A diástase abdominal é uma condição na qual os músculos do abdômen se afastam devido à pressão ou tensão na região. Essa separação pode levar a uma alteração visível, que pode trazer desconforto estético ao paciente. Ocorre quando os músculos reto do abdome (RA) e transverso do abdome (TrA) se enfraquecem ou se estiram, perdendo a capacidade de se contrair adequadamente. Portanto, têm maior dificuldade para suportar a pressão abdominal.
Quer saber mais sobre o tema? Acompanhe!
Essa condição acontece quando os músculos retos do abdome se estendem além de sua capacidade normal e não se encontram mais na linha alba. Com isso, surge uma lacuna ou divisão, que pode se tornar visível em seu abdômen.
Existem muitas razões pelas quais isso pode acontecer, como:
À medida que envelhecemos, nossos músculos perdem naturalmente parte de sua força devido a um processo chamado atrofia. No entanto, alguns fatores podem aumentar a velocidade com que esse processo ocorre.
Uma das razões mais comuns para uma diástase abdominal é o crescimento súbito do tamanho abdominal durante a gravidez. À medida que o bebê cresce e os músculos abdominais da mãe se esticam para acomodar a nova carga, esses músculos são submetidos a um estresse significativo.
Se a mãe tiver músculos abdominais fracos, eles podem deixar de fornecer suporte adequado à barriga em crescimento, levando à formação de uma diástase.
A flutuação do peso corporal e a obesidade fazem seus músculos abdominais trabalharem mais do que o normal. Portanto, é um procedimento geralmente realizado durante cirurgias de abdominoplastia feitas em pacientes que passaram por cirurgias bariátricas ou outros tratamentos de perda de peso.
Quando você pressiona as mãos contra o centro do seu abdômen, deve sentir os músculos se contraindo e o espaço entre eles deve ser inferior a de meio a um centímetro. Se você sentir uma área mole onde os músculos deveriam estar se contraindo, uma diástase pode estar presente. Em pessoas com menor taxa de gordura abdominal, pode surgir uma lacuna (uma depressão) no local do afastamento.
Além disso, se você tiver uma diástase abdominal, seu abdômen pode se projetar mais do que o normal para frente, mesmo se você estiver com um peso saudável.
Outros sintomas geralmente são incomuns. Contudo, algumas mulheres podem notar as seguintes manifestações:
Quando se trata de tratar uma diástase, o objetivo deve ser corrigir o problema, não simplesmente gerenciar os sintomas. A melhor maneira de fazer isso é fortalecer e reparar os músculos abdominais. A seguir estão algumas maneiras de fazer isso:
A cirurgia geralmente não é necessária para a diástase abdominal, mas, em alguns casos, pode ser recomendada para ajudar a reparar a separação, especialmente se for grave. Se você está considerando a cirurgia plástica para diástase abdominal, não deixe de consultar um cirurgião plástico capacitado e com RQE para discutir suas opções e garantir que você seja um bom candidato para o procedimento.
O tipo de cirurgia dependerá do caso individual, mas pode envolver a plicatura dos músculos com o reforço da área com pontos ou outras técnicas cirúrgicas. Durante o procedimento, o cirurgião fará uma incisão na pele e, em seguida, costurará os músculos para aproximá-los novamente. Isso ajudará a reduzir a lacuna entre eles e dará ao abdômen uma aparência mais firme. O procedimento é geralmente realizado sob anestesia geral e leva cerca de duas horas para ser concluído.
Em alguns pacientes, a plicatura pode ser realizada durante a abdominoplastia. Este procedimento também envolve uma incisão na parte inferior do abdômen. Em seguida, a plicatura é feita para aproximar os músculos abdominais. Mas, além disso, o excesso de pele é também removido. Uma abdominoplastia pode ajudar a melhorar a aparência do abdômen e a melhorar a função dos músculos abdominais.
Após qualquer uma das cirurgias, você precisará ficar em repouso pelo tempo indicado pelo médico, evitando também atividades extenuantes por pelo menos seis semanas. Você provavelmente sentirá alguma dor e inchaço, além de usar uma roupa de compressão para ajudar a sustentar seu abdômen.
Uma diástase abdominal pode acontecer com qualquer pessoa, mas a boa notícia é que ela também pode ser corrigida com a abordagem correta. Se você acha que pode ter uma diástase, converse com um médico sobre as opções de tratamento. A cirurgia plástica pode ser uma das opções, devendo ser realizada com um profissional experiente e capacitado.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.