriga de cerveja”.
Por isso, os procedimentos da estética masculina incluem técnicas para combater a gordura localizada, como o Ultracontour. Nesse tratamento, é utilizado um aparelho de ultrassom focalizado de alta intensidade para promover a lipólise, ou quebra da célula de gordura.
O aparelho emite ondas de ultrassom que atingem a camada de gordura subcutânea, rompem a membrana das células adiposas e promovem a cavitação, que consiste na interação das ondas de ultrassom, que são mecânicas, com as bolhas de gás existentes nos tecidos.
Com isso, as bolhas de expandem e se encolhem, promovendo oscilações que culminam nas quebras da célula de gordura, permitindo que elas sejam eliminadas pelo organismo.
Dessa forma, o tratamento tem como resultado a eliminação ou suavização de pequenos depósitos de gordura localizada, a remodelação dos contornos corporais e também uma melhora na aparência da celulite.
Sentir-se bem consigo mesmo é fundamental para manter a autoconfiança e a autoestima elevadas na vida pessoal e profissional, tanto para os homens quanto para as mulheres.
Por isso, se você faz parte do público masculino e se interessou por esses procedimentos, agende sua consulta com a Dra. Luciana Pepino para conhecer as opções de tratamento mais indicadas para você. Cuidar de si mesmo é sim coisa de homem!
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.