Definição do contorno corporal depende de cuidados variados, desde exercícios até cirurgias plásticas!
Para muitas mulheres um contorno corporal bem definido é o segredo para beleza e bem-estar, de forma que esse se torna o objetivo de muitas delas que planejam uma rotina toda voltada a essa meta.
O famoso corpo de violão até tem uma parcela de genética, mas também depende de um esforço multidisciplinar por parte das interessadas.
A seguir apresentamos algumas dicas de como obter o contorno corporal desejado unindo diferentes estratégias. Confira!
Grande parcela do contorno corporal no estilo violão deve-se aos cuidados diários adotados pelas mulheres. A rotina deve ser direcionada a esse objetivo, portanto, demanda comprometimento e empenho.
A rotina de exercícios de uma pessoa que quer ficar com o corpo violão não é fácil. O ideal é unir atividades aeróbicas, como caminhada, corrida ou natação, com musculação, que melhora o tônus muscular e define o corpo.
Entre os exercícios não podem faltar estão os voltados ao abdominal. Eles ajudam a trabalhar e definir os músculos do abdômen que são os responsáveis pela rotação do tronco e do quadril.
Uma atividade aeróbica que ajuda diretamente a região abdominal é o bambolê, pois ele promove o fortalecimento da região e também a perda calórica.
O contorno corporal desejado tem muita relação com o peso que está diretamente relacionado à alimentação.
A recomendação é evitar alimentos que contenham muita gordura, açúcares ou sódio, incluindo processados e industrializados. Reduza ainda o consumo de bebidas alcóolicas e controle a ingestão de carboidratos.
O ideal é priorizar uma alimentação saudável rica em opções naturais, como verduras, legumes e frutas. As carnes magras e azeite de oliva também podem fazer parte da dieta.
A ingestão de líquidos também é essencial, com destaque para um consumo adequado de água, mas também de chás de hortelã, verde, hibisco e mate. Eles ajudam na digestão, são termogênicos auxiliando a queima de calorias e promovem a redução da retenção de líquidos.
O uso de hidratantes e óleos de banho é indicado para deixar a pele hidratada e saudável, reduzindo as chances de estrias, celulites e flacidez.
Mas, além disso, é possível utilizar géis redutores. Dependendo do produto é indicado aplicá-lo antes dos exercícios físicos ou depois, ajudando na queima calórica.
Além dos cuidados diários que devem ser adotados, existem procedimentos estéticos específicos para ajudar na definição do contorno corporal, tornando o corpo violão uma realidade mais próxima.
A massagem modeladora, como o próprio nome sugere, é indicada para moldar os contornos corporais, reduzir a gordura localizada, diminuir medidas e o inchaço.
Nessa técnica são realizados movimentos vigorosos para estimular a circulação sanguínea e o metabolismo, contribuindo para amenizar a gordura localizada e celulite.
A carboxiterapia também pode contribuir para modelação corporal. Ela consiste na aplicação de gás carbônico abaixo da pele ou no tecido adiposo (subcutâneo), promovendo o aumento do fluxo sanguíneo que melhora a oxigenação local, levando nutrientes ao tecido.
A técnica é recomendada para tratar condições como a gordura localizada, celulite, estrias, flacidez de pele e irregularidades pós-lipoaspiração.
O Ultracontour é um aparelho de Ultrassom Focalizado de Alta Intensidade que emite ondas de ultrassom no tecido subcutâneo para promover a ruptura da membrana das células adiposas por meio do processo de cavitação.
O procedimento é indicado para amenizar pequenos depósitos de gordura localizada, remodelar o contorno corporal, melhorar os resultados após a lipoaspiração e tratar celulites.
Por fim, as pacientes que adotando as técnicas anteriores ainda não estiverem satisfeitas com o contorno do corpo podem recorrer às cirurgias plásticas, caso um especialista avalie que essa é a conduta mais adequada.
Um dos tratamentos mais conhecidos para modelação do contorno corporal é a lipoaspiração. Essa cirurgia plástica permite a remoção de depósitos de gordura ao aspirar as células adiposas localizadas no tecido adiposo.
Devido a redução das células de gordura, além de ter como benefício à modelação corporal ainda será mais fácil de a paciente manter os resultados.
A técnica pode ser usada para remover depósitos de gordura localizada do abdômen, glúteos, costas, flancos e outras áreas.
A lipoescultura é a principal técnica para remodelação corporal, isso porque ela une a lipoaspiração com a lipoenxertia.
A primeira etapa da cirurgia plástica é idêntica à lipoaspiração, com o cirurgião plástico fazendo a remoção da gordura localizada das regiões indicadas. Em seguida, ainda na sala cirúrgica, é realizada a purificação das células adiposas, removendo células rompidas, sangue e anestésico.
Essa gordura purifica é enxertada na paciente para remodelar ou dar volume. Por exemplo, a gordura removida dos flancos pode ser enxertada nos glúteos, promovendo o aumento do volume.
Dessa forma, a lipoescultura permite resultados bastante satisfatórios quando o assunto é definição e remodelação corporal.
Por fim, quando a paciente não consegue alcançar o corpo violão em decorrência do excesso de pele na região abdominal a indicação é a abdominoplastia.
No procedimento cirúrgico é removido o excesso de pele e flacidez do abdômen e é corrigida a diástase dos músculos reto abdominais, tendo como resultado a “barriga chapada”.
Quando a insatisfação da paciente está associada tanto ao excesso de pele quanto à presença de depósitos de gordura, uma opção é a associação da abdominoplastia com a lipoaspiração.
Com essa diversidade de técnicas, as pacientes podem alcançar o corpo violão mais facilmente e combatendo algumas insatisfações estéticas que inviabilizam esse resultado.
Destaca-se, no entanto, que a manutenção do contorno corporal desejado só será possível com a união adequada de exercícios e alimentação, ainda que as cirurgias plásticas contribuam para alcançar esse objetivo inicialmente.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.