Saiba se a dieta detox emagrece e como melhorar a alimentação controlando o peso no longo prazo.
Uma dúvida comum é se a dieta detox emagrece e como ela deve ser realizada para apresentar os resultados almejados. No entanto, a definição da dieta mais adequada não é tão simples assim.
Um primeiro aspecto a ser destacado é que a reeducação alimentar, muito mais do que a dieta, vai contribuir na perda e controle do peso, apresentando resultados de longo prazo mais satisfatórios.
A dieta detox funciona muito bem, mas isso vai depender se seus objetivos estão alinhados com as possibilidades dela e se a dieta será adotada corretamente, conforme as recomendações médicas.
A base da dieta detox é a retirada dos alimentos industrializados e daqueles com alto potencial alergênico como clara de ovo, oleaginosas (amendoim, avelã, amêndoa etc.), leite e derivados, alimentos com glúten, como trigo, centeio, cevada e outros.
Dessa forma, a alimentação se baseia principalmente em frutas, verduras, legumes, cereais integrais e alimentos in natura, em geral.
Uma das principais indicações da dieta detox é no tratamento de alergias, intolerâncias e sensibilidades alimentares. Os grupos alimentares com maior potencial de intoxicação são removidos e, posteriormente, reinseridos aos poucos.
Isso permite que paciente e especialista identifiquem alterações e mapeiem quais alimentos desencadeiam reações indesejadas.
A pergunta se dieta detox emagrece é frequente e um pouco polêmica. Isso porque ela tem sim potencial para auxiliar no emagrecimento uma vez que são retirados da alimentação diversos alimentos energéticos e calóricos, como trigo, leite e outros.
No entanto, ela não é a mais recomendada para emagrecer, pois a retirada de grupos alimentares completos e alta restrição calórica são desaconselhadas, pois podem desencadear carências nutricionais e aumentar a compulsão alimentar, sendo mais difícil de manter no longo prazo.
Quanto à dúvida se a dieta detox realmente desintoxica a resposta é afirmativa, mas apenas no sentido de evitar a ingestão de alimentos com excesso de conservantes, emulsificantes e acidulantes que elevam os níveis de toxinas no organismo.
Portanto, a dieta detox emagrece, mas esse não é o foco dessa proposta e precisa ser avaliada com cautela se o objetivo principal da mudança alimentar for o emagrecimento e controle do peso.
Nesse sentido, algumas dicas podem contribuir mais para a conquista dos seus objetivos, como:
É essencial que a definição da dieta mais apropriada seja conversada com um especialista que poderá auxiliar no processo de reeducação alimentar de forma que os resultados sejam mais satisfatórios e contínuos.
A dieta detox emagrece, mas como esse não é o foco desse método, ela pode ser frustrante no longo prazo, desestimulando a mudança de hábitos alimentares.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.