Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo e pronto.
Uma nova tendência estética masculina é definir a mandíbula, entenda por que alguns homens têm buscado por ela e saiba quais os meios para alcançá-la
Durante muito tempo, as clínicas de estética eram frequentadas quase que em sua totalidade por mulheres, pois os procedimentos oferecidos interessavam somente a elas.
Atualmente, o cenário mudou muito. Muitos artistas e subcelebridades aderem a procedimentos estéticos, principalmente aqueles voltados ao rosto, em busca também de definir a mandíbula.
A internet permite a viralização de conteúdo relacionado aos cuidados de beleza, influenciando milhares – senão milhões – de pessoas a adotá-los também, o que não é diferente com o público masculino.
Em um primeiro momento, a aparência é tudo o que se diz sobre nós, sendo o rosto notado logo de início. Assim, é natural que as pessoas, como um todo, busquem sempre aperfeiçoar o visual.
A aparência é uma peça chave na vida em sociedade, já que, consciente ou inconscientemente, julgamos uns aos outros com base no exterior.
Do ponto de vista da evolução, existem histórias a respeito de traços indicarem a saúde e a fertilidade de alguém, além de atribuir um aspecto majoritariamente atrelado a um dos gêneros.
Segundo algumas estatísticas, as mulheres heterossexuais têm preferência por parceiros que apresentam como característica o queixo largo e a mandíbula musculosa, forte e definida, em detrimento daqueles que não os têm.
Não bastassem esses motivos, há também como certeza que com o passar dos anos o corpo sofre alterações, o que ocorre da mesma forma com os músculos da face, que também envelhecem.
Além disso, seja por predisposição genética ou ganho de peso, muitas pessoas possuem a popularmente conhecida papada, alvo de muitas insatisfações.
De acordo com cirurgiões plásticos, a situação atípica de isolamento social advinda do coronavírus favoreceu muito para que aumentassem as insatisfações com o corpo, dentre elas, com a mandíbula.
Isto porque ocorreu o chamado “efeito zoom”. Ou seja, as pessoas passaram a ter maior necessidade de realizar chamadas de vídeo, tanto para trabalho quanto para as relações sociais.
Implicou-se, automaticamente, na visualização maior do rosto na tela, incluindo a mandíbula e o queixo.
Assim, se você deseja ter um maxilar definido como o de alguns famosos, mas não sabe por onde começar ou está enfrentando dificuldades com os resultados, confira as dicas reunidas abaixo.
Esta parte do corpo não costuma ser exercitada nem por aqueles que frequentam constantemente a academia, podendo ser considerados os músculos da região como subdesenvolvidos.
Embora uma boa quantidade de pessoas foque somente na parte estética envolvendo o maxilar, alguns problemas de saúde podem decorrer dele, como por exemplo do pescoço caído, dores de cabeça, no pescoço e na própria mandíbula.
Para evitar estes problemas e ainda definir o queixo, realize os exercícios propostos a seguir por médicos e preparadores físicos, respeitando os limites de seu corpo, para evitar lesões.
Comece todos eles com poucas séries, de poucas repetições cada e aumente gradativamente.
Funciona como um abdominal para o pescoço. É necessário que se esteja deitado de bruços, pressionando a língua no céu da boca, de forma a ativar os músculos do pescoço para a frente e definir a mandíbula.
Primeiramente, encoste o queixo no peito e levante a cabeça do chão, por aproximadamente 5 centímetros. Não deve ser levantado o estômago, tampouco o queixo deve ser empurrado para baixo.
Pode ser realizado em pé, sentado ou deitado. O importante é que mantenha a cabeça nivelada com o chão para depois contrair os músculos das laterais do rosto. As orelhas precisam ficar sobre os ombros.
O primeiro deles consiste em posicionar a língua no céu da boca, atrás dos dentes. A língua precisa ser pressionada para aumentar a tensão e, a partir de então, é recomendável que se emita sons vibratórios para ativar a musculatura.
O segundo é bem simples. Basta que você abra bem a boca e emita os sons das letras “O” e “E”, respectivamente e de modo exagerado, sem tocar ou mostrar os dentes.
Fique com a boca fechada, empurre e levante o maxilar e o lábio inferior, alongando a parte abaixo do queixo. Os resultados são obtidos quando se permanece nesta posição em torno de 10 a 15 segundos entre uma repetição e outra.
Existem também equipamentos que auxiliam no processo da ginástica facial, ajudando a definir a mandíbula.
Busque por procedimentos estéticos adequados
Caso tenha interesse, em conjunto com os exercícios existem muitos procedimentos estéticos que promovem um resultado eficaz na definição da mandíbula. Veja quais são eles:
A criolipólise, ao ser realizada no rosto, traz como resultado a diminuição da gordura na região conhecida como papada.
A toxina botulínica é promovida através da aplicação do componente químico, causando uma considerável diminuição das linhas de expressão da região do pescoço.
Utiliza-se para este procedimento o ácido hialurônico e através dele, o contraste entre mandíbula e pescoço torna-se maior, como também diminuem as papas. A área fica mais erguida e demarcada.
Apesar de serem procedimentos de maior duração, valor e mais invasivos que os procedimentos estéticos citados acima, os procedimentos cirúrgicos têm resultados definitivos e conquistam cada vez mais o público, até mesmo o masculino.
Importante destacar que as cirurgias plásticas possuem alguns riscos e complicações, exemplificadas por hematomas, abertura dos pontos, acúmulo de líquidos e infecções, além dos próprios riscos das anestesias que são ministradas. Exigindo sempre acompanhamento médico.
Confira algumas delas logo abaixo:
Esta cirurgia tem como finalidade projetar o queixo conforme a vontade do paciente e indicação do médico cirurgião.
O próprio nome é sugestivo. É uma cirurgia realizada no pescoço, que tem por objetivo retirar a gordura que forma a papada.
Mesmo sendo mais incomum por não estar totalmente atrelada ao maxilar, a rinoplastia proporciona que o nariz seja planejado e adequado ao formato de seu rosto, alinhando com o desenho da mandíbula.
É necessário lembrar que todo procedimento apresenta riscos, por isso, a recomendação geral é que consulte um médico e descubra qual o mais adequado a se fazer.
Agende sua consulta agora mesmo e tire todas as suas dúvidas!
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.