Você sabe como reduzir o inchaço após o transplante capilar? Pois saiba que esse procedimento, ainda que minimamente invasivo, é um processo cirúrgico. Logo, existem chances da região inchar após sua realização.
Trata-se de algo natural e não é motivo para preocupação, desde que você conte com o apoio de especialistas qualificados durante todo o processo.
No entanto, existem algumas alternativas simples que podem contribuir para diminuir esse volume após o procedimento e acelerar a recuperação.
A seguir, confira os motivos pelos quais essa condição ocorre e como reduzir o inchaço após o transplante capilar com algumas dicas!
Motivos que levam ao inchaço após transplantar os fios
Após um procedimento de transplante capilar, é possível notar em algumas pessoas um inchaço presente na testa ou sob os olhos.
Essa condição ocorre devido ao processo, em que o cirurgião especialista injeta fluidos como anestesia no couro cabeludo. O que é necessário para garantir conforto ao paciente durante o processo.
Assim, o líquido acaba criando um espaço entre os músculos do crânio e o couro cabeludo. O que permite que os folículos pilosos sejam removidos facilmente da área doadora e transplantados.
A soma da solução anestésica e da manipulação cirúrgica leva a esse inchaço, que pode ser reduzido com alguns procedimentos.
5 maneiras de reduzir o inchaço após o transplante capilar
Como falamos, algumas alternativas contribuem efetivamente para reduzir o inchaço após o transplante capilar, minimizando também o desconforto do indivíduo.
Além disso, esses são passos importantes que ajudam a evitar complicações relacionadas à inflamação. Confira.
1. Realizar compressa fria
A compressa fria é uma das formas de reduzir o inchaço após o transplante capilar. Essa alternativa auxilia estreitando vasos sanguíneos na região dos olhos, diminuindo o fluxo de sangue para reduzir o inchaço.
Com o enxerto ainda recente e frágil, é importante que a compressão seja realizada na testa, região dos olhos e nas bochechas. Não na cabeça, evitando movimentos que danifiquem o transplante.
2. Manter a cabeça elevada ao dormir
Outro passo que contribui para reduzir o inchaço após o transplante capilar é elevar a cabeça ao dormir.
A área cirúrgica deve estar acima do corpo, evitando curvá-la e mudar de posição durante o sono.
3. Evitar atividade física rigorosa
Indicado por médicos como uma atividade indispensável na vida da maioria das pessoas, a atividade física é importante para manter a saúde física e mental.
Contudo, ainda que parte da rotina, é necessário evitar a realização dessas atividades logo após realizar o procedimento.
Isso porque, o exercício pode causar a transpiração, condição que pode prejudicar a recuperação. Sem contar que pode interferir no processo de cicatrização e até mesmo criar condições ideais para infecção.
Assim sendo, tenha paciência e aguarde para retomar às suas atividades regulares entre 3 e 4 dias após o procedimento. Começando com atividades mais leves e aumentando aos poucos.
4. Para reduzir o inchaço após transplante capilar, mantenha a hidratação
Após o transplante de cabelos é importante manter a hidratação. Afinal, a água ajuda a eliminar o líquido injetado durante o procedimento.
Dessa forma, beber água também ajuda a reduzir o inchaço após o transplante capilar, limpando fluidos do sistema linfático.
Para pessoas que realizaram o transplante, é indicado o consumo de 2 a 3 litros de água por dia.
5. Realizar drenagem linfática facial
Por fim, entre as dicas de como reduzir o inchaço após o transplante capilar temos um procedimento muito importante: a drenagem linfática facial.
Ela ajuda a melhorar a camada em que estão localizadas as raízes dos fios, escoando os líquidos em excesso. Além disso, reduz o inchaço e melhora a quantidade de nutrientes do bulbo piloso.
Por seus resultados altamente positivos, quando realizado por um especialista, é um método muito utilizado em pessoas que realizam o transplante de fios.
Drenagem linfática pós transplante capilar deve ser feita por profissional qualificado
Mesmo sendo algo natural depois da realização do procedimento, o inchaço pode ser reduzido. Aliás, com os procedimentos aqui citados, ele deverá estar resolvido entre 5 e 7 dias depois da cirurgia.
Entre eles, a drenagem linfática facial é um método que acelera essa recuperação total e ajuda a reduzir o inchaço após o transplante capilar. Mas deve ser executada por um profissional de fisioterapia que tenha experiência nesse processo e o execute em um ambiente adequado.
A Clínica Luciana Pepino tem uma equipe preparada para acompanhar o paciente em todo o processo. Da primeira consulta de avaliação às sessões de drenagem linfática para garantir recuperação rápida e resultados altamente positivos.
Saiba mais sobre transplantes e tratamentos capilares no site da Clínica Luciana Pepino – é só clicar:
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.