Você conhece os sintomas do hipotireoidismo? Alguns deles são bem comuns e são fáceis de serem confundidos; saiba mais
Os sintomas do hipotireoidismo são bem comuns e é comum que as pessoas os confundam com outra doença, muitas vezes até mesmo se medicando incorretamente e prejudicando o organismo como um todo.
Para que você fique atento e investigue adequadamente, separamos a seguir algumas informações relevantes sobre a doença e como ela se manifesta. Confira!
O hipotireoidismo é uma doença que pode ser aguda ou crônica, isto é, pode durar períodos curtos ou longos, respectivamente. De forma simples de entender, é causada quando a glândula da tireoide não produz os hormônios suficientes para o corpo.
Apesar de ser mais comum em mulheres, pode acometer qualquer pessoa, inclusive bebês. Suas principais causas são:
Como falamos na introdução, os sintomas do hipotireoidismo no corpo não são específicos e podem ser confundidos com outras doenças.
Além disso, costumam variar de pessoa para pessoa, a depender da gravidade de cada caso e, no geral, desenvolvem-se lentamente, podendo levar muitos anos.
À princípio, são notados apenas alguns indícios, mas após determinado tempo a doença gera maiores alterações no metabolismo, deixando os sintomas mais evidentes.
Os mais comuns são:
Ao apresentar alguns dos sintomas do hipotireoidismo, é importante consultar um endocrinologista para que o diagnóstico seja feito e o tratamento, seja iniciado.
O diagnóstico se dá através do resultado de exames de sangue que medem o nível de TSH, que é o hormônio estimulante da tireoide, além dos hormônios T3 e T4.
Recomenda-se que mulheres grávidas, que planejam engravidar ou acima dos 60 anos de idade realizem o exame rotineiramente, para que o funcionamento do órgão seja conferido.
Após ter confirmado o diagnóstico de hipotireoidismo, o endocrinologista indicará ao seu paciente qual é o tratamento adequado a se seguir para que seja possível levar uma vida normal, sem maiores complicações.
O tratamento do hipotireoidismo mais comum é a utilização diária de um medicamento oral que é uma versão sintética do hormônio T4, cujo nome é levotiroxina.
O seu objetivo é reverter os sinais e os sintomas e costuma apresentar resultados cerca de uma a duas semanas após o início do uso. Além disso, também auxilia a reduzir os níveis de colesterol e reverter eventual ganho de peso do paciente.
Após três meses de uso, o médico realiza novos exames, para que assim possa controlar a dose exata que o paciente deve tomar do medicamento.
Cuida da sua saúde: faça exames de rotina e no caso de quaisquer alterações, procure um médico!
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.