Os efeitos psicológicos do transplante capilar são positivos na vida daqueles que o realizam. E essa é mesmo uma excelente notícia.
Afinal, a calvície afeta a vida de homens e mulheres, prejudicando a autoestima e autoimagem. O que pode causar problemas emocionais diversos, em níveis mais ou menos profundos.
Para se ter uma ideia da relevância desse assunto, basta lembrar que estudos apontaram que a calvície pode afetar até a vida sexual de homens.
Além de interferir também na projeção e estabilidade profissional, tendo em vista as mudanças no comportamento – geralmente mais retraído.
Em contrapartida, observa-se altos níveis de satisfação após o procedimento de transplante de cabelos ser realizado em pessoas de todas as idades.
Quer saber mais sobre isso? Então, conheça a seguir, os efeitos psicológicos do transplante capilar!
Como a calvície pode afetar o bem-estar do indivíduo
Além da termorregulação, o cabelo apresenta grande efeito na aceitação da própria imagem de uma pessoa, na elevação da autoestima e na formação de identidade.
Não importa o motivo, quem sofre com a calvície pode ter problemas de ordem emocional. E essa ocorrência de efeitos negativos na saúde mental está ligada ao grau de intervenção na vida da pessoa.
Isto é, ela se sente bem com a falta de cabelos ou esse fato gera incômodo? E mais: qual o nível desse desconforto?
Claro que as respostas variam de indivíduo para indivíduo, determinando os efeitos psicológicos do transplante capilar.
Mas, quando leva ao descontentamento, a calvície estará associada a um alto impacto em sua vida pessoal e social. Pode, até mesmo, apresentar alta morbidade psicológica.
Em outras palavras, a perda de cabelos pode afetar direta e negativamente a autoestima e autoimagem de muitas pessoas.
Como resultado, pode acarretar crises de ansiedade, depressão e não aceitação, desestímulo, tristeza. Em casos extremos, inclusive, pode levar à diminuição do convívio social e à insegurança.
O pior é que essas condições emocionais, por sua vez, podem acentuar e acelerar ainda mais a perda dos fios.
Assim sendo, quando a falta de fios é um problema para a pessoa, deve-se buscar uma solução para a calvície.
Principais efeitos psicológicos do transplante capilar
Diante da calvície, convém destacar a importância do paciente manter-se calmo e tranquilo, ajudando na estabilização da queda.
Além disso, é essencial consultar um especialista para identificar os motivos que estão levando ao quadro. Esse mesmo profissional também indicará o tratamento adequado, entre eles, o transplante capilar.
Esse procedimento de resultados benéficos e naturais, vai elevar a autoestima e gerar efeitos psicológicos do transplante capilar – todos eles positivos.
Assim, é comum que após um transplante capilar bem-sucedido, a pessoa venha a ter uma vida mais ativa e saudável. Passando a cuidar melhor da alimentação, praticando atividades físicas regulares e investindo mais em sua aparência.
Tendo uma melhora no humor, o indivíduo passa a viver com mais alegria e entusiasmo e tende a elevar o nível de sua vivência social.
Sentindo maior segurança para paquerar ou se dedicar a/ao parceira/parceiro que já está ao seu lado, passa a ter uma vida amorosa e sexual mais satisfatórias.
Até mesmo no campo profissional percebe-se uma evolução, com melhor relacionamento interpessoal, confiança em emitir sua opinião sem timidez, etc.
Com uma imagem positiva, os efeitos psicológicos do transplante capilar podem ser observados à medida que se dá a evolução pós-operatória. Desde que o paciente siga as recomendações de seu médico.
Transplante capilar em clínica especializada
Considerando que o transplante capilar é uma cirurgia, deve ser tratado com sua devida importância. Dessa forma, é preciso que seja realizado por um profissional qualificado e experiente, que garanta o desejado resultado natural.
Por isso, escolher um médico especialista em transplante capilar é a melhor forma de garantir segurança durante e depois do procedimento. Assim como o resultado esperado, evitando cicatrizes e garantindo aparência natural.
A Clínica Dra. Luciana Pepino conta com estrutura adequada e uma equipe especializada. Inclusive profissionais experientes em transplante capilar que oferecem qualidade e segurança em todo atendimento.
Da avaliação do transplante capilar até a finalização do tratamento, nossos profissionais solucionam a calvície com segurança e qualidade.
Agora que você conhece os efeitos psicológicos do transplante capilar, pôde perceber que essa é uma solução que oferece grandes benefícios.
Especialmente, no que diz respeito a um resultado natural e livre de cicatrizes. Quer saber mais?
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.