O especialista em transplante capilar é aquele profissional que vai ajudar o paciente a recuperar a autoestima que pode ter ido embora juntamente com os fios de cabelos perdidos.
Afinal, se perder cabelos é algo natural, problemas como calvície e alopecia exigem a avaliação de quem entende do assunto para verificar as causas e a melhor opção para solucionar o problema. Sempre pensando em oferecer um resultado natural e seguro à pessoa que busca o procedimento.
E já que a procura pelo transplante aumenta a cada dia, é fundamental saber como escolher um especialista em transplante capilar qualificado. Então, confira as dicas que trazemos neste post!
Como é feito o transplante capilar?
Antes de saber como escolher o melhor especialista em transplante capilar, é importante entender melhor este procedimento.
O transplante capilar é um procedimento cirúrgico pouco invasivo, caracterizado pela implantação de folículos pilosos (responsáveis pela produção e crescimento do cabelo) no couro cabeludo do paciente, nas áreas calvas ou com poucos fios.
Esses folículos, contudo, precisam ser extraídos do próprio paciente, de outras regiões do couro cabeludo, da barba e do peito – se a área doadora da nunca não for suficiente.
A técnica é indicada para quem apresenta um grau avançado de queda de cabelo ou que foi acometido por problemas como doenças capilares ou queimaduras na região da cabeça, por exemplo.
Médicos que atuam na área de cirurgia plástica são capacitados para avaliar o quadro clínico, bem como examinar a saúde dos fios da área doadora do paciente.
Após essa análise caberá ao profissional determinar o resultado que a cirurgia pode proporcionar a quem está pensando em se submeter ao procedimento, bem como indicar qual o método mais adequado para o caso.
Atualmente, são duas as técnicas mais usadas: a FUT e a FUE. Conheça um pouco mais sobre elas.
FUT – Transplante de unidades foliculares
Consiste na remoção de uma faixa de couro cabeludo, geralmente na nuca, sendo os folículos separados na clínica e implantados na área receptora.
Como benefícios, permite preencher melhor as áreas calvas, mas pode gerar mais incômodos no pós-operatório e possivelmente uma cicatriz, que será discreta e imperceptível ao ser coberta pelo próprio cabelo.
FUE – Extração de unidades foliculares
Caracteriza-se pela remoção das unidades foliculares individualmente e posterior transplante na região calva. Trata-se de uma técnica mais complexa na etapa de extração cujo procedimento pode demorar um pouco mais de tempo para ser feito que na técnica FUT.
Porém, pode-se obter a mesma quantidade ou até mais de unidades foliculares, bem como resulta em um pós-operatório ainda mais tranquilo.
Como escolher um especialista em transplante capilar?
O transplante capilar é uma cirurgia. Como tal, deve ser realizada por um profissional qualificado e experiente para garantir o desejado resultado natural. No entanto, existe no mercado a oferta do procedimento realizada por pessoas que não possuem qualificação para a tarefa.
Por isso, saber como escolher um especialista em transplante capilar é a melhor forma de garantir segurança durante e depois do procedimento. Assim como o resultado esperado, evitando cicatrizes que possam ficar à mostra.
Considerando que para uma pessoa leiga nem sempre é fácil diferenciar os verdadeiros profissionais qualificados, reunimos algumas informações que devem ser verificadas antes de decidir pelo especialista para realizar seu procedimento. Confira.
Especialização
O transplante capilar não é realizado por todo cirurgião plástico. Isso porque, ela não faz parte do currículo normal da área. Aliás, muitas vezes o médico passa por toda a residência sem presenciar uma cirurgia desse tipo devido à necessidade de material e equipe para o preparo das unidades foliculares.
Por isso, ao escolher o profissional, certifique-se de que ele seja especialista em tricologia, ramo da ciência que estuda os cabelos e pelos do corpo e não é tão difundido na faculdade.
Esse estudo dará ao profissional o conhecimento aprofundado sobre o assunto, permitindo ao médico identificar doenças no couro cabeludo e indicar o transplante para a pessoa no momento correto.
Portanto, o especialista em transplante capilar que se dedica a área deve ter certificados em centros de referência, clínicas renomadas, congressos nacionais e internacionais sobre transplante capilar.
Tempo de formação do especialista em transplante capilar
Outra informação que deve ser verificada antes de escolher o especialista em transplante capilar é o tempo de formação.
A cirurgia não depende somente do cirurgião. Por isso, leva-se entre 3 a 5 anos de experiência para que uma equipe esteja sincronizada de modo a oferecer bons resultados.
Experiência
Visto que o cirurgião plástico também realiza outros procedimentos, não é prudente escolher um profissional que realize transplante de cabelos esporadicamente. A cirurgia requer dedicação do especialista e de sua equipe.
Dessa forma, deve ocupar boa parte do volume cirúrgico do médico. O aperfeiçoamento da técnica, seja na retirada da área doadora, no preparo das unidades foliculares sob microscopia e no implante das mesmas de forma natural é proporcional não só ao talento do profissional, mas também à sua dedicação e volume cirúrgico.
Domínio de diferentes técnicas
Por fim, o especialista em transplante capilar deve dominar as diferentes técnicas, de forma a aplicar a mais indicada para cada situação. Afinal, o procedimento pode variar de acordo com o caso.
Agora você está preparado para escolher o especialista em transplante capilar. Coloque as dicas acima em prática, converse com o médico para tirar dúvidas e certifique-se de realizar a cirurgia com profissionais qualificados, que ofereçam segurança e os melhores resultados.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.