(11) 3285-6412Segunda a Sexta-Feira das 10h às 19h
retornar
mulher grávida deitada na cama passando creme na barriga

Cuidados durante a gravidez: procedimentos estéticos não recomendados

Você não precisa abandonar todos os seus tratamentos estéticos, mas alguns realmente são contraindicados por oferecer riscos à mãe e ao bebê. Saiba quais são!

A gestação é uma fase especial que demanda uma série de medidas para garantir o bem-estar da mãe e do bebê. Isso não significa que todos os procedimentos estéticos devam ser abandonados, mas sim que é preciso ter mais cuidados durante a gravidez.

Alguns procedimentos estéticos não causam problema algum nessa fase, mas outros devem ser feitos com cautela ou ser totalmente evitados por oferecem riscos ao desenvolvimento do bebê ou à saúde da mulher ou mesmo estimular o trabalho de parto precoce.

Além disso, como ainda há poucos estudos sobre o efeito dos tratamentos estéticos durante a gestação, recomenda-se evitar alguns deles por segurança – afinal, é melhor pecar por excesso de cuidados do que pela falta, certo?

Cuidados durante a gravidez: tratamentos estéticos que devem ser evitados

A gestação pode trazer mudanças indesejáveis como estrias, celulite, gordura localizada e flacidez, e é natural que você se preocupe com o seu corpo. Porém, a prioridade nessa fase da vida deve ser a sua saúde e o bem-estar do seu bebê.

Enquanto procedimentos como limpeza de pele e hidratação capilar e técnicas como acupuntura e terapia com pedras quentes podem ser feitos sem maiores problemas, outros tratamentos são contraindicados na gestação.

Você não precisa abandonar totalmente seus rituais de beleza, mas a lista de cuidados durante a gravidez inclui alguns procedimentos que devem ser suspensos até o parto ou até mesmo até o final da amamentação. Conheça os principais:

    Embora a drenagem linfática manual feita por um profissional habilitado a trabalhar com gestantes seja uma excelente técnica para combater o inchaço, especialmente nos membros inferiores, o mesmo não pode ser dito sobre a drenagem linfática mecânica.

    Isso acontece porque, por ser realizada com auxílio de um aparelho, não há controle sobre a intensidade da pressão que é aplicada sobre o corpo.

    Assim, como os vasos estão mais sensíveis devido ao aumento do volume sanguíneo e às alterações hormonais, a drenagem linfática mecânica pode aumentar a chance do desenvolvimento de varizes.

    desenho representando as fases da gravidez

      Este procedimento consiste na aplicação de uma corrente elétrica nos músculos com o objetivo de tratar a flacidez. Durante a gestação, porém, ele é contraindicado porque os estímulos elétricos podem causar contrações uterinas e desencadear o trabalho de parto.

        A mesoterapia consiste na aplicação de substâncias e enzimas por meio de injeções com o propósito de tratar a celulite e a gordura localizada. Contudo, como não há estudos sobre a permeabilidade da placenta para esses componentes, o tratamento deve ser evitado.

        Este procedimento é um exemplo de quando os cuidados durante a gravidez devem continuar mesmo durante o parto: na verdade, a mesoterapia é contraindicada também durante a amamentação, pois não se sabe se as substâncias podem passar para o leite ou não.

          Os peelings feitos com a aplicação de substâncias como ácido retinoico, ácido glicólico e ácido salicílico devem ser evitados pelo menos até completar o primeiro trimestre da gestação, pois não se tem certeza sobre o efeito dos ácidos sobre o feto.

          Mesmo depois desse período, o peeling químico só deve ser realizado se houver autorização médica. Como alternativa, é possível fazer o peeling de cristal, que promove a regeneração da pele e combate as estrias sem utilizar substâncias que correm risco de serem absorvidas.

            A aplicação do Botox é a técnica mais famosa para tratar as rugas de expressão. Embora seja bastante seguro, novamente não se sabe se a toxina botulínica (substância que é injetada no Botox) pode ser prejudicial para o feto – afinal, não seria ético fazer pesquisas nesse sentido.

            Dessa forma, assim como outros tratamentos que envolvem a aplicação de substâncias injetáveis, o Botox deve ser evitado nessa fase.

              Procedimentos como depilação a laser ou luz pulsada, clareamento de manchas, tratamento de estrias e outras técnicas que utilizem essas fontes de luz não devem ser realizados durante a gravidez.

              Além de não haver pesquisas que comprovem a ausência de risco para o bebê, o laser e a luz pulsada podem causar manchas na pele da mãe, pois a produção de melanina (pigmento escuro) é estimulada pela ação dos hormônios nessa fase da vida.

                A radiofrequência é um tratamento indolor utilizado para combater a flacidez corporal e facial. Porém, como essa técnica funciona por meio de ondas eletromagnéticas, ela não é indicada para mulheres grávidas.

                mulher grávida com as mãos na barriga

                  Os cuidados durante a gestação incluem consultar o obstetra antes de utilizar qualquer creme, pois muitos produtos podem conter substâncias que oferecem riscos para a formação do bebê.

                  Alguns exemplos são cremes contendo ureia acima de 3%, cânfora, hidroquinona, ácido retinoico e isotretinoína. Recomenda-se também evitar produtos com parabeno (conservante presente em desodorantes e shampoos) e fitalato (presente em sprays fixadores e esmaltes).

                    Procedimentos invasivos para tratar as varizes são contraindicados durante a gestação, devendo-se aguardar o pós-parto para realizá-los.

                    Para evitar esse problema, recomenda-se elevar as pernas por alguns minutos, fazer caminhadas regulares, evitar ficar em pé ou sentada por muito tempo e utilizar meias de compressão conforme a orientação médica.

                    A gestação é um período especial e que requer o máximo de cuidados. Por isso, em caso de dúvida, agende uma consulta para descobrir os procedimentos estéticos mais adequados para essa fase tão bonita.

                      Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.


                      Dra. Luciana L. Pepino.

                      Diretora Técnica Médica

                      CRM-SP: 106.491

                      RQE: 25827

                      Especialista em abdominoplastia e ninfoplastia

                      Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

                      Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

                      Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

                      Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

                      Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

                      Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

                      Dra. Luciana L. Pepino.

                      Diretora Técnica Médica

                      CRM-SP: 106.491

                      RQE: 25827

                      Especialista em abdominoplastia e ninfoplastia

                      Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

                      Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

                      Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

                      Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

                      Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

                      Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG


                      Deixe seu contato


                      Leia Também

                      Carregando...

                      Assine nossa newsletter

                      Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.

                      whatsapp