Quer descobrir como acabar com a insônia? Confira 7 dicas imperdíveis!
A insônia é mais comum do que parece e muitas pessoas tendem a dormir pouco ou ter noites mal dormidas.
Assim, pesquisas para acabar com a insônia e ter melhores noites de sono são frequentemente realizadas, a fim de ajudar pessoas que sofrem com isso.
A insônia pode ser causada por hábitos ruins, ansiedade e até mesmo cansaço excessivo e se as noites mal dormidas forem recorrentes é importante procurar ajuda médica.
A seguir conheça algumas dicas de como acabar com a insônia e reduza esse problema no seu dia a dia.
Algumas dicas ajudam a acabar com a insônia principalmente quando ela é resultado de um hábito prejudicial. No entanto, algumas condições mais persistentes exigem acompanhamento médico para identificar e combater as causas.
A seguir conheça 7 hábitos que podem ser adotados na sua rotina com o objetivo de melhorar suas noites de sono. Confira!
As atividades físicas são importantes aliadas no combate à insônia, no entanto, isso vai depender do tipo de exercício e o horário no qual ele é realizado.
O ideal é que as atividades físicas sejam realizadas, pelo menos, duas horas antes do horário de ir dormir. Elas também não devem ser competitivas, pois deixam o corpo e mente agitados, dificultando o relaxamento necessário para dormir bem.
Além do exercício, uma opção é realizar uma sessão de alongamento antes de ir dormir, o que relaxa os músculos e a mente, tornando o sono mais bem-vindo.
A alimentação saudável é de extrema importância para quem deseja ter uma boa noite de sono. O primeiro passo é evitar alimentos pesados à noite, pois a maior dificuldade na digestão pode afetar a qualidade do sono.
O ideal é adotar uma alimentação leve e balanceada, principalmente à noite, mas também evitando gorduras e açúcares durante o dia.
Outra recomendação é evitar alimentos energéticos após as 17 horas, como a cafeína, chá preto, chocolates e doces. Eles estimulam o organismo e podem causar insônia.
Já é consolidado por pesquisas que as telas de celulares e computadores emitem ondas eletromagnéticas que aumentam o estado de alerta do corpo, dificultando o relaxamento.
A recomendação é evitar a exposição a esses eletrônicos e mesmo à TV antes de ir deitar. As ondas emitidas também afetam a duração do sono profundo, prejudicando a sensação de descanso no dia seguinte.
Os chás como de camomila e chá de erva-doce ajudam a relaxar, fazendo com que sejam bons indutores do sono. No entanto, evite os chás à base de cafeína, como o mate, que podem proporcionar o efeito contrário.
Para quem preferir, outra opção é tomar leite. Ele é rico em triptofano, um aminoácido fundamental à síntese de serotonina, o hormônio que gera o bem-estar. Assim, ele ajuda a relaxar e ter uma noite de sono mais satisfatória.
Outra dica é que tanto os chás quanto o leite devem estar em uma temperatura fria ou morna, pois bebidas quentes elevam a temperatura corporal, o que também pode causar insônia.
Um dos grandes segredos para uma boa noite de sono é relaxar antes de deitar. No entanto, esse objetivo nem sempre é facilmente alcançado, não é mesmo? Algumas opções são:
Assim, ao pesquisar como acabar com a insônia, as técnicas de relaxamento são sempre boas opções.
Uma tradição e que realmente faz efeito é optar por um livro antes de dormir. Mas essa técnica tem um segredinho… precisa ser um livro meio chatinho.
Se for um livro que desperta muito o interesse e imaginação ele pode provocar o efeito contrário, prejudicando o sono.
Caso prefira, outra dica é ouvir música, mas a recomendação também é para uma melodia mais pacata, pois estilos muito agitados podem acelerar o estado emocional e fazer com que dormir seja ainda mais difícil.
Por fim, adotar uma rotina de cuidados com a pele antes de dormir também é relaxante, aumenta a autoestima e ajuda a aliviar o estresse e a tensão acumulada durante o dia.
Como benefício ainda garante uma pele mais bonita e saudável.
Lembre-se de incluir na sua rotina de cuidados com a pele a limpeza, tonificação e hidratação antes de dormir, evitando tanto o ressecamento quanto a oleosidade.
Dedicar um momento para você é prazeroso e ajuda a reduzir as expectativas com o dia seguinte. Portanto, o autocuidado também está na lista de como acabar com a insônia.
Além disso, dormir bem já é um cuidado de beleza por si só, não é mesmo?!
Assim, existem diferentes hábitos que podem ser adotados com o objetivo de evitar a insônia. Se mesmo com essas técnicas usadas para dormir melhor o problema persistir, busque ajuda especializada.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.