A definição de um rosto atraente costuma girar em torno de características angulares bem definidas, especialmente em elementos faciais como nariz, boca, olhos e bochecha. É justamente para aprimorar esta última área que a Bichectomia tem se tornado tão popular.
Também chamada de cirurgia para remoção da Bola de Bichat, este procedimento ajuda a transformar um rosto mais arredondado em um perfil mais definido e harmonioso.
Em muitos casos, também dará ao paciente uma aparência mais angular, muito valorizada nos dias de hoje.
Se você tem interesse pela cirurgia e quer saber mais, este artigo será muito útil. Por isso acompanhe com a gente.
A Bola de Bichat é um depósito de gordura localizado na porção lateral e inferior da face, entre os músculos da mastigação.
Em muitos pacientes, é essa gordura que faz com que a bochecha fique ressaltada, proporcionando uma aparência de rosto redondo e infantil. E esse quadro pode gerar em alguns pacientes a sensação de um excesso de peso corporal muitas vezes inexistente.
Esta cirurgia é realizada por razões puramente estéticas. Ao remover o depósito de gordura na base das bochechas, o paciente passa a exibir uma face mais definida e alongada. Isso contribui para uma sensação de rosto mais magro e enxuto.
Um bom candidato para a remoção das Bolas de Bichat é um homem ou uma mulher com um rosto mais cheio e redondo.
Com isso as maçãs do rosto ficam mais destacadas e proeminentes. Então a aparência geral do rosto será mais definida – muito popular entre modelos e celebridades atualmente.
O procedimento é feito sob anestesia local com sedação ou geral – esta questão é determinada pelo cirurgião responsável com base no histórico médico do paciente e a extensão da cirurgia.
As incisões são realizadas internamente na cavidade oral, por trás do ducto parotídeo, e fechadas com suturas autoabsorvíveis.
O procedimento normalmente leva apenas entre 30 e 45 minutos e o paciente pode ser liberado após o procedimento.
Pode haver algum leve desconforto inicialmente e um pouco de inchaço, mas isso desaparecerá dentro de uma semana ou mais, dependendo do paciente.
O médico deverá prescrever analgésicos comuns e anti-inflamatório, que devem ser utilizados estritamente conforme a prescrição médica.
É aconselhável fazer repouso no dia da cirurgia, mas o paciente pode retomar sua vida normal no dia seguinte ao procedimento.
A Bichectomia é um procedimento muito simples e seguro. Mas, como qualquer cirurgia, envolve uma dose de riscos e possíveis complicações.
As complicações podem incluir hematomas, infecções, lesões do nervo facial, e cicatrização mais lenta (especialmente comum em pacientes fumantes), lesões nervosas e musculares, assimetria, lesão no ducto parotídeo e sialocele (cisto salivar).
A maioria dos pacientes pode retomar ao trabalho ou estudos dentro de três a sete dias – ou até mais cedo, se puder camuflar as manchas arroxeadas, se houverem, com maquiagem.
Os resultados podem ser notados assim que o inchaço e os hematomas desaparecerem por completo, geralmente após três a cinco semanas.
O paciente precisa ter em mente que a durabilidade dos resultados depende diretamente da manutenção do peso. Isso porque qualquer aumento da gordura corporal poderá acarretar em uma mudança do contorno facial.
Para saber mais sobre Bichectomia e outros procedimentos faciais que visam recuperar a aparência mais jovem e resgatar a autoestima, acesse o site da Dra. Luciana Pepino.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.