O mês de fevereiro se aproxima e com ele chega também um dos períodos mais festivos do ano: o Carnaval. É a época também que marca o final das férias escolares e, por conta disso, muitas pessoas tentam “tirar o atraso” durante a folia. Porém, essa pode não ser uma boa ideia se você tem alguma consideração pela sua saúde.
Tirar o pé do freio e agir de forma desregrada durante as festas pode fazer com que a sua volta ao trabalho não seja nada animadora. É preciso ter moderação para não colocar a perder tudo aquilo de saudável que você conquistou ao longo dos últimos meses. Listamos aqui algumas dicas para o carnaval imprescindíveis para você seguir e não arruinar de vez as suas festas.
Engana-se quem pensa que somente aqueles que estão na praia ou à beira da piscina é que vão precisar de protetor solar. Mesmo nas cidades mais frias e que não costumam ter temperaturas tão altas, o período de verão costuma ter os raios solares incidindo de maneira mais forte. Por isso, mesmo que você esteja indo apenas na esquina comprar pão, não deixe de passar o protetor solar – inclusive, recomenda-se o uso mesmo em ambientes fechados.
Se para quem está na cidade ele é importante, para aquelas que vão ficar muito tempo ao ar livre, principalmente em praias ou áreas abertas, o protetor solar é obrigatório. Além de evitar o envelhecimento precoce e queimaduras mais sérias, ele hidrata seu corpo evitando que a pele fique ressecada ou descascando por conta das altas temperaturas.
O calor somado às atividades físicas faz com que você se desidrate muito depressa. Assim, nessa época do ano, sair de casa sem uma garrafinha de água não dá. Ela deve ser a sua companheira para cima e para baixo, e o ideal é que você consuma pelo menos 2 litros de água por dia. No caso de prática de esportes, dobre essa quantidade para garantir que você estará bem hidratado.
E quando falamos de hidratação estamos falando de água mesmo ou, eventualmente, alguns outros líquidos como água de coco ou isotônicos. Refrigerantes, sucos e bebidas alcoólicas não constam nessa lista. Aliás, no caso das últimas, elas também vão requerer que você tenha muita água por perto. Não abuse da cerveja ou dos destilados para não sofrer com os efeitos de uma ressaca no dia seguinte.
Essa dica é válida para o ano todo, mas é no Carnaval que os governos intensificam as campanhas de prevenção. Além de ser uma medida contraceptiva, o uso de preservativos previne você de uma série de doenças sexualmente transmissíveis como gonorreia, herpes, sífilis e AIDS. Basta uma relação desprotegida para que o pior aconteça, portanto é bom não facilitar.
Os especialistas alertam ainda para outra doença bastante comum a essa época do ano, o herpes labial. Se o seu parceiro tiver bolinhas avermelhadas aparentes na mucosa da boca, redobre o cuidado. Infelizmente, uma vez que você adquire herpes labial, ela será sua companheira para o resto da vida.
É natural que você queira aproveitar os dias de folia virando a noite e ficando até de madrugada acordado todos os dias. Certamente oportunidades para isso não vão faltar e se você tiver disposição, pode sim encarar essa jornada noite adentro em meio aos foliões. Porém, tenha em mente que, independente do seu esforço, seu corpo precisa descansar.
Ao chegar em casa, seja a hora que for, garanta ao menos um período de descanso entre seis e oito horas de sono. Se não for possível, o jeito será compensar isso no período da tarde com uma soneca revigorante. O importante é que você garanta a quantidade necessária de horas no dia para descansar o seu corpo.
O excesso de calor pode ser propício para formar calos e bolhas nos pés. Para as mulheres, que muitas vezes usam salto alto ou sapatos muito apertados, o sinal de alerta é ainda maior. Assim, nesse período, sempre que puder evite calçados como esses. Prefira um tênis confortável com meia ou uma sandália ou sapatilha aberta.
No fim do dia, dedique um tempo a cuidar dos seus pés. Faça massagens na planta do pé e também nos dedos. Uma boa dica é deixar os pés de molho em água morna, uma vez que isso ajuda bastante a relaxar. Faça isso de preferência logo após o banho ou antes de dormir. Cremes hidratantes especiais para os pés também são muito bem-vindos.
Alimentos ricos em gorduras tornam a digestão mais lenta e causam aquela sensação desconfortável de má digestão. Andar sob o sol numa condição assim é uma das piores coisas que você pode fazer, já que o seu cansaço será muito maior. Por isso, a recomendação é pegar leve na alimentação.
Prefira uma refeição com alimentos ricos em carboidratos integrais, como pães integrais, arroz multigrão e macarrão integral. Eles vão ajudar você a ter mais energia para pular o Carnaval sem comprometer a dieta como os alimentos à base de carboidratos simples. Não se esqueça de comer em intervalos de no máximo quatro horas e carregue na bolsa sempre que possível uma barrinha de cereal, frutas e sucos naturais. E vale reforçar: beba muita água, sempre.
Você também pode gostar de: Malhando em Casa: 15 exercícios que te ajudam a manter a forma
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.